O Hot Park, parque aquático da Aviva no Rio Quente, em Goiás, se juntou ao tiktoker Bruno Guilherme (@ibrunoguilherme), que soma mais de 106 milhões de curtidas e 3 milhões de seguidores na plataforma, em ação que encerra a campanha “Inverno Hot”, que também contou com carro-boia atendendo passageiros de aplicativos, parceria com ONG que cuida de pessoas em situação de rua em SP e produção de conteúdo com youtuber Enaldinho.
O conteúdo produzido pelo tiktoker Bruno Guilherme viralizou e fortaleceu o reconhecimento de marca, com o termo “Hot Park” sendo o mais recorrente entre os mais de mil comentários, além de alcançar 2,2 milhões de visualizações e mais de 315 mil interações na plataforma. No Instagram, mais de 541 mil pessoas foram atingidas organicamente, gerando mais de 38 mil interações e 583 mil reproduções de vídeo.
No começo de agosto, uma van personalizada percorreu um trajeto comum para quem vai ao Hot Park de carro. A ação começou em Curitiba e passou por São Paulo, Ribeirão Preto, Uberlândia e Caldas Novas, até chegar em Rio Quente, em Goiás, onde fica o parque. No caminho, o influenciador reproduziu o formato pelo qual é conhecido no TikTok, oferecendo “R$ 2 ou um presente misterioso” para as pessoas, que podiam ganhar presentes surpresa relacionados ao Hot Park. Foram 18 abordagens no percurso, sendo distribuídos ingressos e hospedagens com direito a acompanhante para o Hot Park. Uma pessoa topou a aventura de entrar na van personalizada e seguir direto para o parque.
“A ação é uma forma de tangibilizar a criatividade, inovação e o foco em entretenimento que a Aviva desenvolve em suas atividades e comunicações. Essa iniciativa é uma extensão do que proporcionamos todos os dias a quem nos visita”, destaca Miguel Diniz, gerente geral de Marketing e Vendas da Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA).
Estratégia de marketing Aviva
O trabalho com criadores e criadoras de conteúdo faz parte da estratégia “always-on” da Aviva. Só para o Hot Park são cerca de 15 perfis ativados mensalmente. Há muitos anos, a marca Hot Park busca trabalhar com diferentes nichos, como humor, lifestyle, maternidade, viagens, entre outros. No início de 2023, a cantora Wanessa Camargo foi convidada para apresentar a live de pré-lançamento da nova atração, Turbilhados. Para o dia do lançamento, foram convidados mais de 30 perfis, incluindo o apresentador Bruno de Luca, com potencial de atingir 180 milhões de pessoas. O investimento garantiu o melhor mês de janeiro desde a abertura do parque, em 1997, e dobrou o número de novos seguidores do @hotpark no Instagram em 15 dias, em relação ao melhor mês de 2022
“Marketing de influência não é só mídia, queremos falar verdadeiramente com o público de cada perfil. Por isso, é uma prática recorrente convidarmos criadores a cocriarem as campanhas conosco. Foi o que aconteceu com Bruno Guilherme agora, em que o Hot Park se adequou à sua linguagem, e é o que ocorre com outros criadores, como o Jonas Amador, que participa da criação, estratégia, planejamento e execução de uma série de conteúdo digital conosco há mais de um ano”, ressalta o executivo da Aviva.
Parceiros na campanha
Para a Aviva, o marketing de influência possibilita que suas marcas atinjam novos públicos, especialmente os segmentados. A estruturação da campanha foi desenvolvida pelo seu time de Marketing em conjunto com a Ogilvy e a Squid, com quem a gigante do turismo mantém uma parceria de longa data para elaboração de diferentes projetos. Enquanto a Ogilvy ofereceu sua expertise em campanhas publicitárias para a criação da estratégia da ação, a Squid atuou diretamente em uma estratégia de marketing de influência 100% baseada em dados por meio de métricas em tempo real.
“A estratégia de marketing de influência da Squid foi baseada em potencializar a voz de criadores de conteúdo que, de fato, dialogassem com sua audiência por meio de uma ativação criativa e inovadora, proporcionando, assim, a conexão real entre o parque e o público.”, afirma Rafael Arty, diretor de Negócios da Squid.
Ana Flávia Godoi, gerente de Contas da Ogilvy, destaca a estratégia da campanha: “O parque tem uma presença regional muito forte, então buscamos expandi-la para outras regiões do Brasil, em especial naquelas em que recebemos mais visitantes. Levamos a diversão e o quentinho de suas águas para destinos onde o inverno não é tão ameno”.
A campanha “Inverno Hot” já colocou na rua, literalmente, outras ações. O Hot Park circulou um carro-boia por São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Uberlândia e Araguari para atender de surpresa passageiros de aplicativo, que podiam ganhar ingressos para o parque. Recentemente, também se uniu à ONG SP Invisível para doação de kits personalizados para pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo, contando com o apoio de voluntários da Aviva para a distribuição. Além disso, foi feita uma parceria de criação de conteúdo com o youtuber Enaldinho para retratar uma experiência de 24 horas no parque, mesmo após seu fechamento para o público geral.
Destaques da campanha Inverno Hot, do Hot Park:
- Parceria social com SP Invisível: R$ 50 mil doados, mais de 17 menções na imprensa, aparição no Fantástico, 10 voluntários em ação e live em collab com fundador da ONG;
- Noite no Hot Park com Enaldinho: 1,6 milhão de visualizações, #12 nos vídeos em alta do YouTube, mais de 234 mil visualizações no Reels;
- Carro-Boia: mais de R$ 18 mil em vendas, 750 passageiros, 5 cidades em 16 dias de ação, 5 criadores, 4 lives no Instagram e estimativa de 525 mil pessoas impactadas pelo carro nas ruas;
- Redes sociais: maior viral da história do parque no TikTok, com 4 milhões de visualizações orgânicas, e recorde de vendas pelo Instagram (R$ 232 mil);
- Impacto de publicidade: 433 mil visualizações no filme do YouTube; 1,6 milhão em rádio; 4,6 milhões em telas residenciais; 27 mil em cinema regional; 1,8 milhão em outdoor; e 18 milhões em mídia on.