Em novembro de 2023, aconteceu a “IAAPA Expo”, o principal evento global da indústria de atrações, que reúne profissionais apaixonados de todo o mundo para moldar o futuro da criação de experiências inesquecíveis para os hóspedes, onde é possível fazer negócios em todas as escalas, desde um brinde, um livro pop-up tematizado, jogos eletrônicos, simuladores, uma montanha-russa de milhões de dólares ou uma atração aquática de última geração, etc. Os maiores e melhores fornecedores do mundo estavam lá.
Trouxemos na bagagem uma visão panorâmica do mercado internacional e as tendências de cada segmento, os lançamentos e muitos insights.
Eu, particularmente, vi muita coisa bacana, uma presença brasileira incrível, através dos profissionais, das associações (Adibra e Sindepat), muitas empresas interessantes, e um networking com pessoas incríveis.
Particularmente, o evento brasileiro da Adibra foi um sucesso, a premiação Mauricio de Sousa é excelente para a valorização do mercado e dos profissionais.
Essa troca de experiências com o mercado internacional, entendendo como o mundo do entretenimento é extenso, é uma oportunidade única, e utilizando nossa capacidade de síntese, agora é juntar tudo isso, tropicalizar para nossa cultura e realidade de mercado, para aplicar nos projetos internos, contribuindo para uma espiral de crescimento do entretenimento nacional.
Mas o que eu não vi? Ainda não vi uma presença ativa das empresas brasileiras, como criadoras de tendências, fornecedoras e exportadoras do nosso produto nacional, nossa tecnologia e, claro, nossa brasilidade, que é tão desejada pelos gringos.
Realmente não é tão simples assim, o Brasil é complexo, mas tenho certeza que hoje nossas empresas e nossa tecnologia, nossa arquitetura e nosso storytelling não ficam atrás da média mundial.
Fazendo mais uma vez uma síntese, a qualidade dos nossos empreendimentos e fornecedores teve um avanço significativo nos últimos anos, e a experiência oferecida aos clientes vem crescendo a galope, tanto dos players mais consolidados, quanto dos novos players, que entraram recentemente no mercado.
E o que eu quero ver mais?
Eu gostaria de ver uma consolidação e democratização do entretenimento no mercado nacional. Nós somos um país de escala continental, com uma cultura rica e diversa, com grandes profissionais, grandes empresários, e um mercado cheio de oportunidades.
Eu vejo nosso país em uma espiral de crescimento, com o público entendendo e consumindo entretenimento de uma forma intencional e um amadurecimento das relações do mercado, seja B2B ou B2C.
Eu vi? Sim eu vi, mas eu quero ver mais, porque é muito bom isso tudo!!!
- Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura e Construção Civil, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, no segmento de turismo e hotelaria atuou por seis anos na Aviva Algar FLC, como coordenador de projetos, gerenciando todo o Portfólio da área de Projetos e Implantação.
Instagram – @miltonfilho.arquiteto ou @mfdc.arq.design
E-mail – milton.arquitetura@gmail.com