Empreendedorismo foi o tema de abertura do Top Seller Event 2017. E ninguém melhor para falar sobre isso do que Guilherme Paulus, presidente do conselho da CVC, a líder do mercado de agências de viagens da América Latina, e presidente da Rede de Hotéis GJP, um dos maiores grupos hoteleiros do Brasil.
O Top Seller Event é realizado pela RCI Brasil e acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Mabu Grand Thermas Resort, em Foz do Iguaçu/PR.
Guilherme Paulus contou sua trajetória, como fundador da CVC e da rede GJP, e como que foi a expansão, consolidação e sucesso das duas marcas.
Ele iniciou contando que o primeiro emprego que teve foi como estagiário da IBM. ‘’A computação me ensinou muita coisa, mas não era isso queria’’.
Guilherme Paulus disse que a grande mudança veio com uma oportunidade para vendas na área de turismo. ‘’Tive a felicidade de ver um anúncio no jornal e encontrei o que queria’’.
Certa vez, contou ele, em uma viagem para Buenos Aires, com um grupo de franceses, ao perceber que a viagem estava entediante e sem alegria, teve a ideia de montar atividades para animar os clientes. ‘’No final, a viagem foi um sucesso!’’, disse empolgado Guilherme Paulus. ‘’E logo o grupo deixou agendado a próxima viagem, pois a venda nunca acaba’’.
Sonho de empreender
‘’Quando comecei a trabalhar na agência de viagens Casa Faro, sempre tive o sonho de montar minha própria agência de viagem’’, contou Guilherme Paulous.
O sonho começou a virar realidade quando, certa vez, durante uma viagem, conheceu um deputado. Logo depois, este deputado propôs uma sociedade para Guilherme para abrir uma agência de viagens. ‘’Gostei da proposta e fui buscar conselhos’’.
Ele foi conversar com o seu patrão na época sobre a proposta:
– Há quanto tempo você recebeu esta proposta? – perguntou seu chefe.
– Há uns 5 ou 6 meses. – respondeu Guilherme.
– Então, há seis meses você não trabalha para mim? – indagou o patrão.
– Claro que trabalho, executo minha função como sempre fiz. – respondeu.
– Mas seu coração não está mais aqui – disse seu chefe.
‘’Pronto! Foi o conselho que eu precisava’’, falou Guilherme Paulus. ‘’Daí nasceu a CVC!’’.
Início da empresa
Como toda empresa, a CVC também passou por crises. ‘’Quase fechei, mas não desisti’’.
Ele contou que a primeira viagem rodoviária que a CVC fez foi por uma oportunidade. ‘’Um belo dia o dono da Mercedes me ligou pedindo cotação para três ônibus. Nunca tinha feito rodoviário. Fechamos a proposta e a viagem foi um sucesso!’’.
Durante as viagens, Guilherme Paulus fazia amizades. Dessas amizades surgiram indicações, ideias, contatos. ‘’Assim, passei a ir nas empresas vender pacotes de viagens’’, disse. ‘’A CVC cresceu. Fizemos muitas coisas. Inovamos. Vender viagens e férias é vender sonhos!’’
Sempre inovar
Guilherme contou como a CVC teve que inovar ao longo dos anos para se manter relevante para os clientes. ‘’ Sempre temos que inovar. Temos que queimar neurônios’’.
‘’Em 2001, trouxemos o primeiro navio ao Brasil. Hoje somos a maior fretadora de navios do mundo’’.
Depois disso, a CVC montou a agência virtual, com o início da internet. Outra inovação apontada por Guilherme Paulus foi expandir a CVC para todos os estados e também para o exterior.
‘’E nós nos esforçamos muito. Nosso sonho cresceu. Nossa meta é ser a maior operadora de turismo do mundo!’’, afirmou. ‘’O sonho não para, a vida não para. Fomos a primeira empresa de turismo da América Latina a abrir o capital para o mercado e adquirimos novas empresas’’.
Qual o segredo para ter esse sucesso? ‘’AMAR O CLIENTE!’’, disse Guilherme Paulus. ‘’Cliente é a coisa mais importante que nós temos. Quando a gente ganha um cliente, ele sempre será seu cliente. E se tornará seu amigo’’.
Números da CVC
Guilherme Paulus apresentou alguns números da CVC aos presentes no evento:
– 1.164 lojas e mais de 9.086 agentes de viagens
– Está em todos os estados do Brasil, em 456 cidades.
– Em 2016, houve 3.978.018 de passageiros embarcados
– Até outubro 2017, houve 3.681. 624 passageiros embarcados
Início na Hotelaria – Rede GJP
Há 20 anos, Guilheme Paulus investiu em hotelaria e fundou a Rede GJP. ‘’Porque o turismo é a arte de receber, de acolher. Viajar é alegria, é diversão!’’
Qual o segredo da GJP? ‘’Ser a rede hoteleira comprometida com a satisfação do cliente’’, definiu.
Guilherme simplificou o que um hotel precisa para ser considerado bom. ‘’O que é preciso ter em um hotel? Boa cama, bom chuveiro, boa internet gratuita e bom atendimento’’.
A Rede GJP possui quatro tipos de hotéis, como Guilherme Paulus disse, para cada tipo de cliente, de mais econômicos até luxo.
Rede GJP
– 19 hotéis no Brasil
– 7 hotéis na Região Sul
– 5 hotéis na Região Sudeste
– 7 hotéis na Região Nordeste
Crise financeira
‘’As pessoas falam de crise, mas apenas seis pessoas sofrem com ela: eu, tu, ele, nós, vós e eles’’, brincou Guilherme Paulus.
‘’Como sair da crise’’, perguntou. ‘’Tira o S da palavra e que vira CRIE’’.
Para ele, não adianta ficar se preocupando com política, pois não iremos resolver. ‘’Temos que nos preocupar conosco. Temos que criar, planejar’’.
Uma dica: ‘’Pega a lista de clientes e ligue novamente, cliente é o mais importante na vida. É café, o almoço, o jantar, a gasolina’’.
No final, Guilherme Paulus listou características necessárias para profissionais:
– Não ter medo de arriscar;
– Seja otimista;
– Ser determinado;
– Amar o que faz.
- A Revista Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event a convite da RCI Brasil.