Era ainda o ano de 2015 quando o Resort Costao do Santinho, em Florianópolis (SC), apostou em um novo produto: o clube de viagens Vacation Club. Após sete anos, a aposta se tornou um dos maiores ativos da marca Costao. Com essa experiência e uma análise minuciosa do mercado, o resort se prepara para empreender no segmento de multipropriedade.
Os sócios do Vacation Club podem desfrutar de toda a estrutura do resort: seis restaurantes, piscinas climatizadas internas e externas, Spa, academia completa, quadras de tênis e beach tênis, ofurô e jacuzzis com vista para a Praia do Santinho.
Hoje, o clube de férias do Costao é um dos mais bem-sucedidos do país, com uma equipe de 25 colaboradores no Marketing, 38 vendedores, seis profissionais no Apoio e um time de 22 pessoas no pós-venda.
Para o diretor de Novos Negócios do Costao do Santinho, Rafael Pires, uma das chaves para o sucesso do Vacation Club é a boa estratégia de captação e uma equipe motivada. Ele acredita que a eficiência da equipe do programa está ligada diretamente ao bom ambiente de trabalho, aos investimentos em capacitação e a manutenção de um ambiente colaborativo entre as áreas de captação, vendas e pós-vendas.
“Uma empresa é feita de pessoas e sem elas, um negócio não existe. O Costao é uma empresa que entende de pessoas e sabe tratá-las com cuidado e respeito. Nosso desafio é encontrar e formar bons colaboradores e líderes inspiradores”, destaca Pires.
Capacitação: diferencial do produto
Outro ponto extremamente relevante é a rotina de treinamentos e reciclagens constantes. Segundo o gerente do Vacation Club, Valdeir Bira, a principal razão da escolha e permanência no mercado de tempo compartilhado é a seriedade da empresa com colaboradores e clientes, seguida da qualidade do produto oferecido. O pagamento da remuneração em dia, comemoração de metas, a qualidade do relacionamento com os superiores e o clima favorável de trabalho também são fatores fundamentais.
Já para o coordenador de vendas do Vacation, Daniel Moraes, o foco recai sobre a rotatividade de profissionais para as salas de vendas e a qualidade do produto comercializado, uma vez que, apesar do crescimento do mercado, a falta de mão de obra especializada para as operações ou o descrédito no produto pode colocar o negócio em risco. “É muito importante conhecer o perfil dos profissionais que a empresa busca, que eles entendam o potencial do empreendimento, ao mesmo tempo que se torna imprescindível reter os talentos com estratégias de fidelização e investir na melhoria constante do bem ofertado”, assinala.
Integrante da equipe do Vacation Club do Costao desde o início do programa, Tamara Klippel hoje é supervisora de marketing da unidade e descreve a filosofia de trabalho na sala de vendas em Florianópolis. “Meu estilo de gestão se baseia nos valores da empresa, que integra comunidade, colaboradores, fornecedores, clientes e meio ambiente. Trabalhar numa célula que se desenvolve e evolui a cada ano é uma satisfação imensa”, garante.
Tamara ainda completa: “Estar à frente de um time de marketing que busca trazer clientes para a sala, de forma transparente e objetiva, além de ter o bicampeão Top Seller no time, só me mostra que estou no caminho certo, dentro dessa empresa que sempre apostou no meu crescimento profissional. Comecei como agente de captação em 2015 e hoje atuo como supervisora do time de marketing, com muito orgulho”, finaliza.
Multipropriedade: tendência de mercado
Empreender em uma fatia de mercado muito específica é um desafio e tanto. Mas também pode ser uma ótima chance para a marca se destacar e se tornar uma autoridade no assunto.
Após um trabalho minucioso de análise de mercado, branding, definição de target e propósito da empresa, o Costao concentra-se em um novo empreendimento, em parceria com a consultoria especializada TC Brasil, ainda dentro do mercado de tempo compartilhado: a multipropriedade.
Com know how no ramo hoteleiro de lazer desde 1991 e experiência acumulada nestes anos de trabalho com o Vacation Club, o Costao do Santinho conseguiu encontrar o caminho das pedras: como a forma de utilizar uma propriedade de férias em unidade de tempo pode ser vantajosa para quem gosta de viajar.
Segundo o relatório Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, a região Sul teve um crescimento de 45% na oferta de projetos de multipropriedades em relação a 2021, com destaque para Santa Catarina, que passou de sete para 15 empreendimentos em 2022.
Apesar do crescimento exponencial dos empreendimentos e Valor Geral de Vendas (VGV) projetado, o mercado de multipropriedade enfrenta alguns desafios: atraso em obras, descontinuação dos projetos, inadimplência e cancelamentos. Portanto, a multipropriedade não é uma modalidade simples de negócio e necessita ser tratada de forma profissional, pois envolve diversas etapas, desde técnicas de timeshare, passando pelo conhecimento em hotelaria, até o domínio da área de administração condominial.
Neste sentido, a multipropriedade torna-se uma alternativa interessante de investimento para quem tem domínio no mercado do turismo de lazer e familiaridade com projetos turísticos-imobiliários. “É o melhor dos dois mundos: para quem é cliente, além dos serviços de hotelaria gerenciados por uma empresa experiente, o processo de aquisição da fração do imóvel também inclui a segurança da chancela de uma marca reconhecida no mercado como o Costao do Santinho”, compara Pires. O Costao do Santinho tem em análise três projetos de multipropriedade e estuda a entrada no mercado para 2023.