HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

“Somos uma empresa que preza pela geração de resultados para nossos investidores”

Entrevista com Maria Carolina Pinheiro, Vice-Presidente de Novos Negócios para América Latina da Wyndham Hotels & Resorts

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Maria Carolina Pinheiro, da Wyndham Hotel & Resorts

A multipropriedade vem se mostrando atraente não apenas para incorporadores e investidores, mas também para grandes redes hoteleiras internacionais. A Wyndham Hotel & Resorts, a maior rede de franquias de hotéis do mundo, foi uma das primeiras marcas do exterior a enxergar uma grande oportunidade de negócios no mercado brasileiro, se tornando também uma das primeiras operadoras hoteleiras a se especializar na gestão de empreendimentos de multiproripedade.

Mas não é apenas isso! A Wyndham está em expansão em toda a América Latina e Caribe, para todos os tipos de empreendimentos hoteleiros, levando alguma de suas 22 bandeiras hoteleiras. A Vice-Presidente de Novos Negócios para América Latina, Maria Carolina Pinheiro, conta sobre os planos de expansão da Wyndham Hotels & Resorts na multipropriedade e hotelaria.

Quais as vantagens de ter uma bandeira hoteleira internacional em um empreendimento de multipropriedade?

Os benefícios são os mais diversos e cada vez mais o investidor precisa levar isso em consideração. Quando você traz uma marca internacional para o seu empreendimento de multipropriedade está valorizando o seu produto e, desde o começo, potencializando o seu negócio, uma vez que a bandeira internacional chega com reconhecimento de qualidade na entrega dos serviços que vão ser oferecidos, além de oferecer visibilidade internacional nos canais de vendas e distribuição.

Para ganhar ainda mais relevância no mercado, em meio a essa onda de projetos de multipropriedade, não basta ter um empreendimento interessante. Atender alguns fatores é vital para essa equação: estrutura, lazer, destino, infraestrutura pública, entendimento do serviço hoteleiro e marca forte que lhe confere visibilidade, atração e certeza de qualidade, mesmo antes do projeto estar de pé.

Além disso, ter junto um parceiro que, mais do que entender da estrutura hoteleira, compreende regionalismos e comportamentos do comprador/hóspede – porque temos estudos e análises profundos – é um diferencial para negócios sérios, com objetivos claros e arrojados.

Por fim, não poderia deixar de comentar um ponto nefrálgico nessa operação, que gera insatisfação a muitos proprietários: a gestão da informação em meio a um grupo muito grande de proprietários. São poucas as empresas que conseguem administrar com clareza e transparência essa “conversa”, entendemos que a transparência na comunicação deve ser crucial para a administração de um projeto de multipropriedade. Temos uma grande preocupação com o cliente final e um dos meios para essa transparência é a emissão de relatórios constantes.

Qual a visão dos executivos da América Latina e EUA com o mercado e economia brasileira?

À medida que o mercado amadurece, a concorrência aumenta e o profissionalismo se torna mais necessário para que os projetos consigam a liquidez para manter a pujança desse segmento. E é nessa esteira que 2022 promete ser um ano disruptivo para os negócios da Wyndham Hotels & Resorts no Brasil, mesmo diante das nuances da economia. Já somos a maior empresa de franquia hoteleira no mundo, com mais de 8.900 empreendimentos em aproximadamente 95 países. E queremos ser a referência em franquia de projetos e de multipropriedade. E esse objetivo está claro para nós! Estamos otimistas de um avanço que acontecerá independentemente das definições político-econômicas.

A Wyndham passou por uma reestruturação global em seus quadros organizacionais há poucos anos, o que mudou em relação às metas e planejamento? O que a Wyndham alcançou na América Latina e Brasil desde então? Quais os planos para os próximos anos?

A Wyndham Hotels & Resorts é uma empresa de capital aberto que tem o dever de honrar seus compromissos com investidores e mercado. Dessa forma, mudanças no quadro organizacional só vêm para reforçar ainda mais nossos objetivos e metas e dar uma força ainda maior para o crescimento da companhia. O Brasil é um exemplo claro disso. Entramos na rota global da empresa e hoje temos uma estrutura sólida em nosso País para garantir o desenvolvimento das marcas da companhia. Já somos 39 unidades e muitas outras estão por vir em breve. Em 2021 fomos o país número um da América Latina e Caribe em desenvolvimento de negócios e para os próximos anos estamos confiantes que vamos dar passos ainda mais largos para assumirmos a posição que já temos no mundo: maior empresa de franquia de hotéis!

Como que a aprovação da Lei 13.077, que regulamenta a multipropriedade, influenciou nos planos da Wyndham investir mais neste mercado?

Mercados regulados significa mercados mais sérios e profissionais. Para uma empresa de capital aberto como a Wyndham Hotels & Resorts isso é um cenário cada vez mais favorável para o nosso desenvolvimento nesse setor. Estamos confiantes que a Lei traz robustez a esse setor que é importantíssimo para o turismo e que cresce cada vez mais, além de credibilidade para o negócio perante o mercado. Os números são impressionantes. Os projetos de multipropriedade no Brasil vêm aumentando em número a cada ano: de 2017 a 2021 houve um aumento de 74 empreendimentos no Brasil, de acordo com dados da Caio Calfat Real Estate Consulting.

A Wyndham possui várias marcas hoteleiras em seu portfólio. Como são definidas essas bandeiras para os empreendimentos? Quais marcas a Wyndham possui no Brasil e quais pretende implantar nos próximos anos?

Atualmente, temos 22 marcas em nosso portfólio, sendo sete marcas presentes no Brasil: Ramada, Ramada Encore, Days Inn, Wyndham Garden, Wyndham, TRYP by Wyndham e Dolce by Wyndham. Essas marcas espalhadas em 39 empreendimentos. Nossas marcas estão distribuídas em seis linhas: Distinctive, Upscale, LIfestyle, Midscale, Value e Extended Stay. Ampliar esse portfólio no Brasil depende da necessidade de mercado e isso está diretamente vinculado ao comportamento do viajante e o interesse dele em nosso País, aliado ao perfil da propriedade e interesse dos proprietários que entendem seus mercados.

A Wyndham está expandindo em vários setores da hotelaria (negócios, lazer, tradicional, condo-hotel, multipropriedade). Quais os desafios em ter a bandeira nesses diferentes negócios?

A Wyndham Hotels & Resorts não chegou à posição de maior empresa de franquia de hotéis do mundo à toa. Entendemos profundamente o mercado hoteleiro, suas oportunidades e desafios, e sabemos como encantar nossos hóspedes, independentemente da categoria do hotel em que ele está hospedado. Investimos profundamente em análise do perfil do nosso público e buscamos uma atualização constante em nossas entregas. Afinal, o comportamento muda junto as necessidades. Já identificamos a necessidade de introduzir no País outras sete marcas diferentes de hotéis e vamos continuar trazendo mais bandeiras à medida que o mercado requisite: é assim que funciona e assim que deve ser esse movimento. Somos uma empresa que preza pela geração de resultados para nossos investidores e é com base nisso que tomamos as nossas decisões, além de ter sempre em mente o principal objetivo da Wyndham Hotels & Resorts: tornar a viagem de hotel possíveis para todos. Possuir marcas em diferentes categorias torna esse objetivo alcançável. Por isso, nosso slogan é we make hotel travel possible for all.

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000