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Mtur explica como funciona Secretaria Nacional de Atração de Investimentos

Ministério do Turismo lançou o Portal de Investimentos no ano passado para auxiliar empreendedores a captar recursos privados para seus projetos turísticos

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Coordenadora da Secretaria de Atração de Investimentos no Sindepat Summit

Com o objetivo de auxiliar empreendedores a captar recursos privados para seus projetos, o Ministério do Turismo criou o Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC). A coordenadora-geral de Atração de Investimentos da SNAIC, Cinthia Marques, apresentou como funciona essa célula do Mtur durante o Sindepat Summit, evento realizado pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), que aconteceu em Gramado, nos dias 23 e 24 de março.

A Atração de Investimentos do Ministério do Turismo trabalha com quatro pilares: melhorar o ambiente de negócios com segurança jurídica, inteligência de mercado, promoção no mercado nacional e internacional e atração de investimentos. Outra atribuição da SNAIC é o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e acesso ao crédito por micro e pequenos empresários.

De acordo com Cinthia Marques, a inteligência de mercado do SNAIC atua reunindo e fornecendo dados e informações para investidores e o mercado, para ajudar nos investimentos. “Com esses dados, lançamos o Boletim de Inteligência de Mercado e fazemos mapeamentos de investimentos”, contou ela. “Também trabalhamos junto ao Congresso Nacional para regulamentações sobre os gargalos do setor”.

Outra ação da SNAIC é a participação em feiras, eventos online e presencias, rodadas de negócios. “Fazendo interlocução com investidores, apresentando nosso portfólio de projetos”, afirmou a executiva.

Lançado em junho de 2021, o Portal de Investimentos pode ser considerado o maior projeto da SNAIC. “É um market place, o empreendedor faz um cadastro e o projeto passa a fazer parte do portfólio do Ministério do Turismo, e os levamos para as feiras e eventos e apresentamos para investidores”, disse Cinthia. “E também é mais uma base de dados para investidores, pois já há algumas informações sobre os projetos e se quiserem saber mais podem contatar as empresas”.

A coordenadora do Mtur explicou que o empreendedor pode realizar o cadastro de seu projeto turístico na plataforma, totalmente online, com dados básicos e esperar a aprovação do cadastro. Segundo ela, alguns projetos já foram bem-sucedidos em buscar investidores e foram retirados da plataforma.

Em menos de um ano de lançamento, o Portal de Investimentos conta com 61 projetos cadastrados, em 20 Estados, e estão segmentados por interesse: hotéis e resorts, complexos turísticos, multipropriedades, parques naturais, parques aquáticos, parques de diversões e temáticos.

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