HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Paisagismo, Natureza e Biofilia. Qual a relação nos resultados de um empreendimento turístico?

* Artigo do arquiteto Milton Filho

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

A Biofilia é a conexão natural e positiva entre os seres humanos e a natureza, o contato que precisamos para equilibrar nossas energias e uma das formas de aliviar o stress. O paisagismo é uma das principais disciplinas da arquitetura responsáveis por aplicar a biofilia.

Já falamos em outros momentos sobre biofilia, e a importância dela para o ser humano, para a produtividade das pessoas, principalmente em ambientes como escritórios, hospitais e residências; porém, agora vamos discutir um pouco sobre os resultados em um empreendimento turístico.

Um empreendimento turístico, antes de tudo precisa gerar “experiências”, essa talvez seja a palavra mais utilizada nos últimos anos; e essa “experiência” precisa estar em todos os aspectos; da arquitetura à gastronomia, da paisagem à qualidade dos enxovais, etc; porém, nesse mundo pós pandemia, onde tudo foi repensado, as relações humanas, de trabalho, principalmente a relação consigo mesmo; aí foi um grande despertar para o contato com a natureza, potencializado pelo trabalho em home office, que não necessariamente deve ser apenas em casa, mas pode ser uma semana flexível em um resort, tendo experiências, e contato mais próximo a natureza.

Recentemente, estive na cidade de Holambra – SP, conhecida como a cidade das flores, onde acontece o maior evento de flores e paisagismo do país, dando uma reciclada nos conhecimentos em um curso de extensão em paisagismo, e pude viver momentos e experiências memoráveis, em ambientes “instagramáveis”, que só um bom projeto de paisagismo, aliado a boa arquitetura, pode oferecer.

O projeto de paisagismo, é onde o profissional transforma a natureza “bruta” em um ambiente controlado, transformando o contato em uma “experiência”, explorando os cinco sentidos do ser humano, transformando o trajeto em um passeio, criando espaços, cenários, para que as pessoas possam sentir sensações únicas e inesquecíveis.

O bom projeto de paisagismo, quando trabalhado em conjunto com a arquitetura, permeia a vegetação por entre os edifícios, fundindo construção e natureza como algo complementar, um se encaixando ao outro.

E quanto aos resultados do empreendimento? Qual essa relação? Um bom projeto de paisagismo exalta a natureza, a coloca em contato com as pessoas de forma controlada e intencional. Somente esse ponto já seria suficiente para melhorar o posicionamento da marca e a reputação do empreendimento, ligando-o ao compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, porém, o negócio tem inúmeros outros ganhos, como o aumento da permanecia dos clientes por mais dias no empreendimento, o efeito replay, visitando mais vezes ao ano, etc.

Em resumo, aliando um bom projeto de arquitetura, integrado ao paisagismo, com um olhar biofílico, temos como resultado um empreendimento adequado as necessidades e expectativas dos clientes, oferecendo ao mercado um grande diferencial.

* Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000