Alguns grandes desafios das empresas atuantes no timeshare e multipropriedade é atrair e reter profissionais para seus quadros de colaboradores. O gerente nacional de Vendas do Aviva Vacation Club, Rubens Oliveira, tratou deste tema na palestra “Como construir um Plano de Carreira efetivo para desenvolver lideranças e reter os talentos da indústria”, no ADIT Share 2023.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal seminário de multipropriedade e timeshare e aconteceu este ano na Costa do Sauípe (BA), entre os dias 16 (com um curso de introdução aos modelos de negócio), 17, 18 e 19, finalizando com visitas técnicas.
“Esse tema é bem interessante, nos falamos muito de carreira, lideranças e retenção de talentos. Vim mostrar muito do que fazemos dentro da Aviva e o que eu já vivi nesse processo”, iniciou sua palestra Rubens. “Carreira é trilhar um caminho onde constrói seu aprendizado”.
Em sua palestra, o gerente do Aviva Vacation Club pontuou que retenção de talentos está muito ligada ao plano de carreira e desenvolvimento de profissionais que a empresa proporciona aos colaboradores.
Com cinco anos de Aviva, Rubens iniciou no mercado de propriedade compartilhada há 20 anos, na rede hoteleira portuguesa Pestana, mas não ficou no mercado durante todo o período, se aventurando em outros segmentos no meio do caminho. “Tive algumas experiências fora do mercado, na empesa Groupon, em que vivenciei entregas de resultados rápidos”
Construção de carreira na Aviva
“Muito pessoas falam que a Aviva é uma escola. E muitos talentos saíram da Aviva para terem sucesso em outras empresas ou montaram seus próprios negócios”, falou Rubens.
Logo que chegou na Aviva, ele entendeu o que é uma estrutura organizacional sólida e ambicionou ter uma carreira na empresa. De acordo com o gerente do Aviva Vacation Club, mais de 90% das pessoas que participam do processo seletivo no grupo, falam que querem trabalhar na Aviva por causa do plano de carreira.
No caso do Vacation Ownership, que é uma das unidades de negócios do grupo, há descrições claras de cargos. “E oportunidades para criar um plano de carreira”, disse o palestrante.
Rubens explicou que a liderança empresarial passou por uma mudança total de comportamento. “Deve ter autoconhecimento, pois, se não tiver está fadada a não conseguir entregar resultados”. Dentro dessas habilidades exigidas, estão algumas que alguns profissionais da propriedade compartilhada não se preocupam em se capacitarem. “Na sala de vendas estão muito focados no resultado”.
Segundo o gerente do Aviva Vacation Club, atualmente, são exigidos dos profissionais e, principalmente das lideranças, soft skills, hard skills, flexibilidade e adaptabilidade, ou seja, habilidades que vão além de serem bons vendedores, mas que entreguem vendas sustentáveis.
“Quando vemos uma indústria com VGV’s milionários e não pensamos na mão de obra que vai entregar isso, não vamos alcançar os resultados desejados”, afirmou ele. “Temos que ter gerentes e consultores disruptivos, que não entendam apenas de vendas, mas de todo o negócio, que consigam entender qual o custo daquela venda, compreendendo o orçamento e o que podem gastar para entregar os resultados”.
A Aviva conta com vários programas e ferramentas de metodologias ágeis para desenvolver os profissionais e lideranças. “Temos Trilhas de Desenvolvimento para líderes, em que todo o time do Vacation Owneship participa, onde a gente aborda temas como inteligência emocional, colaboração, inovação, julgamento da decisão, liderança, negociação, vários assuntos que fazem parte do dia a dia”, contou o palestrante. Esse ano, tivemos 8 trilhas para toda nossa liderança, 94% participaram, em que devem dar soluções para problemas. Eles colocam os conhecimentos na prática”. Rubens citou outras ações, como o evento Link, focado em desenvolver os líderes da Aviva.
Retenção de talentos
Outra ferramenta apontada pelo gerente do Aviva Vacaton Club é o cross-training, que faz parte do processo seletivo interno para colaboradores que querem atuar em outros departamentos da empresa. “Dentro do cross-training, o colaborador passa três meses em uma função nova. Se ele não conseguir, volta para sua função de origem. De todos cross- training realizado, desde 2019, 90% foram selecionados para novas funções”.
Dentro do Vacation Ownership, há a UniVO, que são treinamentos de capacitação para os profissionais do Vacation Club, visando desenvolver habilidades e potenciais professionais, com três eixos: competências, valores e negócios. “Os profissionais desejam participar e ajuda muito na nossa retenção”.
Rubens também apontou medidas que funcionam bem para medir a satisfação dos colaboradores, como Pesquisa de Clima; e outras no desenvolvimento profissional: Avaliação de Desempenho e Feedback, Plano de Desenvolvimento Individual, Mentorias para Liderança e Potencial Sucessor. “Eu sou fruto do Potencial Sucessor, tem dois anos que assumi a Gerência de Vendas. O programa mapeia talentos, identifica as potências lideranças, valorizando e retendo colaboradores”.
“Plano de carreira e liderança dentro da propriedade compartilhada é possível, mas deve ficar tudo muito claro e definido, e com processos bem desenhados”, conclui o gerente nacional de vendas do Aviva Vacation Club.
- Confira mais fotos do evento em nosso Instagram @turismo_compartilhado
- A Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share a convite da ADIT Brasil.