Prestes a completar nove anos de fundação, a GAV Resorts planeja, para os próximos três anos, uma grande expansão nos setores de turismo, hotelaria e multipropriedade no Brasil. A empresa pretende alcançar o VGV total (Valor Geral de Vendas) de R$ 6 bilhões em 2025, com o lançamento de 14 novos empreendimentos que se somarão aos 11 resorts já lançados.
Em 2022, a GAV lançou três empreendimentos de multipropriedade, alcançando R$ 2,1 bilhões em vendas e operando com 20 salas de vendas espalhadas pelo Brasil.
Para 2023, os lançamentos previstos representam mais de 1.500 apartamentos, que correspondem a cerca de 40 mil frações imobiliárias e R$ 2,5 bilhões em VGV. O primeiro lançamento aconteceu recentemente, trata-se do Oikos Maragogi GAV Resorts, Maragogi, em frente à Praia do Camacho, em Alagoas. Outros quatro lançamentos estão previstos para esse ano, nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul. Além disso, o grupo pretende abrir mais 10 showrooms e atingir R$ 4 bilhões em vendas até o final do ano.
A projeção do grupo é investir R$ 3,5 bilhões nos próximos anos para lançamento e obras das multipropriedades. Para dar suporte à expansão, a empresa pretende contratar mais 4 mil colaboradores para as operações, chegando a mais de 7 mil até 2025.
Atualmente, a GAV é considerada um dos maiores players do mercado de multipropriedade, com 11 empreendimentos, sendo três resorts em operação, com 1.208 apartamentos, e oito lançados, com 3.410 apartamentos para serem inaugurados nos próximos anos. O grupo também já lançou mais de 100 mil frações imobiliárias em sete destinos: Salinópolis (PA), Porto de Galinhas (PE), Pirenópolis (GO), Gramado (RS), Cruz, região de Jericoacoara (CE), Tibau do Sul, na praia de Pipa (RN), e mais recentemente, Maragogi (AL).
“Vamos manter o forte ritmo de investimentos e expansão dos últimos anos, com o grande desafio de abrir novos mercados estratégicos para o nosso negócio. O volume de viagens de lazer voltou com tudo e estamos muito otimistas com essa retomada”, explica Átila Gratão, sócio-diretor comercial da GAV.
Além dos resorts de multipropriedade, a GAV planeja investir R$ 300 milhões para abrir parques temáticos próximos aos seus empreendimentos. “Com os parques temáticos, nós conseguimos tornar os locais dos nossos empreendimentos ainda mais atrativos e o nosso público mais cativo, transformando nossos empreendimentos em destinos procurados não só pelos hotéis, mas pela experiência completa de diversão”, enfatiza Átila.
Expansão durante a pandemia
A GAV Resorts expandiu sua atuação durante a pandemia e as projeções para os próximos anos são otimistas, graças ao crescimento acelerado nos últimos dois anos e meio. A expansão teve início em 2020, quando a empresa lançou sua primeira multipropriedade em Porto de Galinhas, durante um período de incertezas e dificuldades.
Antes disso, a empresa concentrava seus empreendimentos em Salinópolis, hoje com três unidades em operação. A partir de 2020, em um período de apenas dois anos, foram lançados sete novos resorts, totalizando 3.048 apartamentos e mais de 100 mil frações imobiliárias.Hoje, o grupo opera com 22 salas de vendas de Norte a Sul do país, e mais de 3.000 colaboradores.
De acordo com Manoel Vicente Pereira Neto, presidente da GAV, essa expansão fazia parte da estratégia da empresa e a pandemia apenas adiou o lançamento da multipropriedade em Porto de Galinhas para setembro daquele ano. Ele conta que, nos primeiros anos, a GAV focou em Salinas, até entregar o primeiro empreendimento e entender todas as fases do ciclo do negócio. Foi inaugurado o Salinas Park Resort em setembro de 2018 e, no início de 2019, a operação já estava rodando como esperado, permitindo a expansão para outras regiões do Brasil.
Estratégia de lançamentos e obras
A GAV Resorts tem como estratégia para seu crescimento exponencial dois fatores principais: a verticalização dos negócios e a velocidade de vendas.
Um dos maiores desafios do mercado de multipropriedade é a busca por funding, mas a GAV encontrou a solução para não depender do mercado de capitais: a velocidade de vendas.
Segundo Atila Gratão, “a venda de alto impacto é praticada por todas as empresas do segmento, mas o grande diferencial da GAV está nas escolhas dos destinos, estratégias bem definidas, realização de boas parcerias e um time apaixonado”, explica ele. Atualmente, a empresa conta com 22 salas de vendas em mais de dez cidades pelo país, com planos de abrir mais 10 este ano, além de contratar e formar muitos talentos para atuarem nas operações.
