Após sucesso do vacation club, Costao analisa o mercado de multipropriedade

Com know how no ramo hoteleiro de lazer e timeshare, o resort catarinense desenvolveu um modelo vantajoso de utilização de uma propriedade de férias em unidade de tempo

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Costao do Santinho, em Florianópolis

Era ainda o ano de 2015 quando o Resort Costao do Santinho, em Florianópolis (SC), apostou em um novo produto: o clube de viagens Vacation Club. Após sete anos, a aposta se tornou um dos maiores ativos da marca Costao. Com essa experiência e uma análise minuciosa do mercado, o resort se prepara para empreender no segmento de multipropriedade.

Os sócios do Vacation Club podem desfrutar de toda a estrutura do resort: seis restaurantes, piscinas climatizadas internas e externas, Spa, academia completa, quadras de tênis e beach tênis, ofurô e jacuzzis com vista para a Praia do Santinho.

Hoje, o clube de férias do Costao é um dos mais bem-sucedidos do país, com uma equipe de 25 colaboradores no Marketing, 38 vendedores, seis profissionais no Apoio e um time de 22 pessoas no pós-venda.

Para o diretor de Novos Negócios do Costao do Santinho, Rafael Pires, uma das chaves para o sucesso do Vacation Club é a boa estratégia de captação e uma equipe motivada. Ele acredita que a eficiência da equipe do programa está ligada diretamente ao bom ambiente de trabalho, aos investimentos em capacitação e a manutenção de um ambiente colaborativo entre as áreas de captação, vendas e pós-vendas.

“Uma empresa é feita de pessoas e sem elas, um negócio não existe. O Costao é uma empresa que entende de pessoas e sabe tratá-las com cuidado e respeito. Nosso desafio é encontrar e formar bons colaboradores e líderes inspiradores”, destaca Pires.

Capacitação: diferencial do produto

Equipe do Costao do Santinho Vacation Club

Outro ponto extremamente relevante é a rotina de treinamentos e reciclagens constantes. Segundo o gerente do Vacation Club, Valdeir Bira, a principal razão da escolha e permanência no mercado de tempo compartilhado é a seriedade da empresa com colaboradores e clientes, seguida da qualidade do produto oferecido. O pagamento da remuneração em dia, comemoração de metas, a qualidade do relacionamento com os superiores e o clima favorável de trabalho também são fatores fundamentais.

Já para o coordenador de vendas do Vacation, Daniel Moraes, o foco recai sobre a rotatividade de profissionais para as salas de vendas e a qualidade do produto comercializado, uma vez que, apesar do crescimento do mercado, a falta de mão de obra especializada para as operações ou o descrédito no produto pode colocar o negócio em risco. “É muito importante conhecer o perfil dos profissionais que a empresa busca, que eles entendam o potencial do empreendimento, ao mesmo tempo que se torna imprescindível reter os talentos com estratégias de fidelização e investir na melhoria constante do bem ofertado”, assinala.

Integrante da equipe do Vacation Club do Costao desde o início do programa, Tamara Klippel hoje é supervisora de marketing da unidade e descreve a filosofia de trabalho na sala de vendas em Florianópolis. “Meu estilo de gestão se baseia nos valores da empresa, que integra comunidade, colaboradores, fornecedores, clientes e meio ambiente. Trabalhar numa célula que se desenvolve e evolui a cada ano é uma satisfação imensa”, garante.

Tamara ainda completa: “Estar à frente de um time de marketing que busca trazer clientes para a sala, de forma transparente e objetiva, além de ter o bicampeão Top Seller no time, só me mostra que estou no caminho certo, dentro dessa empresa que sempre apostou no meu crescimento profissional. Comecei como agente de captação em 2015 e hoje atuo como supervisora do time de marketing, com muito orgulho”, finaliza.

Multipropriedade: tendência de mercado

Empreender em uma fatia de mercado muito específica é um desafio e tanto. Mas também pode ser uma ótima chance para a marca se destacar e se tornar uma autoridade no assunto.

Após um trabalho minucioso de análise de mercado, branding, definição de target e propósito da empresa, o Costao concentra-se em um novo empreendimento, em parceria com a consultoria especializada TC Brasil, ainda dentro do mercado de tempo compartilhado: a multipropriedade.

Com know how no ramo hoteleiro de lazer desde 1991 e experiência acumulada nestes anos de trabalho com o Vacation Club, o Costao do Santinho conseguiu encontrar o caminho das pedras: como a forma de utilizar uma propriedade de férias em unidade de tempo pode ser vantajosa para quem gosta de viajar.

Segundo o relatório Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, a região Sul teve um crescimento de 45% na oferta de projetos de multipropriedades em relação a 2021, com destaque para Santa Catarina, que passou de sete para 15 empreendimentos em 2022.

Apesar do crescimento exponencial dos empreendimentos e Valor Geral de Vendas (VGV) projetado, o mercado de multipropriedade enfrenta alguns desafios: atraso em obras, descontinuação dos projetos, inadimplência e cancelamentos. Portanto, a multipropriedade não é uma modalidade simples de negócio e necessita ser tratada de forma profissional, pois envolve diversas etapas, desde técnicas de timeshare, passando pelo conhecimento em hotelaria, até o domínio da área de administração condominial.

Neste sentido, a multipropriedade torna-se uma alternativa interessante de investimento para quem tem domínio no mercado do turismo de lazer e familiaridade com projetos turísticos-imobiliários. “É o melhor dos dois mundos: para quem é cliente, além dos serviços de hotelaria gerenciados por uma empresa experiente, o processo de aquisição da fração do imóvel também inclui a segurança da chancela de uma marca reconhecida no mercado como o Costao do Santinho”, compara Pires. O Costao do Santinho tem em análise três projetos de multipropriedade e estuda a entrada no mercado para 2023.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000