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Empresários apresentam case turístico de Foz do Iguaçu

Destino mundialmente conhecido conta com grande sinergia entre poder público e empresas para o crescimento sustentável do turismo

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Munir Calaça, Silvana Gomes, Elaine Tenerello e Pablo Morbis

​Um dos principais destinos turísticos do Brasil, mundialmente famosa e reconhecida com case de gestão do turismo e empreendedorismo, Foz do Iguaçu (PR) sempre atraiu visitantes com as Cataratas do Iguaçu. Nas últimas décadas, tem registrado aumento da permanência dos visitantes graças à instalação de oferta diversificada de parques e atrações turísticas, ao mesmo tempo em que vê seu número de visitantes crescer também com os turismo de eventos.​

Para apresentar este case de sucesso no turismo nacional, o Sindepat Summit organizou o painel “Case Foz do Iguaçu: beleza natural e entretenimento”, com participação de Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu CVB; Munir Calaça, CEO do Urbia+Cataratas; Pablo Morbis, sócio do Grupo Cataratas; e Silvana Gomes, gerente técnica do Complexo Turístico Itaipu.

Organizado pelo Sindepat, o Sindepat Summit reúne empresários, investidores e profissionais dos setores de turismo, parques e atrações, e este ano acontece nos dias 08, 09 e 10 de maio, em Foz do Iguaçu.

A diretora executiva do Visit Iguassu reforçou a atratividade turística natural de Foz do Iguaçu, a localização estratégica, que facilita receber visitantes, mas também o grande empreendedorismo que contribui para o Turismo da região. “Foz do Iguaçu está bem localizada estrategicamente, na Tríplice Fronteira, tanto para atração de turistas no Brasil e América Latina. Há uma grande infraestrutura para receber eventos  E há o entendimento de coincidir trabalho com lazer, são mais de 152 meios de hospedagem, mais 11 mil apartamentos”, disse Elaine.

Complexo Turístico Itaipu

O Complexo Turístico Itaipu surgiu da vontade das pessoas visitarem a Usina Hidrelétrica de Itaipu, desde sua fundação há 50 anos. Isso é o que explicou a Silvana Gomes. Hoje, o turismo assumiu uma função estratégica para Itaipu, em 2023 foi criada a Diretoria de Turismo. “Com função de vincular todo o conhecimento da Itaipu para o turismo, toda área de ciência e tecnologia para gerar mais inovação ao turismo”, afirma a gerente do Complexo Itaipu.

Entre os ações que Complexo Turístico Itaipu promove, Silvana destacou o laboratório de turismo sustentável para atuar melhor com a gestão integrada do turismo, beneficiando tanto a Usina como para Foz do Iguaçu; trabalhos de pesquisa, para gerar dados para tomada de decisão; formatação de tecnologias aplicadas, empreendedorismo e inovação.

Cataratas do Iguaçu

Pablo Morbis apresentou como o Grupo Cataratas atua para o crescimento do turismo de Foz do Iguaçu. A companhia foi fundada em 1999 para entrar na concessão da gestão do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu. 25 anos depois, as Cataratas passaram de 500 mil visitantes por ano, para mais de 2 milhões em 2023, e o Grupo administra outros cinco ativos naturais, sempre focado no turismo sustentável.

“O Parque das Cataratas é o indutor que faz com que as pessoas venham para Foz, mas se não tivéssemos investimentos público, hotelaria, infraestrutura, não teríamos esses números”, afirma Pablo. “Foz tem ambiente para novos investimentos”.

Para que o Parque das Cataratas continue atraindo mais visitantes, o Grupo Cataratas, com a Urbia, investirá R$ 580 milhões nos próximos 30 anos. A companhia também é responsável pela gestão do Marco das Três Fronteiras, que receberá R$ 30 milhões. Outro investimento do grupo é no aquário Aqua Foz de R$ 130 milhões. A projeção é de geração de mais de mil empregos.

As estratégias do Grupo Cataratas em desenvolvimento de produtos são: focar em destinos turísticos consolidado e investir na clusterização. “Em nosso setor não temos concorrentes, mas parcerias, procuramos estar próximos de outras grandes atrações. Ter atrativos turísticos juntos, gera um grande poder de atração”, falou o sócio do Grupo Cataratas.

O CEO da Urbia + Cataratas, Munir Calaça, contou um pouco do masterplan de crescimento do Parque Nacional das Cataratas. “Queremos um crescimento sustentável”.

Munir explicou que o Parque não é apenas as Cataratas, mas há o passeio Macuco Safari e o Belmond Hotel Cataratas, em um complexo de 185 mil hectares. Em 2023, 164 nacionalidades diferentes visitaram o parque. “Nossa expectativa para esse ano e de 2,5 milhões de visitante”.

O Masterplan do Parque Nacional das Cataratas, que terá R$ 580 milhões em investimentos, prevê um novo centro de visitantes, com um conceito moderno e sustentável de construção; reestruturação da praça de alimentação, o Espaço Porto Canoa; e novos mirantes e trilhas.

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