HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

“Faz parte do nosso planejamento estratégico a inauguração de uma grande novidade por ano”

* Entrevista com Diego Ferrato, superintendente executivo do Grupo Ferrasa

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Diego Ferrato

Um dos pioneiros no desenvolvimento e investimento no turismo em Olímpia (SP), com a fundação da primeira operadora de viagens da cidade, que comercializou Olímpia como destino, e também do primeiro empreendimento hoteleiro de lazer da município, o superpremiado hotel boutique Thermas Park Resort & Spa, o Grupo Ferrasa, detentor do complexo Hot Beach, segue em expansão, lançando novas atrações, gerando empregos  e contribuindo para o crescimento da economia e turismo de Olímpia.

A migração do Grupo Ferrasa de uma incorporadora e construtora focada em obras públicas para uma empresa de hotelaria e entretenimento iniciou no ano 2000. De lá para cá, a companhia conta com, além do Thermas Park, dois condo-hotéis, o Celebration Resort Olímpia e o Hot Beach Resort, um empreendimento de multipropriedade, o Hot Beach Suítes, um parque aquático, que recebe 1 milhão de visitantes por ano, o Hot Beach Olímpia, um espaço de entretenimento noturno, a Vila Guarani, além da construção do novo resort, o Hot Beach You. 

Em entrevista ao Turismo Compartilhado, Diego Ferrato, superintendente executivo do Grupo Ferrasa, avalia como a companhia encara os desafios do crescimento dentro do mercado de turismo e multipropriedade, além de contar um pouco dos futuros lançamentos e inaugurações. 

TC – Olímpia teve um crescimento gigantesco no turismo, hoje é a quinta cidade com mais leitos hoteleiros do Brasil, mas até poucos anos era uma cidade que a principal atividade econômica era a agropecuária. Qual a avaliação do crescimento do mercado turismo de Olímpia? E quais os desafios que ainda enfrentam, como mão de obra, infraestrutura, entre outras? 

Diego Ferrato – Olímpia teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos, mas o desenvolvimento da cidade como destino turístico acontece desde o ano 2000, quando surgiram as primeiras operadoras de turismo e os primeiros hotéis de lazer da cidade. Hoje, o turismo representa a principal fonte de arrecadação do poder público municipal e é o veículo motor da economia da cidade.

O principal desafio, que não é só nosso, mas do país inteiro, é o apagão de mão de obra que estamos observando. São muitas as vagas em aberto, e é um tema de constante discussão em nossos planejamentos estratégicos.

TC – Como a multipropriedade e o timeshare surgiram dentro da história do Grupo Ferrasa?

Diego Ferrato – O Grupo Ferrasa acompanhou desde o nascimento a indústria da multipropriedade no país e, antes mesmo da regulamentação estar de pé, já comercializávamos nosso primeiro empreendimento fracionado, o Hot Beach Suítes, em operação há 02 anos e é a nossa referência em qualidade, com proprietários satisfeitos tanto pela utilização das suas cotas quanto pela rentabilidade do pool de hospedagem.

Dado o sucesso do empreendimento, ousamos mais uma vez e lançamos o Hot Beach You, um empreendimento primoroso de 800 apartamentos, que se diferencia pelas características arquitetônicas e tem uma proposta muito mais integrado ao ambiente da cidade, proporcionando mais segurança, conforto, lazer e entretenimento. Sua estrutura traz uma novidade arquitetônica, diante de um cenário com grandes empreendimentos verticalizados, que terá 7 blocos com seis andares cada, apartamentos Garden e Cobertura, oferecendo ainda três áreas de piscinas interdependentes, um rooftop e um Boulevard, que irá oferecer mais de 25 opções de compras e consumo de A&B. O projeto será entregue em 3 etapas.

Hot Beach Suites, primeiro empreendimento de multipropriedade do Grupo Ferrasa

TC – Falando no modelo fracionado, o mercado de Olímpia é um dos destaques do mercado nacional da multipropriedade. Qual o peso que os empreendimentos de cotas têm para o crescimento do turismo em Olímpia?

Diego Ferrato – A multipropriedade hoje tem um grande peso no crescimento da cidade de Olímpia, uma vez que ela ajuda a resolver o grande problema da sazonalidade, que é bem forte no destino. Como o proprietário de uma cota de multipropriedade tem suas semanas pré-determinadas, ele acaba ocupando o destino em datas que anteriormente não eram ocupadas. A multipropriedade também aumentou o tempo de permanência do turista na cidade, que passou de 02 dias para 04 dias em média.

TC- Como foi a transição para você assumir o cargo de superintendente do Grupo Ferrasa?

Diego Ferrato – Dos 43 anos de história do Grupo Ferrasa, 23 foram dedicados ao turismo, e eu tive o privilégio de participar desde o início dessa segunda metade da história do Grupo. Acompanhei de perto todas as fases de desenvolvimento e maturação dos projetos, a implantação e operação de cada um dos nossos produtos, o que me deu muita segurança e bagagem para assumir a responsabilidade que me foi atribuída. O apoio e o suporte dos fundadores da empresa, Newton Ferrato e Flavio Sant´anna, que foram meus grandes mentores nesses 20 anos de preparação, também foram fundamentais.

TC – O Hot Beach vem trazendo muitas atrações e novidades. Quais projetos de novas atrações já podem revelar?

Diego Ferrato – Faz parte do nosso planejamento estratégico e roadmap de expansão a inauguração de uma grande novidade por ano.

Em 2023, priorizamos a diversão da criançada de até 07 anos, que é o nosso grande público. Em julho, inauguramos o nosso Jardim da Turma, um espaço com atrações exclusivas e que permite a interação de adultos e crianças. Dentro de um conceito que tem o folclore e a brasilidade como fortalezas, e inspiração nos personagens da Turma do Guarani. Importante ressalta que hoje, temos a maior área infantil instalada em um parque aquático em toda a América Latina.

Também em julho de 2023, inauguramos 03 novas atrações “secas” no nosso centro de entretenimento noturno, a Vila Guarani, a roda gigante nomeada como Entra na Roda, que mede 30 metros de altura, tem 20 cabines, um carrossel (Roda Pião), que é exclusivo para o público infantil e pode transportar até trinta crianças,  simultaneamente, e também o Pula Pula Pipoquinha. As três atrações mencionadas também receberam nomes inspirados em cantigas de roda, sempre valorizando o nosso folclore e a nossa cultura brasileira.

Em 14 de novembro de 2023, inauguramos a nossa Loja Hot Beach, a primeira loja própria de Olimpia, dedicada a comercialização de ingressos e passaportes para o nosso parque aquático Hot Beach Olimpia e apresentação dos nossos produtos de multipropriedade. Um projeto incrível, que une em um único espaço: os nossos parques, os nossos resorts e a multipropriedade.

Em 2024, inauguraremos uma grande atração radical, visando aumentar o apelo de visitação do day user no nosso parque. Também está prevista a expansão da Vila Guarani, que é nosso equipamento de lazer noturno, que receberá novas atrações e um novo palco para apresentações artísticas. Logo compartilharei essas super novidades com vocês.

Atração infantil do parque Hot Beach Olímpia inaugurada em 2023 (Foto: Irineu Junior)
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000