O que significa esse termo que vem sendo muito utilizado, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo? É unir uma proposta de entretenimento para crianças e envolvê-las com questões como cidadania, educação e sustentabilidade. É o famoso aprender brincando.
Para aplicar esse conceito na prática é necessário o envolvimento multidisciplinar, não apenas a arquitetura, mas profissionais da pedagogia, psicologia infantil e, claro, segurança das atividades. E como aplicar de forma prática nos empreendimentos turísticos, parques aquáticos, temáticos e resorts?
O primeiro passo está relacionado ao posicionamento de mercado, para qual público o empreendimento é atraente. Já é reconhecido para o público família? Qual a faixa etária das crianças?
Realizado o diagnóstico, é iniciar o brainstorm para criar as diversas opções de atrações, levando em consideração que precisamos de um mix diversificado, com algumas opções de lazer em família com a participação ativa dos pais, outras que gerem a interação apenas com crianças, em que se explora pontos como liderança, organização, cooperação, independência, etc, e também atividades que incentivem e desenvolvam habilidades como artes, pintura, teatro, dança, etc.
É importante uma análise criteriosa, porque para desenvolver o conceito de Edutenimento não é apenas mais uma sala infantil ou brinquedoteca. É necessário que seja um propósito do empreendimento em oferecer esse conceito por toda a parte. O treinamento não apenas da equipe de lazer, mas para toda a operação da empresa, desde a área comercial aos atendentes.
Quando falamos sobre turismo, férias, parques e resorts, é importante lembrar que o objetivo principal é a diversão e a alegria, sair daquele mundo real, que é pesado e entrar em um mundo de magia, lúdico e descontraído, por isso o conceito de educar brincando não pode ser um peso para as crianças, mas necessário que a pedagogia aplicada seja interessante pelo olhar dos pequenos.
A tendência é que as crianças tenham uma importância cada vez maior na tomada de decisão no momento da compra das próximas férias. Então, pensar, discutir e desenvolver conceitos que integrem as crianças são extremamente importantes, e se isso for de uma forma lúdica e pedagógica é um grande diferencial.
* Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, Professor do MBA da FAG no curso de Archidesign no mercado de luxo, com ampla experiência em arquitetura e construção civil, possui MBA em gestão de projetos pela FGV, e no segmento de turismo atuou por seis anos na AVIVA como coordenador de projetos, gerenciando o portfólio de projetos da empresa.
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