Para debater o modelo de vendas do tempo compartilhado e os profissionais estão inseridos no cenário atual de consumo e experiências, o Top Seller trouxe o painel “Superando desafios: o novo papel do vendedor”, com participação de Calacio Neto, diretor adjunto da TC Brasil, como moderador; Cesar Mor, sócio-diretor da Plátano Consultoria; Fernando Salomão, CEO da Verta; Jean Santos, gerente-geral de multipropriedade da Gramado Parks; Leonardo Ruffo, gerente nacional de marketing e vendas da TUDO Consultoria; e Marcelo Vasconcelos, gerente operacional do Hot Beach Residence Club.
Destinado aos profissionais do mercado de tempo compartilhado e organizado pela RCI, o Top Seller acontece nos dias 08 e 09 de novembro no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP).
Calacio Neto iniciou o painel perguntando: “Qual seria o novo papel do vendedor dentro o cenário atual dos projetos, com as demandas e desafios?”.
Para Léo Ruffo, o papel do profissional hoje não é apenas nas vendas. “O vendedor deve fazer toda a parte do processo, e os departamentos devem estar integrados. Antigamente, era proibido dar o telefone para o cliente. Hoje, quanto mais relacionamento tiver é melhor para sua carteira. Hoje, ele faz parte da venda, prospecção e pós-vendas e entrega”.
Marcelo Vasconcelos destacou a importância de tratar da saúde mental para que o vendedor continue tendo resultados. “Temos não só olhar para os clientes, mas também cuidar de nós mesmos”. Ele também ressaltou que o ‘’novo vendedor’’ não significa ter tudo novo, mas continuar a utilizar as melhores práticas. “Precisamos trazer as melhores práticas para o presente, para olharmos para o futuro’’.
Fernando Salomão abordou a necessidade de a equipe acreditar no projeto no qual trabalha. “Temos aqui representantes de vários projetos de várias partes do Brasil. Quem acredita no projeto no qual está representando? Quem tem um produto de timeshare ou multipropriedade do projeto no qual representa? Olha, poucas pessoas”, provocou ele.
O sócio da Verta contou uma campanha realizada na operação do Village Itaparica, na Ilha de Itaparica, na Bahia, para a equipe adquirir algum produto do projeto. “Temos cerca de 120 profissionais, já tivemos uma adesão de 30% da equipe, que comprou o produto, apesar de toda a dificuldade salarial. Acreditamos que 100% da equipe da equipe terá algum produto. Não adianta apenas falar, tem que provar, acreditar no produto, estar inserido na comunidade”.
Para Cesar Mor, o profissional de vendas hoje tem que ter uma visão ampla do negócio e trabalhar com propósito. “Trabalhamos com um produto que só traz coisas boas. A gente investe muito tempo em formação, trabalho e pouco com coisas que importam. A gente não vende tijolo, investimento ou cama de hotel, mas a oportunidade de compartilhar bons momento com a família”.
Já Jean Santos comentou o papel dos profissionais de vender a realidade e a verdade no atual momento da Gramado Parks, que passa por uma recuperação judicial. “Estamos fazendo um movimento para tornar a companhia saudável novamente, o papel do nosso time comercial foi de protagonismo. A equipe teve que se reinventar, entendendo seu papel”, disse. Ele destacou que apesar desses desafios, o time de vendas alcançou recorde de vendas no mês de julho. “Temos uma base de quase 30 mil clientes, que mesmo com todas dificuldades, temos conseguido mantê-los satisfeitos”.
- A Turismo Compartilhado cobre o Top Seller Event a convite da RCI.
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