Gastos com turismo reduziram impacto econômico da pandemia no mundo, afirma OMT

Receita média cresceu cerca de 50% nos últimos dois anos. Vacinação e confiança dos viajantes foram primordiais para aumento da demanda

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
A receita média do turismo internacional cresceu 50% desde 2019 - Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil
Os gastos com turismo no mundo amenizaram os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 em 2021. Foi o que constatou a mais recente edição do Barômetro Mundial do Turismo da OMT. Segundo o documento, a receita média do turismo internacional cresceu 50% desde 2019, chegando a US$ 1.500 em 2021.
Outro dado relevante trazido pela entidade, foi que a região das Américas, a qual o Brasil está incluído, foi uma das que registrou resultados mais fortes sobre a chegada de turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2021.

O Barômetro Mundial do Turismo apontou, ainda, que entre julho e setembro deste ano a chegada de turistas internacionais aumentou em 58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o número ainda é 64% inferior aos registrados em 2019, pré-pandemia. A Europa teve o melhor desempenho entre os continentes no período, alcançando assim o melhor resultado desde o início da pandemia.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, destacou os bons números registrados no terceiro trimestre deste ano, mas alertou ainda que a retomada deve observar alguns cuidados. “Os dados para o terceiro trimestre de 2021 são encorajadores. No entanto, as chegadas ainda estão 76% abaixo dos níveis pré-pandêmicos e os resultados nas diferentes regiões globais permanecem desiguais”, declarou.

De acordo com a OMT, o aumento da demanda está relacionado ao aumento da confiança dos viajantes em meio ao avanço nas vacinações e na flexibilização das restrições de entrada em muitos destinos. Ainda segundo a entidade, a retomada segura do turismo internacional continuará a depender em grande parte de uma resposta coordenada entre os países em termos de restrições de viagens, protocolos de segurança e higiene harmonizados e comunicação eficaz para ajudar a restaurar a confiança do consumidor.

Fonte: Ministério do Turismo

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000