Seguindo com nossa série de entrevistas com os CEOs do mercado de propriedade compartilhada, Lucas Fiuza assumiu o cargo em 2023 do WAM Group com a missão de reestruturar a companhia, um dos pioneiros e que já havia sido o maior player da multipropriedade no Brasil, porém passou por mudanças, com novos acionistas assumindo a direção.
Qual sua função como CEO dentro do WAM?
O CEO é responsável pela liderança de toda a empresa e pelo direcionamento estratégico, envolvendo decisões necessárias para otimizar a gestão, a rentabilidade, a experiência do cliente, representar a companhia institucionalmente, buscar novos negócios, novos produtos, parceiros e administrar problemas que surgem oriundos da dinâmica empresarial, que faz parte da jornada de todo empreendedor.
Como foi a decisão de aceitar assumir o cargo de CEO?
Houve uma sinergia do “timing” entre meu momento de vida e a necessidade do grupo por uma nova gestão. De fato, é uma missão desafiadora com muita responsabilidade que leva a “zona de desconforto”, que é um estímulo natural e necessário para o empreendedor. Acredito que abraçar o desconforto como desafio é a essência para alcançar grandes conquistas.
Desde que assumiu a função, quais mudanças estratégicas foram realizadas dentro da empresa?
Desde que assumimos, iniciamos um processo de engajamento dos colaboradores com perfil para seguir na companhia, iniciamos a revisão de processos, a implementação de uma transformação digital e readequação do atendimento para renovar a imagem e reputação da empresa, com foco na experiência do cliente entre outras medidas que envolvem também as relações com investidores e sócios dos empreendimentos. Agora, em 2024, estamos entrando numa segunda fase da reestruturação.
Em uma empresa de turismo e hotelaria, como o WAM, com vários braços de negócios, como funciona a tomada de decisão de um CEO?
Funciona com base em dados, informações qualificadas e a gestão diligente de um time engajado com uma Diretoria competente e comprometida. Saber interpretar as informações, cobrar o time periodicamente, ficar atendo ao bom senso, e ter a coragem de decidir na hora certa são fatores determinantes.
Como deve ser a relação com acionistas, investidores, funcionários, multiproprietários e clientes?
Acreditamos que a base do negócio é manter uma relação transparente e entender que a confiança tem um valor sagrado na relação com todos os públicos.
CEO é o cargo mais alto em uma empresa, o CEO deve continuar se capacitando e se qualificando? Quais tipos de cursos, benchmarkings e eventos são indicados para CEOs?
Em qualquer cargo é necessário buscar evoluir nos assuntos que lhe são pertinentes e manter um aprendizado constante. A capacitação, a busca por novas referências e o aprimoramento intelectual devem ser uma constante, uma atitude contínua, sendo algo natural para quem almeja excelência no que faz.