Celebrando em 2022 quinze anos de história nos segmentos de hospitalidade, multipropriedade e timeshare, a trajetória da eSolution Tecnologia traduz toda a evolução desses modelos de negócios, tendo suas soluções como a espinha dorsal da operação dos empreendimentos. Atualmente, cerca de 500 empresas/clientes desses setores utilizam os sistemas da eSolution.
A eSolution é a única empresa do Brasil que fornece soluções tecnológicas completas para hotéis, parques, multipropriedade, timeshare, condomínios, aplicativos e back office, sem necessidade de integração com outros softwares ou retrabalhos.
Neste ano, a eSolution também inicia uma nova fase. Com o recente falecimento de um dos fundadores, Lincon Cléver, a empresa deu sequência às estratégias e planejamentos deixados pelo empresário, reformulando seu organograma para atender a esse plano. Os filhos de Lincon, Nayara Cléver e Layner Cléver, assumiram o lugar do pai, como Diretora de Relações Institucionais e Diretor Operacional, respectivamente. Além dos dois, a eSolution conta com mais dois sócios: Carmelito Júnior, na posição de CEO, e Marcello Guimarães, Diretor Financeiro. Completando a parte estratégica da empresa, há o Diretor de Novos Negócios, César Couto.
Sucessão dentro da empresa
O CEO da eSolution explica que a perda de Lincon foi difícil, mas a empresa sempre trabalhou com planos de contingência e sucessão, por isso, naturalmente, Nayara e Layner serem designados para posições mais estratégicas, já fazia parte do planejamento.
“O Lincon sempre foi o alicerce do negócio, a eSolution foi fundada tendo ele como líder. Porém, todos os diretores e sócios estão na eSolution desde a fundação e sempre trabalhamos muito próximos, preparando a empresa no sentido de nunca parar”, esclarece Carmelito, que aponta que apesar da dificuldade do momento, todos na companhia estão preparados para o desafio.
Tanto Nayara como Layner já trabalhavam anteriormente na eSolution. A Diretora de Relações Institucionais é advogada com especialidade em Tributário, Compliance e Proteção de Dados, e atuava como Head do Jurídico. Já Layner é graduado em Sistemas para Internet, atuando há 5 anos à frente do time de desenvolvimento WEB da eSolution, na confecção de recursos inovadores e disruptivos.
“Acredito que durante esse tempo em que trabalhamos juntos estávamos sendo preparados para o futuro da empresa. Meu pai nos liderou com maestria durante esses 14 anos de eSolution, sendo um grande mentor para os sucessores. Estamos confiantes em toda essa experiência que nos foi passada”, afirma Layner Cléver.
Para a Diretora de Relações Institucionais, a atual diretoria se vale de muitas lições aprendidas com Lincon. “Uma vez que a imagem da eSolution sempre esteve muito atrelada a ele”, diz ela. “Eu acredito que ninguém possa substituí-lo, mas com tudo que ele me ensinou sobre as pessoas, negócios e como lidar com desafios, minha expectativa e promessa é manter o que meu pai construiu, com a mesma determinação, coragem e fé com que sempre viveu sua vida e com a mesma ética e compromisso com que sempre conduziu a eSolution”.
Ela explica que a estratégia foi manter a confiança que Lincon construiu com os clientes e parceiros. “Porém, na atual formatação da Diretoria da eSolution usamos as habilidades de cada um para incrementar o que já tinha de bom na gestão e melhorar o que podia ser atualizado e modificado”.
Futuro da empresa passa pela tecnologia e inovação
Iniciamos essa nova era com a clareza da nossa missão em ser o motor tecnológico da hotelaria e multipropriedade no Brasil e América Latina. Mas além disso, também ser um ponto de referência na difusão desse conhecimento tão importante, para nossos clientes, parceiros e todo o mercado”, indica Nayara Cléver.
