Em 2013, quando a multipropriedade ainda engatinhava no mercado imobiliário-turístico, e poucos empreendimentos hoteleiros apostavam no modelo de timeshare, surgiu a ASC, consultoria focada em desenvolvimento de projetos nestes formatos e treinamentos de equipes para salas de vendas.
“Surgimos da união de grandes amigos e profissionais que juntos acumulavam muitas experiências no mercado. Começamos a idealizar e amadurecer a ideia de criarmos uma consultoria. Então, ao final de 2013, a ASC se tornou uma realidade!!!”, celebra Kendgy Amano, Diretor Executivo e fundador da ASC.
Nestes 10 anos, a ASC já atuou em mais de 30 salas de vendas em todo o Brasil, alcançando mais de R$ 8 bilhões em VGV, com mais de 2.000 profissionais formados pela escola ASC. “Inclusive grandes profissionais que se destacam hoje no mercado nasceram na nossa metodologia”, afirma Kendgy.
O sócio da ASC ressalta que a consultoria tem a expertise de desenvolver, implantar e gerir diferentes tipos de salas de vendas (in house, off site, itinerantes, etc) e trabalhar em diferentes mercados e com públicos variados, pois já atuou nas cinco regiões do Brasil. “Salas de vendas de Roraima ao Rio Grande do Sul. Trabalhamos em projetos de praia, como no Nordeste e Santa Catarina, destino de inverno, como Gramado e Campo do Jordão. Nesses dez anos de história nos destacamos com qualquer tipo de público”.
Além de Kendgy, a equipe estratégica da ASC conta com os executivos: Cristina Bellini, Diretora de Inteligência de Mercado; Takedgy Amano, Diretor Inteligência de Negócio; Viviane Lopes, Diretora Comercial; Carlos Lopes, Diretor Comercial; Sergio Ribeiro, Diretor de Marketing; e Thais Menezes, Diretora de Marketing.
Confira a entrevista com Kendgy Amano, contando com foi fundada a ASC, os desafios atuais e as projeções para o futuro.
Quais os desafios iniciais na fundação da ASC?
Foi justamente em 2013, pois a situação do mercado imobiliário estava delicada, as condições necessárias para manter o mercado imobiliário em alta começaram a desaparecer, os juros estavam mais elevados, o que estava desestimulando os investimentos das empresas e das pessoas. Quem tinha dinheiro, preferia mantê-lo investido na renda fixa para aproveitar os juros elevados. O imóvel já não estava tão atrativo como investimento. Com isso, nenhum incorporador queria se arriscar na novidade (multipropriedade).
Quais os desafios atuais para uma consultoria no mercado?
Iniciamos com a mudança de governo gerando medo de investir. Por isso, damos extrema atenção na criação do estudo de viabilidade econômica, tanto no volume de vendas, nos cancelamentos e também inadimplência. Outro fator que nos atentamos é a dificuldade de contratação de profissionais com experiência no mercado.
Em todos esses anos de atuação no mercado, como enxerga o crescimento do timeshare e multipropriedade?
O mercado vem crescendo cada vez mais, estamos bem otimistas com o ano de 2024. Acredito que alguns projetos possam olhar com mais carinho e atenção ao timeshare, principalmente aqueles que sofrem com a ociosidade na baixa temporada, já na multipropriedade os números estão aí para comprovar que estamos em uma constante crescente.
Como é a estrutura de profissionais e executivos da ASC atualmente?
Quando um incorporador contrata a ASC, ele contrata uma equipe de profissionais especializados em cada área que compõe uma comercialização de um projeto de multipropriedade.
Hoje, o nosso time é formado por nove profissionais, dois diretores comerciais, dois diretores de marketing, um diretor executivo, um diretor de estratégia e implantação, um diretor de inteligência de negócio, uma advogada especializada em multipropriedade e um especialista em TI, além de gestores de comercialização dedicados para cada projeto da ASC. Com o crescimento do mercado e com grandes expectativas para 2024, prevemos dobrar o número de profissionais nos próximos anos.
Como enxerga o futuro da ASC?
A intenção é expandir sempre, já temos projetos de crescimento internacional, mas temos a responsabilidade de crescer somente dentro do que podemos atender com qualidade e precisão. Como todos já sabem, damos prioridade às vendas com qualidade e, por isso, a nossa presença nos projetos sempre será a prioridade número um.