Há um ano e meio atuando como diretor comercial do Mundo Planalto, Raphael Moraes de Almeida explica as estratégias implementadas pela companhia para acelerar as vendas do Castelos do Vale Resort, empreendimento de multipropriedade em construção no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS).
Lançado no final de 2021, o Castelos do Vale é o primeiro resort desenvolvido dentro de uma vinícola no Brasil, a Vinícola Dom Cândido, também sócia do projeto, e o estudo de viabilidade do empreendimento indicava dois anos e meio para finalizar as vendas das frações imobiliárias. Com a chegada de Raphael, que trouxe novos líderes e profissionais para reforçar a equipe, o projeto atingiu em pouco mais de um ano mais de 95% das unidades comercializadas.
O diretor comercial conta que mais de 40 profissionais da multipropriedade foram contratados para reforçar o time comercial neste período. “Trouxemos uma valorização profissional muito forte e colocamos nossa cultura corporativa em primeiro lugar. Não somos simples colaboradores, somos verdadeiros escolhidos.” diz ele. “Nossa equipe tem o seu grito de guerra, disciplina, treinamentos, segue o processo de vendas, acredita e cumpre os Dez Mandamentos do Mundo Planalto., consideramos cada desafio como uma verdadeira missão.”
Muitos outros profissionais deverão chegar na companhia nos próximos meses, já que o Mundo Planalto conta com um robusto plano de expansão, incluindo o lançamento do Hard Rock Hotel Gramado e mais um resort temático de vinho com a bandeira Castelos do Vale, ambos na Serra Gaúcha, e um empreendimento temático bíblico, o Éden Resort, em Trindade (GO), no Cidade do Lazer Terra Santa, comunidade planejada de lazer que possuí seis condomínios de chácaras e o parque aquático temático Arca Parque.
Com quase 20 anos de atuação na multipropriedade e timeshare, formando algumas das equipes de vendas mais fortes do mercado, Raphael explica que o plano de expansão, o plano de carreira profissional, a cultura organizacional e a visão empresarial de uma incorporadora, em vez de pensar como comercializadora, foram fatores primordiais para a atrair e formar a equipe comercial do Mundo Planalto.
“Não estamos preocupados apenas com o VGV, mas sim com a forma de comercialização. Hoje na nossa empresa não podemos vender mais que quatro semanas para o mesmo cliente, estamos preocupados com a continuidade deste proprietário na base”, afirma o executivo. “Hoje, acredito que o Castelos do Vale tem o valor de 01 semana de maior valor no Brasil. Acreditamos no potencial do cliente e também em nosso produto, temos um percentual de cancelamento muito abaixo do mercado, sem perder a força de vendas e a necessidade do fechamento no primeiro momento, com as técnicas exclusivas de vendas de alta performance”.
Canais de Vendas
Suíte Alteza Real, do Castelos do Vale
Atualmente, o Castelos do Vale possui quatro canais de vendas, que deverão ser implementados também no próximo lançamento do Mundo Planalto, o Hard Rock Hotel Gramado: salas físicas de vendas de alta performance; as vendas digitais; o canal de afiliadas, que são parcerias estratégicas com imobiliárias tradicionais; e os eventos.
Raphael destaca o canal de vendas por eventos, chamado por ele de “show man”, que são estratégias utilizadas em operações de timeshare nos EUA e América Latina. “Pela experiência internacional que tive na minha carreira e também realizando benchmark em diversas operações de Orlando, Cancun e Cidade do México, implantamos esse modelo também na Castelos do Vale e os resultados foram impressionantes”.
A estratégia consiste em convidar os clientes para um restaurante, com um apresentador, o “show man”, a apresentação do produto é realizada em um telão e depois os closers vão de mesa em mesa para fechar as vendas. Essas ações já foram realizadas para o Castelos do Vale algumas vezes em Bento Gonçalves e outras cidades. “Em um jantar temático na vinícola fizemos R$ 2.1 milhões em uma única noite”, destaca o diretor comercial.
Quase 20 anos de experiência
Graduado em Jornalismo, hoje, Raphael ocupa a diretoria comercial do Mundo Planalto, sendo responsável pelas vendas das vertentes de multipropriedade, urbanismo e passaporte de parques. Sua carreira dentro do mercado começou há quase 20 anos no programa de férias do Pestana, rede hoteleira de Portugal, o Pestana Holiday Club, no Rio de Janeiro, como consultor de vendas. Depois foi para a mexicana Royal Holiday, passando de consultor para supervisor, PEP, gerente e diretor. Em seguida no Grupo Privé em Caldas Novas, participando da fundação da WAM Group e dos primeiros lançamentos de empreendimentos de cotas imobiliárias do Brasil, além de ter sido sócio da UniWAM, a universidade corporativa da empresa. Na sequência comandou a parte comercial do Grupo Manhattan, em Fortaleza. Teve sua própria consultoria com várias operações comerciais no Brasil. Antes de chegar ao Mundo Planalto, estava atuando como diretor comercial do Grupo Manhattan.
Ele também já participou de importantes eventos internacionais do mercado, como ARDA e Lasos, além de ter sido painelista do ADIT Share, Top Seller Event e Meeting Geral.