Layner Cléver explica que por muito tempo sistemas para hotelaria foram vistos e se portaram como um mero componente, muitas das vezes falhando em ser a solução para as operações, porém, empresas de tecnologia mundo afora tem cada vez mais adotado uma postura de voltar sua atenção às necessidades do cliente. “É cada vez mais latente nossa missão de ir além de ser apenas um sistema ou uma ferramenta tecnológica. Nosso compromisso para o futuro é ser uma peça fundamental na operação, na cultura e fomento ao setor da hotelaria e do turismo compartilhado, uma vez que é este o nosso core”.
Para alcançar este objetivo, a eSolution tem despendido grandes investimentos no crescimento do time especializado, trazendo para dentro pessoas com vivência no setor, além de investir em novas tecnologias.
“Sempre mantemos nossos produtos atualizados, pois se tratando de tecnologia, tudo evolui muito rápido e com a eSolution não pode ser diferente. Já somos destaque em ser inovadores no nosso foco de negócio e pretendemos manter essa característica”, afirma o Diretor de Novos Negócios, César Couto.
O Diretor de Operações, Layner Cléver, aponta que as ferramentas tecnológicas da eSolution evoluíram junto às inovações do mundo. “Ao longo do tempo, adquirimos experiência em desenvolvimento WEB e análise de dados, assim como investimos em inteligência artificial, pois acreditamos que isso levará nossa solução a um nível jamais visto. O futuro da eSolution é cloud”.
Porém, além da tecnologia, a nova fase da eSolution terá outras iniciativas, como trabalhar na difusão do conhecimento, tanto na criação de conteúdo quanto promovendo iniciativas de capacitação, boas práticas e ferramentas de gestão. “Iniciativas educacionais que serão parte do nosso relacionamento com nossos clientes e com o setor”, comunica Nayara Cléver. “Damos as boas-vindas aos próximos 15 anos com muita inovação, difusão do conhecimento e uma parceria cada vez mais forte com esse mercado tão promissor e tão importante para nosso país”.
Pioneira na multipropriedade e timeshare
A eSolution nasceu em 2007 como uma empresa de software cuja missão era facilitar as operações do cliente através da tecnologia. Fundada por Carmelito Junior, Lincon Cléver e Marcello Guimarães, que uniram suas bagagens profissionais para aplicar toda essa expertise no segmento da hospitalidade, cada um com habilidades importantes para iniciar o negócio.
No ano de sua fundação ainda não havia um mercado de multipropriedade, e os primeiros sistemas de gestão da eSolution foram para a hospitalidade e parques, porém, os sócios enxergaram uma grande oportunidade onde existiam poucos players no mercado, trabalhando com a gestão de timeshare.
Em 2010, a eSolution se fixou como umas das principais marcas quando se fala de softwares para hospitalidade, uma ascensão rápida e exponencial para a empresa, que possibilitou expansão nacional e internacional. Neste mesmo ano, a eSolution lançou seu primeiro produto tecnológico para multipropriedade.
Conheça os sócios fundadores da eSolution:
- Lincon Cléver começou sua carreira no Rio Quente Resorts, passando por cargos importantes dentro da operação de um dos maiores resorts do Brasil, se consolidando como um grande executivo do segmento. Infelizmente, partiu de maneira prematura no último ano, mas deixou um grande legado profissional e pessoal para a empresa, que hoje tem seus dois filhos como ocupantes de sua cadeira.
- Marcello Guimarães também iniciou sua trajetória profissional no ramo da tecnologia, sempre de maneira proativa e resiliente, características determinantes para uma sociedade próspera e duradoura.
- Carmelito Junior iniciou sua carreira de desenvolvedor aos 17 anos se mostrando um prodígio na área. Construiu os primeiros produtos da eSolution de maneira inovadora e intuitiva, resultado da experiência profissional adquirida em grandes players da região.
“Estamos trabalhando em soluções para atender às demandas dos clientes”
Sendo uma empresa de tecnologia, como a inovação é trabalhada e como ocorrem os avanços tecnológicos dentro da eSolution?
