Inovação, sustentabilidade e surfe. A Surfland Brasil combinou o ineditismo de ter o primeiro clube e resort do mundo com uma piscina de ondas artificiais e a vida em harmonia com o meio ambiente em seus pilares para a criação do empreendimento. Um projeto virtuoso em diversos aspectos impressiona pelos atrativos, estrutura que será construída e um conceito pensado para o contato direto com a natureza. Por conta de um planejamento paisagístico diferenciado, a onda perfeita que será realidade em breve já conquistou o reconhecimento internacional ao vencer o prêmio A’Design Award and Competetition 2020-2021.
Com o DNA do surfe, o conceito foi inspirado na fluidez da água. Todos os detalhes, desde os ambientes internos ao paisagismo, seguem essa diretriz através da valorização do movimento, das formas orgânicas e da natureza, por conta de sua construção planejada para ser integrada com o local escolhido.
“A natureza é a grande protagonista da Surfland Brasil”, defende André Krebs, responsável pela arquitetura paisagística do projeto, que completa, “A construção foi toda adaptada ao ambiente que está inserida, e a partir disso, agregamos elementos como plantas, visando à sustentabilidade, e espécies nativas no paisagismo, deixando mais rico onde estava vazio e tornando o que é bonito em algo ainda melhor”.
Toda a concepção do local foi pensada para gerar o menor impacto possível, combinando desenvolvimento sustentável com conceitos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, além de construir apenas em espaços sem vegetação. São 451mil m², sendo que apenas 9% do terreno será de área habitacional construída e 300mil m² de mata preservada. O compromisso com aspectos ambientais está presente na escolha do local, na ideia e construção do projeto até na forma como será aproveitado.
Por exemplo, os acessos do empreendimento foram pensados para serem explorados em um estilo de vida de maior contato com o ambiente e em passagens que lembram o movimento da água. “Não dá para entrar de carro no coração do projeto. Os caminhos são curvos, sinuosos, interligados e adaptáveis para caminhadas ou andar de skate, bicicleta, patinete e outros, tudo conversando com ideia de valorização da prática esportiva que a Surfland Brasil tem em seu DNA”, aponta Krebs.
A soma desses elementos diferenciados rendeu ao empreendimento o prêmio A’Design Award and Competetition, uma das principais competições mundiais de design, na categoria de planejamento paisagístico e design de jardins edição 2020-2021. A premiação teve a participação de mais de 80 países em 104 categorias, contemplando as diferentes áreas do design.
“O que nós teremos aqui, nenhum outro resort no mundo terá, que é a piscina de ondas com todo o contexto que envolve prática esportiva, área verde, sustentabilidade, alto padrão de férias e tudo conversando em perfeita harmonia. Tudo isso foi levado em conta para o reconhecimento que tivemos”, explica André Krebs. O prêmio internacional conquistado foi fruto do trabalho conjunto de diversas empresas parceiras envolvidas. Entre elas, a Krebs +, a Gad`, a Robson Nascimento Arquitetura, o Grupo Sal, a Impar Arquitetura e a Wavegarden.
Fonte: Assessoria Surfland