O Grupo Mabu celebra nesse ano um marco significativo em sua história: 50 anos de existência. Neste meio século, a empresa cresceu, ampliou seus negócios e enfrentou inúmeros desafios, desde turbulências políticas, crises econômicas e o desafio mais recente e impactante que foi a pandemia global.
A história do Grupo Mabu se mistura com a história de Curitiba (PR) e de Foz do Iguaçu (PR). Durante esse tempo testemunhou mudanças em todos os sentidos e viveu uma das grandes mudanças empresariais, quando em 2010 definiu implantar todo o processo de Governança Empresarial. Rui Rocha, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu, explica como a rede utiliza o processo de governaça em sua gestão:
Quando falamos de Grupo Mabu, nos remete imediatamente a rede hoteleira e turismo. Quem é o Grupo Mabu hoje, 50 anos após sua fundação?
O Grupo Mabu é uma empresa de expressão nacional, que além do imobiliário hoteleiro, atua no ramo de negócios imobiliários, turismo, agronegócio e energia. Uma empresa familiar que até 2010 era gerida exclusivamente pela família, que após o falecimento do patriarca passou a investir na profissionalização e gestão dos negócios. Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, revisado anualmente e hoje encontra-se no 15º. Ciclo.
Quais os principais desafios enfrentados durante o processo de implantação de governança empresarial do Grupo Mabu?
Sem dúvida nenhuma, trabalhar com uma empresa que preza pela tradicionalidade desperta alguns desafios. Ente os desafios encontrados, tinha a relação forte entre empresa e prestadores de serviço e com colaboradores. Romper essa barreira para investir em profissionalização, definir áreas de negócios e estratégias de gestão foi desafiador. No entanto, a abertura para a profissionalização junto ao quadro societário foi excelente, tanto que elaboramos um plano bem estruturado de sucessão, fazendo com que nesse período de 10 anos o grupo crescesse, expandisse e alcançasse os resultados financeiros que possui hoje.
Falando em resultados financeiros, como foi o crescimento do Grupo Mabu após a implantação da Governança Corporativa e quais os planos futuros?
Desde a implantação da Governança Corporativa, o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de aproximadamente R$ 78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$ 300 milhões. Na hotelaria, o número de apartamentos também cresceu, passando de 356 para 720.
Até hoje os investimentos realizados pelo grupo são com recursos próprios. O objetivo para os próximos cinco anos está previsto o investimento próximo de R$600 milhões, sendo que boa parte desse capital irá para área de hotelaria e entretenimento.
Passado a pandemia, com a vida na normalidade, quais os planos do Grupo Mabu?
Passado a pandemia global o grupo entra numa rota de crescimento. Fizemos um processo de reestruturação da empresa, revimos a governança e passamos a olhar, de uma forma mais intensa, ao negócio de multipropriedade, chamado de My Mabu, que cresceu muito nos últimos anos. Para tanto, para gerir esse negócio, foi definido um CEO específico. Ou seja, hoje o Grupo conta com dois CEO´s, para duas das grandes empresas do grupo.
Outra novidade pós-pandemia é a criação de fato do Conselho de Administração, que tem como objetivo nessa gestão de colocar o Grupo Mabu no cenário nacional e internacional como uma das melhores referências em entretenimento. Saímos fortalecidos nesses últimos anos em que vivenciamos a pior época para o turismo, com as restrições impostas de controle a pandemia, mas graças à solidez do grupo, uma orientação estratégica clara, hoje estamos obtendo um desempenho extraordinário, com recordes a rodos dos indicadores-chave do negócio.
Complexo do Mabu: empreendimento My Mabu e Blue Park