Com mais de 500 participantes, a ADIT Brasil (Associação de Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) deu o ponta pé inicial do ADIT Share 2022, o principal seminário de multipropriedade e timeshare do país, que acontece em Olímpia nos dias 2, 3 e 4 de junho.
O primeiro dia do fórum já começou com uma grande notícia, o segmento de multipropriedade atingiu um VGV de R$ 41,2 bilhões e 156 empreendimentos, com a divulgação do relatório Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades 2022, realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting. Em comparação ao estudo de 2021, o VGV cresceu cerca de 45% e foram lançados 28 novos empreendimentos no período, um crescimento de aproximadamente 21,8%.
Pontos positivos e erros de lançar uma multipropriedade
Seguindo com a programação do seminário, o primeiro painel foi a “Visão dos C-Levels”, com Gustavo Rezende, CEO do GR Group; Manoel Vicente, Sócio Presidente da GAV Resorts; Sérgio Ney Padilha, CEO do Hot Beach Parque & Resort; e Maria Carolina Pinheiro, VP Development Latin America da Wyndham Hotels & Resorts.
Neste primeiro painel, os executivos falaram como acontecem as tomadas decisões sobre um empreendimento de multipropriedade, compartilhando suas experiências sobre o que é fundamental para lançar um projeto e quais erros cometeram em seus primeiros lançamentos.
Entretenimento e negócios
O segundo painel teve como tema “Onde o entretenimento encontra o mercado imobiliário: produtos, conceituação, modelos e operação”, com participação de Edson Cândido, diretor comercial da Gramado Parks; Danilo Samezima, CEO da Oceanic Empreendimentos; e Paulo Morbis, CEO do Grupo Cataratas. No painel foi debatido as sinergias e oportunidades de negócios de projetos de multipropriedade, hoteleiro, imobiliário e de entretenimento.
Mercado de Luxo
Para falar sobre um nicho de produtos que vem crescendo no mercado de multiproprieedade, lançamentos para a classe A, aconteceu o painel “Produtos high-end e o mercado de luxo na propriedade compartilhada”, com Adriana Chaud, CEO da TUDO Consultoria; Paulo Henrique Barbosa, CEO da Resid; e Jeferson Braga, Sócio fundador e CEO do Own Time Home Club Gramado. Os participantes do painel debateram os desafios e oportunidades de lançar empreendimentos para um público com alto poder aquisitivo e também muito exigente em relação as entregas e serviços.
Multipropriedade para investimento
Seguindo com a programação do ADIT Share, houve a apresentação do case “Gafisa e o lançamento do primeiro condo-hotel em regime de multipropriedade”, com participação de Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil; Márcia Reseke, sócia da Rezeke & Azzi Advogados; e Rodrigo Bicalho, sócio do Bicalho Advogados.
O empreendimento Go Inn Hotel, em São Paulo, da Gavisa, é a primeira multipropriedade para investimento na estrutura de um condo-hotel. Os panelistas explicaram as questões legais, de regulamentações da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e como irá funcionar a operação do empreendimento.
Modelos de Negócios
Continuando com a programação do ADIT Share, o CEO da Aviva, Alessandro Cunha, apresentou a palestra “Bem-vindo ao mercado de Shared Ownership: Diferenças e similaridades entre Multipropriedade, Timeshare e Direito de Uso”, em que foi explicado as características, vantagens, desafios e oportunidades de cada um desses modelos de negócios.
Gestão Hoteleira
Falando sobre os principais desafios da gestão de empreendimentos de multipropriedade, o ADIT Share fechou o primeiro dia com o painel “Operação hoteleira condominial de projetos fracionados pela visão dos diretores”, com a participação de Milton Vasconcelos, diretor do Maceió Mar Empreendimentos; Hiram Della Croce, diretor regional Brasil & Bolívia da Wyndham Hotels & Resorts; Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; e Paulo Mélega, vice-presidente de Operações da Livá Hotéis de Diversão.
Confira fotos do evento em nosso Instagram @turismo_compartilhado
- A Turismo Compartilhado cobre o ADIT Share a convite da ADIT Brasil.