- Fábio Mendonça
A sala de vendas de Namareh Carneiros, da Gramado Parks, na Praia de Carneiros, na cidade de Tamandaré/PE, é diferente de todas outras do modelo de timeshare ou multipropriedade. Tem um conceito, storytelling, tecnologia, gamificação, não tem recepção nem ficha de inscrição. Isso é possível?
“A Gramado Parks não vende o tijolo nem vendemos o patrimônio. Vendemos o acesso através do tijolo a todos nossos pilares”, afirmou Edson Candido, diretor comercial da Gramado Parks, ao apresentar o conceito, estrutura e tecnologia envolvida na inovadora sala de vendas do Namareh Carneiros no ADIT Share 2021.
Organizado pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico), o ADIT Share é o principal seminário do mercado de multipropriedade e timeshare da América do Sul, e aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro em formato híbrido, online e presencial, no Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia/SP.
Edson Cândido explicou que a Gramado Parks passou por um reposicionamento de sua marca, com uma grande expansão dos negócios: quatro resorts de multipropriedade inaugurados em Gramado, um em construção em Foz do Iguaçu e um recém-lançado na Praia de Carneiros; um parque de neve, o Snowland, e um parque aquático coberto e com águas temais, o Acquamotion, em Gramado, um parque aquático em construção em Carneiros, o Acquaventura; uma roda-gigante no Rio de Janeiro, a Rio Star, e uma em construção em Foz do Iguaçu.
De acordo com ele, o conceito da sala de vendas nasceu do desafio de colocar os pilares da Gramado Parks – gastronomia diferenciada, hotelaria própria, múltiplos destinos e entretenimento inesquecível – dentro das unidades comerciais. “E surgiu o mote Volta ao Mundo Gramado Parks”.
Sala de Vendas Disruptiva
“O primeiro momento disruptivo é a eliminação da recepção e a ficha de cadastro, esse momento invasivo”, contou Edson. Neste novo modelo de sala de vendas da Gramado Parks o cliente deve fazer um passaporte logo que entra na sala. “Para viver esse mundo de experiências precisa do passaporte”.
E a aquisição do passaporte é gamificada. “O cliente acessa, coloca sua renda, qual o carro possui, quanto tempo está casado, vai brincando no totem. Ele que faz as etapas do processo, faz a própria ficha, o painel de credibilidade e vive a experiência, através de interação”, prosseguiu o diretor da Gramado Parks.
Ao terminar de preencher os dados, o cliente escolhe um drink, relacionado a alguma experiência da Gramado Parks. “O consultor verá qual drink ele escolheu e irá pegar o gancho de uma experiência da Gramado Parks através disso”, explicou.
“Vamos começar a viagem” – é o que diz o consultor quando o cliente finaliza o seu passaporte. A próxima parada da viagem é no bar, onde o cliente recebe o seu drink e o consultor realiza o rapport e o quebra-gelo, verificando as informações do cliente. “Eliminamos a recepção e o warm up, o consultor vai checando o que o cliente colocou na ficha, a renda, as viagens“, prossegue Edson.
Terminado esse momento, o cliente segue a viagem para a Estação Presente e Estação Futuro (que seria o painel de credibilidade). Através de gamificação, o cliente desvenda a Gramado Parks, conhece os atuais empreendimentos e parques, e então na Estação Futuro ele assiste um vídeo com todos os projetos da Gramado Parks.
A próxima parada é na sala de vendas de fato. Uma sala temática de Praia de Carneiros, com a Árvore da Vida, que será uma das atrações do parque aquático Acquaventura, em construção naquele destino. “Quando a venda acontece a árvore ganha vida, ela pisca. O anúncio não é mais com palmas, a tecnologia da sala comemora”, disse o diretor da Gramado Parks.
Cinco salas de vendas da Gramado Parks já estão neste formato, todos seguindo um conceito e tematização de acordo com o destino. “Estamos realizando investimentos altos em tecnologia para que possamos levar a experiência. Quando o cliente chega para ver o produto, já sabe do que se trata”, afirmou Edson. “Até o final de 2022, 100% das salas estarão neste formato”.
Segundo o diretor da Gramado Parks, o cliente termina a apresentação entendendo que a multipropriedade dará o acesso para esse mundo de possibilidades. “A cada dois anos teremos uma novidade em nosso plano de expansão. Isso é igual a fidelização, essa é a estratégia da Gramado Parks para daqui para frente”, concluiu.
Confira fotos do seminário no Instagram da Turismo Compartilhado.
- A Turismo Compartilhado cobriu o ADIT Share a convite da ADIT Brasil