O mercado de multipropriedade vem crescendo no Brasil. De acordo com um estudo recente da Caio Calfat Real Estate Consulting, o potencial do Valor Geral de Vendas (VGV) dessa modalidade é de R$ 59 bilhões, o que representa um crescimento de 43% comparado a 2022. Apesar da crescente, lidar com esse segmento não é tarefa fácil e exige muitas etapas para que a implementação seja bem-sucedida, seja para construir ou adaptar.
Costumamos dizer em palestras e aos nossos investidores que o planejamento para quem quer atuar nessa modalidade é essencial. A primeira etapa a ser observada é o estudo de mercado, com o intuito de entender como está o momento imobiliário atual e as demandas na região em que se pretende investir. Também é necessário que se determine o tipo de multipropriedade que será oferecido, como os serviços disponíveis, o tamanho e a localização. Não dá para deixar de lado também a consultoria com especialistas jurídicos a identificação de prováveis parceiros de negócios, como as operadoras.
No desenvolvimento do projeto, é fundamental planejar serviços e comodidades que enriqueça a experiência dos proprietários, contratar arquitetos e engenheiros referenciados no segmento e desenvolver estratégias de venda e marketing. Também vale destacar a importância de estabelecer contratos claros entre os proprietários e de registrar a propriedade, a fim de não ocorrer nenhum infortúnio durante o processo.
Após essas etapas iniciais, vem a importância de contratar uma equipe de gestão operacional eficiente que mantenha a qualidade dos serviços aos clientes, assim como um bom atendimento. As vivências na Trul Hotéis nos fazem perceber que oferecer experiências memoráveis aos proprietários é primordial para garantir o sucesso do empreendimento, por isso é essencial investir em treinamento de equipe e em inovações tecnológicas que possam permitir manter o padrão de qualidade dos serviços.
Curupy Acqua Park Resort, em Sinop (MT)
Sobre a Trul Hotéis
Criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira, a Trul chega ao mercado brasileiro com diferenciais, trazidos pelos anos de conhecimento nacional e internacional de seus fundadores nesse mercado. A empresa foca na necessidade e na experiência do consumidor. Com DNA inovador, traz aos seus empreendimentos o foco na maximização dos resultados por meio das melhores práticas em gestão e NPS acima da média de mercado. A Trul já conta com 13 hotéis sob sua administração, espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e mais recentemente passou a estar presente em Mato Grosso e em Tulum, no México. A rede está em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021.