Qual a importância da RCI para atrair mais investidores e marcas hoteleiras já consolidadas nacionalmente, e até internacionais, para a propriedade compartilhada?
A RCI é líder mundial em intercâmbio de férias na indústria da propriedade compartilhada no mundo e, na verdade, é uma grande responsabilidade, uma vez que fomos os responsáveis pela criação do Intercâmbio de férias. Nós gostamos de relembrar esse fato porque não é exagero dizer que a história da indústria está diretamente ligada à nossa história.
Essa consolidação internacional reverbera e tem espaço no Brasil, onde também somos líderes – o Brasil é o terceiro maior mercado da nossa companhia, atrás, somente dos Estados Unidos e México/Caribe. E nós sabemos que o lastro e a segurança de nossas operações, assim como nossa capacidade de intercâmbio ao redor do mundo são fatores muito importantes para atrair mais investidores e novos players. Mais do que isso, para atrair clientes. Isso porque, enquanto, de um lado, os investidores querem a certeza de um negócio seguro e rentável, os usuários finais querem a certeza e a tranquilidade de receber exatamente o que foi contratado na sala de vendas, que, muitas vezes, é a possibilidade de intercambiar suas férias em muitos lugares do mundo. O consumidor está ávido por novas experiências e isso gera um aumento de demanda que, naturalmente, agrega valor e estimula o crescimento da oferta.
Garantir que essa equação funcione é um dos desafios e objetivos do nosso trabalho. Mas nós acreditamos que nosso papel, como líderes que somos, vai além e, entre outros, passa por difusão adequada na indústria, treinamento e capacitação, envolvimento em agendas coletivas de debate do setor.
Como a RCI auxilia e traz credibilidade para seus parceiros da multipropriedade para buscarem funding no mercado de capitais?
Nós trabalhamos em ampla parceria com os empreendimentos afiliados e entendemos que, ao lado de associações importantes, como a ADIT Brasil, um dos nossos papéis é levar esclarecimento e informação de qualidade como elemento imprescindível no desenvolvimento e crescimento da indústria, aí inseridas a multipropriedade e o tempo compartilhado.
Ainda que não tenhamos a responsabilidade objetiva de buscar funding no mercado de capitais, entendemos que nosso trabalho tem impacto nesta e em outras decisões.
É por isso que falamos, sempre, da importância dos estudos prévios de viabilidade, assim como falamos sobre a importância de se atualizar sobre o setor. É nosso papel contribuir para que essa indústria chegue em outros mercados, mas o faça de forma saudável, sustentável.
Também sempre gostamos de lembrar que a multipropriedade é um dos pilares da indústria da propriedade compartilhada – no caso, um pilar, que além do desenvolvimento turístico, também impulsiona negócios imobiliários.
Como a RCI traz credibilidade para seus parceiros na hora da venda e também para o pós-vendas evitar cancelamentos?
A venda e o pós-venda são processos naturais de todos os negócios porque, para além de venda, é na retroalimentação que se constrói relacionamentos saudáveis, sustentáveis e de qualidade.
Não existe segredo e nem fórmula mágica. Existe um trabalho intenso de campo, focado em capacitações, treinamentos e compartilhamento de experiências que apoiam as equipes em ambas as frentes. Para nós, mais do que vender, é preciso manter o cliente ativo. E satisfeito.
Por aqui, seguimos firmes com nossa missão de aumentar as opções de destinos e a oferta de produtos diferenciados a cada ano. Trabalhamos com campanhas de incentivo ao uso para diferentes temporadas, feriados, datas comerciais e eventos importantes personalizados por mercado/país. Sempre com o objetivo de incentivar o Sócio a viajar. Somente no ano passado, realizamos mais de 1.000.000 de intercâmbios de férias.
Equipe da RCI no ADIT Share 2023