Um investimento importante dentro do grupo são os estudos de viabilidade, que possibilita uma projeção realista de vendas. No entanto, na maioria dos casos, a empresa consegue antecipar o prazo projetado, como os casos recentes do Porto Alto Resort, em Porto de Galinhas com 396 apartamentos, que teve as vendas finalizadas em apenas 13 meses após o lançamento em setembro de 2020. E o Gran Valley Resort em Gramado, com 197 apartamentos, lançado no segundo semestre do ano passado, e que já conta com mais de 95% das frações vendidas.
Empresa verticalizada
A verticalização significa que a própria GAV administra e toma as decisões em todas as pontas do negócio: sendo responsável pelos custos e investimentos, se certificando que os clientes estão satisfeitos; desde a concepção, estudos de viabilidade dos projetos, comercialização, pós-vendas, construção e gestão dos empreendimentos hoteleiros.
O Diretor de Hotelaria da GAV, Alexandre Pedreira, exemplifica o que é verticalização com a gestão hoteleira realizada nos três empreendimentos em operação em Salinópolis. “No início da operação não estava em nosso planejamento realizar a gestão hoteleira, porém, entre estudos e pesquisas, e uma decisão sábia junto ao conselho do grupo, ficou decidido que para manter o padrão de qualidade e entrega para os nossos clientes, nós iriamos estruturar a equipe de gestão hoteleira, para que a experiência do multiproprietário fosse completa e a GAV uma empresa que atuasse de ponta a ponta no negócio”.
Alexandre explica que a GAV se dedica ao máximo na gestão dos empreendimentos hoteleiros para que o multiproprietário fique satisfeito com a entrega. “Eu quero o condomínio saudável, com uma taxa mais baixa, e refeições mais baratas para os clientes. Tentamos dar o máximo de benefícios para eles, para manter a saúde do nosso negócio”.
Papel social, ambiental e econômico da multipropriedade
Atualmente, a GAV é a protagonista do impulsionamento econômico, empregatício, turístico e ambiental dos destinos onde está presente. Salinópolis é um case de sucesso no turismo e na economia nacional. É muito perceptível o desenvolvimento social e econômico que a GAV levou para a cidade. O primeiro lançamento foi em 2014, e hoje, já são três resorts em operação, com média de ocupação de 60%, e um em construção no destino.
“Nos primeiros anos, após o lançamento, a cidade cresceu acima de 20% ao ano em arrecadação de impostos, e desde a inauguração do primeiro resort em 2018 até janeiro deste ano, recebemos mais de 1,2 milhão de turistas nos empreendimentos da GAV Resorts”, afirma Manoel, presidente da GAV.
Para o executivo da GAV, o modelo de multipropriedade traz um desenvolvimento para o turismo e a economia que a hotelaria, o mercado imobiliário tradicional e o poder público demorariam muitos anos para conseguir. “A multipropriedade traz essa velocidade para alavancar o turismo”, explica ele.
Sustentabilidade
Além de toda a estrutura física, a organização prioriza também os valores de preservação ao meio ambiente, respeito à legislação vigente e à cultura local. Em todas as construções da GAV Resorts, a gestão é descrita no Plano de Controle Ambiental e no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Construção Civil, onde todas as atividades realizadas na construção dos empreendimentos são precedidas de normas e controles que seguem a legislação ambiental. Tudo isso garante que não haja impactos ao meio ambiente durante a construção e operação nas obras dos resorts.
Com a política de gerenciamento de resíduos sólidos, seguindo a legislação, todo o descarte é separado por classes, armazenado e destinado a pontos legalizados de recebimento desses materiais. Os procedimentos são controlados e auditados internamente pela empresa. Toda a metodologia é descrita no processo de licenciamento ambiental e fiscalizado pelos órgãos ambientais.
Em todos os empreendimentos da GAV, a eficiência energética é uma prioridade. Desde a construção, utilizando materiais reciclados em paredes e telhas dos canteiros de obras, biodigestores para tratar o esgoto gerado nas construções, lâmpadas de baixo consumo, separação e reciclagem do lixo e parcerias locais com cooperativas de reciclagem. Os resorts têm reaproveitamento de águas de chuva, coleta e tratamento de esgoto com reuso de efluente tratado, aquecimento de água por placas solares, o que reduz drasticamente o consumo de energia. Além disso, todos os fornecedores são certificados e licenciados ambientalmente.
A segurança e saúde dos trabalhadores são garantidas por meio de diversas ações institucionais da GAV Resorts, como programas de controle de riscos e saúde ocupacional nos canteiros de obras, disponibilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, treinamentos de colaboradores e terceirizados, além de muita fiscalização interna para o cumprimento das normas regulamentadoras.