Com dois empreendimentos sob sua gestão, o Wyndham Gramado Termas Resort e Wyndham Olímpia Royal Hotels, a Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquias de hotéis do mundo, tornou-se referência em administração de multipropriedades no Brasil e projeta um grande crescimento da marca no segmento fracionado, seja para franquia da bandeira ou para gestão.
“Decidimos que era um nicho do mercado para explorar”, afirma a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina, Maria Carolina Pinheiro. Em 2021, a Wyndham Hotels & Resorts assinou 36 contratos na América Latina, desse total, 11 foram no Brasil. Desses onze hotéis brasileiros, seis são de multipropriedade, 5 para gestão da própria Wyndham e um apenas como franquia. Os destinos das novos empreendimentos de multipropriedade da Wyndham são: Campos do Jordão (SP), Foz do Iguaçu (PR), Penha (SC), Bento Gonçalves (RS) e dois em Natal (RN).
“A multiprorpiedade facilita o desenvolvimento de empreendimentos hoteleiros e o destino”, diz a VP da Wyndham Hotels & Resorts. De fato, o segmento está muito aquecido e há uma grande apetite de investidores, empreendedores e hoteleiros por novos negócios. De acordo com o estudo Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, eleborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, em 2022, o mercado atingiu um VGV total de R$ 41,2 bilhões, um crescimento de cerca de 45%; e 156 empreendimentos, um aumento de 21,8%.
Para a Maria Carolina, pela complexidade da operação de multipropriedade, pelo know-how adquirido com a gestão dos dois empreendimentos em Olímpia e Gramado e por muitos executivos da Wyndham já terem atuado no segmento de timeshare anteriormente, muitas incorporadoras procuram a Wyndham para fazer a gestão de seus resorts fracionados.
Balanço da Wyndham Hotels & Resorts
O primero trimestre de 2022 fechou com cenário positivo para a Wyndham Hotels & Resorts. No mundo, companhia atingiu a marca de 813.300 quartos abertos, o que representou abertura de 16.100 novos quartos.
Quando se analisa o cenário latino-americano, o crescimento percentual salta de 2% para 5%, o que reflete aceleração do mercado regional. Na América Latina e Caribe, foram 1.600 novos quartos adicionados, indo de 29.800 para 31.400. No Brasil, foram 504 a mais, o que respresentou 31,5% da ampliação na região. “Os resultados do primeiro trimestre demonstram força das nossas marcas e valor que entregamos a proprietários, clientes e parceiros!, destacou o presidente e CEO, Geoffrey A. Ballotti.
O aquecimento dos negócios para a Wyndham também se refletem no mercado brasileiro, segundo a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina, Maria Carolina Pinheiro. “O ano começou com a nossa empresa comemorando os resultados positivos de 2021 e com expectativa de abertura de novos empreendimentos, como em Brasília (DF), por exemplo”. E a executiva já adianta: “novos contratos e inícios de operações estão próximos”.
Balanço 2021
Em 2021, a Wyndham Hotels & Resorts registrou faturamento de US$ 1,245 bilhão, com um aumento de 46% no RevPar global em relação ao mesmo período do ano anterior. A rede encerrou 2021 com mais de 810 mil quartos, o que significou um crescimento de 5,2%, na comparação com 2020. Desse total, os Estados Unidos respondem por 490,6 mil quartos.