Visando compartilhar como são realizados os conceitos dos projetos de multipropriedade, o que deve ser pensado no momento do lançamento, na comercialização e entrega, o ADIT Share 2022 trouxe a palestra “Concepção e lançamento de produtos multipropriedade”, com o sócio-diretor da Plátano Consultoria, Cesar Mór.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), o ADIT Share é o principal seminário de multipropriedade e timeshare do país e aconteceu este ano no Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP), nos dias 2, 3 e 4 de junho.
Atuando no mercado de multipropriedade desde 2014, Cesar Mór já participou de todas as etapas o ciclo de um projeto de multipropriedade, a concepção, planejamento, vendas e entrega, em empreendimentos em Gramado e Foz do Iguaçu. “Tive a oportunidade de entender com é a fase da promessa e da venda, e como o cliente avalia o nível de entrega, ou seja, o quanto se entregou o que foi prometido. O mercado de multipropriedade é muito rico e pujante, mas tem suas peculiaridades”.
O sócio da Plátano ressaltou que a multipropriedade turística não deve ser idealizada como um produto de investimento e também não é solução para terrenos. A concepção do projeto comercial conta com duas fases: a definição do público-alvo e o estudo de viabilidade.
“A multipropriedade exige fluxo turístico, então priorize no momento da análise uma praça com bom número de visitantes”. De acordo com ele, o produto deve ser formatado para atender ao perfil socioeconômica de uma persona definida. “Normalmente, nós procuramos destinos com perfil de família e casais”.
César também apontou como importante na hora de desenvolver produtos o conhecimento de opções de entretenimento, serviços, museus, parques e tempo médio de estadia dos visitantes no destino. “É o tempo que teremos para impactar essas famílias e buscar uma conversão”.
O estudo de viabilidade é mais complexo e possui diversos estudos e análises de dados e informações, visando uma estratégia comercial e financeira. “É melhor tomar as decisões com base em um planejamento bem estruturado”, disse o palestrante.
Com a definição do perfil e do estudo de viabilidade, o empreendedor já consegue desenhar o melhor produto e quanto que deverá investir no projeto. “A multipropriedade é um produto de incorporação e condomínio, e também de hospitalidade. Precisa pensar em diferenciações no momento da incorporação. O cliente precisa perceber valor no produto e serviços e não apenas pelo preço”, explicou o sócio da Plátano.
Entre as diferenciações que podem ser pensadas para o produto, ele citou: experiência oferecida ao cliente, tamanho do apartamento e da cama, tipo de enxoval, amenities, gastronomia, serviços, entretenimento, atrações infantis, etc.
Poehma Lago Negro
Há pouco mais de um ano, a Plátano assumiu a comercialização do Poehma Lago Negro, empreendimento de 28 apartamentos, em construção em Gramado. “Promovemos alterações no conceito e distribuição do produto, gerando excelentes resultados”, afirmou Cesar Mór.
Na época, primeiro semestre de 2021, após passar um período difícil na pandemia, o Poehma possuía apenas 30 contratos ativos. Atualmente, o projeto conta com mais de 900 clientes na base, 70% do empreendimento já foi vendido, com uma perspectiva de mais de R$ 100 milhões em VGV (Valor Geral de Vendas).
Entre as alterações da consultoria, o sócio da Plátano citou conversão da planta do apartamento para quatro pessoas; algumas melhorias, como uma lareira no dormitório do casal; e, em vez de sofás-camas, como a maioria dos apartamentos de multipropriedade, a sala de estar terá uma marcenaria com um sofá-cama embutido do tamanho do colchão da cama de casal. “Uma inspiração que trouxemos de Orlando”.
A apresentação do produto na sala de vendas também teve inovações, com uma venda mais reflexiva, mas sem deixar de trazer resultados. “Antes de falar do empreendimento, convidamos a família a ler o poema “O Tempo”, de Mario Quintana”, contou o palestrante. A estratégia de comunicação do Poehma Lagoa Negro veio com novidades, trazendo o poeta Bráulio Bessa como embaixador da marca. “Se falamos de Poehma, trouxemos um poeta”.
Porém, não é apenas com análises e estratégias que se estrutura um produto de multipropriedade, a Plátano leva um forte propósito para os seus negócios e equipes. “Quando olhamos para o negócio de multipropriedade, acreditamos que não vendemos tijolos, cimento ou metros quadrados, mas uma sábia decisão de investirmos pelo menos em uma das 52 semanas do ano naquilo que é mais importante para nós. Se isso nos acompanhar na concepção de produtos, formação de equipes, estruturação de negócios, tenho certeza que vamos olhar para trás e nos orgulhamos daquilo que construímos”, concluiu Cesar Mór.
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