Jovens contam com um programa de treinamento de sucessores exclusivo e são preparados para entender a diferença de gerações
O Grupo Rio Quente foi eleito pelo 2º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas para Começar a Carreira no ranking da Revista VOCÊ S/A em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A primeira e única pesquisa no mundo que avalia a satisfação do jovem com o seu emprego levando em conta a opinião de estagiário e também de quem tem registro na carteira de trabalho posicionou o Grupo Rio Quente em 39ª lugar no ranking deste ano.
Com o intuito de valorizar empresas com as práticas mais completas, o ranking classifica 12 categorias que melhor atendem aos interesses dos jovens – gestão estratégica e objetivos; liderança; reconhecimento e recompensa; participação e autonomia; gestão do conhecimento e educação corporativa; saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho; carreira; relações interpessoais; processos e organização; comunicação interna; sustentabilidade e diversidade; e employer branding.
Em sua metodologia, a pesquisa considera o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas para o Jovem (IQGP Jovem) e, em paralelo, os jovens escolhidos aleatoriamente respondem a um questionário online para mensurar a sua satisfação com o trabalho. Esses dois indicadores, quando somados, são ranqueados de acordo com o Índice de Felicidade no Trabalho do Jovem (IFT Jovem). No Grupo Rio Quente, o IFT Jovem ficou em 76,0 e seu destaque se deu por ter grande parte do pessoal que ingressa na companhia como jovem aprendiz e cresce na carreira via recrutamento interno, uma recepção que atende de forma diferenciada a um público que ingressa no mercado de trabalho pela primeira vez.
Para Leo Mizoe, diretor de Experiência Talentos Humanos do Grupo Rio Quente, estar ranqueado entre as 45 melhores empresas para iniciar a carreira e ser o maior empregador da região é de uma responsabilidade ímpar. “Toda a empresa se empenha em oferecer benefícios como bolsas para estudo de língua inglesa, cursos universitários e pós-graduação para os colaboradores mais bem avaliados, lapidando os nossos associados. Para conquistar o maior nível de confiança possível no ambiente de trabalho e oferecer acesso às melhores práticas de gestão de pessoas, começamos o nosso trabalho estruturando, desde o início, um plano de carreira em que o programa de treinamento de sucessores dá a oportunidade aos nossos associados, inclusive, preparando cada um deles para entender a diferença de gerações.”
O Grupo Rio Quente conta hoje cerca de 2,2 mil associados diretos e, destes, 35% estão dentro do universo da pesquisa de associados com até 26 anos. Além disso, o complexo gera outros 10 mil empregos indiretos e opera as marcas Rio Quente Resorts, Hot Park, Rio Quente Vacation Club (RQVC) e InCasa Residence Club. A área de Talentos Humanos investe fortemente em oportunidades de desenvolvimento de carreira. Em 2016, foram contabilizadas mais de 53 horas de treinamento por trabalhador, enquanto a média do mercado, segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), é de 16,8 horas.
Sobre o Grupo Rio Quente
Controlado pelas holdings Algar (Uberlândia-MG) e FLC Participações e Investimentos S/A (Goiânia-GO), o Grupo Rio Quente iniciou sua história em 1964 e está estruturado em quatro frentes de negócios complementares – Hospitalidade, Entretenimento, Operação turística e Vacation Ownership. No total, o Grupo opera um complexo turístico com uma área superior a 497 mil m² que recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano em Goiás, sob as marcas Rio Quente Resorts, Hot Park, Eko Aventura Park, Rio Quente Vacation Club (RQVC) e InCasa Residence Club.
Fonte: CDN Comunicação e Flöter & Schauff