Nayara Cléver – Eu acredito muito no processo de educação continuada. Desde que assumi a Diretoria de Relações Institucionais busco incentivar e fomentar esse processo para os colaboradores. Costumamos propor experiências de cursos e eventos fora da empresa, o que fez muita diferença internamente na atuação da equipe e funcionou como uma imersão nesse assunto, ou seja, os avanços acabam sendo de maneira natural para nós internamente.
César Couto – A inovação é o core do nosso negócio. Buscamos sempre estar à frente no mercado, lançando produtos e recursos diferenciados e inovadores, bem como mantendo a política de ser uma solução 360º, que atende toda a demanda do segmento de hospitalidade. Os avanços ocorrem através de roadmap, que são previamente elaborados de acordo com a direção que o mercado tem tomado e nas ideias dos clientes, que são os maiores contribuintes da lapidação dos produtos.
Com 15 anos, a eSolution é uma das pioneiras em desenvolvimento para sistemas para multipropriedade e timeshare. Dentro dessa história, quais foram os principais erros e aprendizados da empresa?
Carmelito Júnior – Estamos na terceira versão deste produto. Tiramos grandes lições nesse percurso, mas acho que a principal é ouvir e sempre fazer o trabalho de pesquisa e desenvolvimento associado e amparado pelos clientes. Estamos trabalhando em soluções para atender às demandas deles. Sem dúvida, o envolvimento mais de perto de alguns clientes e parceiros mudou completamente nosso produto. A versão atual é simplesmente incomparável com a primeira. Outro fator é a flexibilidade em parametrizações e criação de novos recursos, pois o mercado de multipropriedade é um dos mais dinâmicos da nossa economia.
A eSolution se apresenta ao mercado como um sistema completo, com soluções para hotéis, multipropriedades, parques e back office. Como isso funciona na prática?
Carmelito Júnior – Para atender esse mercado complexo temos cinco produtos totalmente integrados, com diversos recursos que não param de crescer conforme a necessidade do mercado. Um exemplo é a comercialização. A venda ou cancelamento de um contrato de multipropriedade já integram com hotelaria, portal do proprietário, condomínio, distribuição de pool, etc. Basicamente, o melhor para o empreendimento é obter uma solução que ofereça uma plataforma única e que atenda a operação de ponta a ponta, isso reduz custo, agiliza a operação, agrega valor e traz confiabilidade à informação.
Qual a dificuldade para uma empresa que atua com hotelaria, multipropriedade e parques contratar diferentes sistemas de gestão e fazer a integração entre eles?
Carmelito Júnior – A maior dificuldade é que para ter toda essa cadeia de sistemas seriam necessários pelo menos quatro fornecedores diferentes: multipropriedade, pms, back e parque. Ou seja, não ter um sistema centralizado pode gerar investimento alto, necessidade de múltipla especialização do time, erros nas integrações, atraso nas atualizações das informações do sistema, fatores de risco extremamente relevantes.
César Couto – Desde a parte de hardwares até a escolha dos softwares que irão operar no complexo. Toda cadeia de softwares tem que conversar entre si, e isto por si só é algo bastante desafiador. Na maioria dos casos, o índice de falhas e retrabalhos são grandes. Além disso, tem o fator custo, manter a manutenção de sistemas distintos é muito mais caro. O ideal é ter somente softwares periféricos que não impactam diretamente no dia a dia do negócio.
Para desenvolver suas soluções, a eSolution utiliza as experiências, cases e sugestões dos próprios clientes?
Carmelito Júnior – Com toda certeza, é nosso maior consultor. Não tenho dúvidas que somos a empresa do ramo mais aberta a implementar e criar novas funcionalidades sugeridas pelos clientes e isso é um desafio diário. Não é simples associar às ideias propostas, buscando sempre reduzir impactos e seguir nossas estratégias.