Uma das maiores e mais tradicionais redes hoteleiras do Brasil, o Grupo Wish, antiga GJP Hotéis, contando com 10 hotéis e o clube de férias Exclusive Guest, continua com seus planos de expansão. Após o período de transição, após ser adquirido pelo fundo RCap, da holding RTSC, e trazer um novo CEO, Eduardo Malheiros.
Vindo do mercado financeiro, o CEO do Grupo Wish traz toda sua expertise e vivência para o mercado hoteleiro, com novas estratégias e direcionamentos para a companhia continuar com seus planos de crescimento.
Nesta entrevista para à revista Turismo Compartilhado, Eduardo Malheiros, detalha um pouco de sua trajetória até chegar ao Grupo Wish, sua visão sobre os segmentos de hotelaria e propriedade compartilhada, e suas relações com o mercado financeiro, o cenário econômico do Brasil e os planos de expansão do Grupo Wish.
Nos conte um pouco de sua trajetória profissional.
Iniciei minha carreira em consultoria, o que me proporcionou uma base sólida em gestão, permitindo-me entender a complexidade dos negócios em diversos setores. Após essa experiência inicial, dediquei mais de uma década ao ramo de incorporação imobiliária, sempre focando na área financeira. Essa etapa da minha carreira foi crucial para desenvolver uma visão aprofundada sobre o mercado imobiliário e as nuances dos investimentos nesse segmento.
Mais recentemente, antes de me juntar ao Grupo Wish, tive a oportunidade de gerenciar um fundo imobiliário, onde a maior parte dos investimentos estava concentrada no setor de turismo. Essa experiência foi particularmente enriquecedora, pois me permitiu combinar meu conhecimento financeiro com uma compreensão do potencial de crescimento e das tendências no turismo e hospitalidade. Foi uma preparação ideal para o desafio de liderar o Grupo Wish, uma transição que ocorreu em 2022. Liderar o Grupo Wish, uma empresa com 10 hotéis espalhados pelo Brasil e, mais importante, quase dois mil funcionários, é com certeza o maior desafio da minha carreira. Estou muito empolgado com isto e desde o primeiro dia trabalhando duro para o crescimento da empresa, junto com um time de primeiríssima linha.
Antes atuando no mercado financeiro, você agora está à frente de um grupo de turismo e hotelaria. Com surgiu a oportunidade de ocupar o cargo de CEO do Grupo Wish?
A oportunidade de liderar o Grupo Wish surgiu como uma evolução natural da minha carreira. No mercado financeiro, desenvolvi uma sólida compreensão sobre investimentos, gestão de riscos e estratégias de crescimento. Quando a oferta para me tornar CEO do Grupo Wish foi apresentada, vi uma excelente chance de aplicar minha experiência em um novo setor, alavancando a rede para novos patamares. A combinação de minha expertise financeira com a visão inovadora da equipe Wish tem sido fundamental para conduzir nossa estratégia de expansão e excelência operacional.
O que muda na gestão e futuros investimentos da rede hoteleira com um CEO vindo do mercado financeiro?
Com minha chegada, incorporamos uma abordagem ainda mais estratégica e baseada em dados para a gestão e investimentos do grupo. A experiência no mercado financeiro permite uma avaliação rigorosa de oportunidades de investimento, garantindo que cada decisão esteja alinhada com nossos objetivos de crescimento sustentável e geração de valor. Além disso, estamos intensificando a implementação de práticas de gestão de risco e otimização de recursos, visando a eficiência operacional e a maximização da rentabilidade.
O Grupo Wish, desde que era GJP Hotéis, sempre caminhou para a expansão da marca, com aquisições ou construções de hotéis. Qual o direcionamento do grupo sócio investidor do Grupo Wish em relação a novos lançamentos? Quais as projeções de crescimento para o médio e longo prazo?
Sob a orientação do nosso Conselho de Administração, o Grupo Wish está focado em continuar sua trajetória de expansão, seja através de aquisições estratégicas ou do desenvolvimento de novos projetos. Estamos explorando oportunidades visando diversificar nossa oferta e fortalecer a presença da marca. No médio e longo prazo, projetamos um crescimento robusto, com o lançamento de novas unidades sempre com o compromisso de oferecer experiências excepcionais aos nossos hóspedes.
Há algum tempo o mercado escuta que o Grupo Wish irá lançar algo no modelo de multipropriedade. Na sua opinião, a multipropriedade faz sentido para atual momento e modelo de negócio do Grupo Wish?
Nosso foco está no Exclusive Guest, nosso clube de férias, que hoje já tem mais de 9.300 famílias associadas. Por meio dele o cliente pode se hospedar em qualquer hotel da rede com descontos e atendimento preferencial. Como estamos presentes nos melhores destinos do Brasil, com resorts muito diferenciados, temos essa capacidade que poucos tem no Brasil de oferecer este produto, que hoje é uma das nossas principais apostas aqui dentro.
Na sua visão, por ter atuado no mercado de capitais com investimentos para hotéis e multipropriedades, e hoje estar do outro lado do balcão, quais os principias gargalos existentes para empreendimentos hoteleiros e fracionados terem acesso ao funding?
Um dos principais desafios enfrentados por empreendimentos hoteleiros e fracionados na obtenção de financiamento está na percepção de risco e na complexidade dos modelos de negócio. Muitas vezes, a falta de compreensão sobre as dinâmicas específicas do setor por parte dos investidores e instituições financeiras pode resultar em condições menos favoráveis. Minha experiência no mercado de capitais tem sido valiosa para dialogar efetivamente com investidores, elucidando os pontos fortes e as oportunidades de nossos projetos, visando a melhoria das condições de financiamento.
Como o momento econômico do Brasil pode afetar os negócios do Grupo Wish, tanto na expansão a marca, como nos resultados da hotelaria?
O cenário econômico atual do Brasil apresenta tanto desafios quanto oportunidades para o Grupo Wish. Por um lado, a volatilidade econômica exige uma gestão cautelosa e adaptativa, com foco em eficiência e sustentabilidade financeira. Por outro, as mudanças nos padrões de consumo e o aumento do turismo doméstico abrem novas avenidas para crescimento. Estamos atentos às tendências econômicas, prontos para ajustar nossas estratégias conforme necessário para garantir a continuidade do sucesso e a expansão da nossa marca.