Marcando a retomada dos eventos no interior do Estado de Goiás, a cidade de Caldas Novas deu início ao Carnaval Antigo na última terça-feira (03), festa que promete movimentar que promete movimentar o turismo na Região das Águas Quentes.
A folia, que já está em sua 4ª edição, será realizada em todo o mês de maio, sempre às terças, sextas-feiras e sábados. A realização é da Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, e da Associação Regional Águas Quentes de Goiás.
A abertura da festa acontece às 17 horas, com a concentração dos blocos na praça Mestre Orlando. Ao som de bandas tradicionais, com seus blocos e antigas marchinhas, os foliões vão percorrer a Rua Pedro Branco de Souza e Avenida Osmundo Gonzaga de Menezes, fantasiados de colombinas, pierrôs, melindrosas e blocos de sujos, com direito à chuva de confetes e serpentinas, até a Praça 4 Rodas.
No local foi montada uma tenda, onde a festa continua com diversas atrações musicais, além dos espaços gastronômico e infantil, com brinquedos para as crianças. Os famosos Bonecos Gigantes garantem ainda mais animação aos turistas. Outro atrativo é o desfile de carros antigos pelas ruas da cidade.
O secretário de turismo e eventos, Daniel Ribas, ressalta que além de muita programação musical, com bandas que relembram os sucessos das marchinhas dos antigos carnavais, o desfile dos bonecos gigantes conta história da Região das Águas Quentes.
Segundo o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, um dos apoiadores do evento, o Carnaval Antigo é importante para a economia local porque gera ocupação da rede hoteleira e maior movimentação nos bares e restaurantes em época de baixa temporada.
“O Governo de Goiás apoia a continuidade do evento, que contribui para a recuperação do Turismo, e reforça a parceria com o principal destino turístico do estado”, afirmou. Fabrício Amaral defende que a iniciativa pode ser replicada em outros destinos goianos. ”É um evento tranquilo, voltado para a família e já virou tradição”, completou.
O Carnaval Antigo vai contar, também, com o apoio do Observatório da Goiás Turismo, que vai realizar uma pesquisa durante o evento para levantar o perfil e a satisfação do público participante. Os dados serão tabulados e os resultados poderão subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo na região.