Com a vacinação em andamento, turismo já comemora indício de retomada do setor e para receber os turistas na temporada de férias de julho, hotéis reforçam protocolos, de acordo com as exigências sanitárias de cada região
Dentre as tendências para o turismo anunciadas ainda em janeiro de 2021 está à valorização do turismo doméstico, que tem sido intensificada com o novo comportamento do turista no cenário de pandemia da Covid-19. Sendo assim, viajar, mesmo que para destinos mais próximos deve estar nos planos dos brasileiros. Além disso, com a vacinação em andamento e protocolos rígidos de saúde, que acatam as normativas de cada região, muitas empresas já apostam num cenário promissor para as férias de julho. Uma delas é a WAM Group, que experimentou nos últimos feriados e datas comemorativas, um aumento da taxa de ocupação, que chegou à máxima permitida em alguns de seus 26 empreendimentos localizados em 15 destinos no país.
Para o CMO da WAM Group, Marco Gonzaga, as expectativas para as férias de julho seguem na mesma tendência dos últimos feriados. “Estamos atentos a todas as adequações exigidas pelos órgãos de saúde de cada região e sempre nos pautando rigorosamente pelo Protocolo de Segurança WAM Clean & Safe contra a Covid-19. De modo geral, caso não haja mais o fechamento total do setor, esperamos que no ano de 2021 haja um crescimento de cerca de 50% do faturamento em relação ao de 2020, quando conseguimos com a multipropriedade, mesmo em um ano de pandemia, ter uma receita líquida de R$ 573 milhões”, ressalta.
A multipropriedade também tem colaborado com aqueles que desejam ter sua casa de férias e viajar de forma econômica. “Quem já possui a fração de um dos nossos empreendimentos, garante conforto e requinte em qualquer um dos destinos escolhidos. Todos os serviços hoteleiros, como limpeza do apartamento, roupas de cama e banho, móveis, manutenção, também estão inclusos”, explica Marco.
Além de ser positivo para quem viaja, a multipropriedade também colabora para uma melhor taxa de ocupação dos empreendimentos hoteleiros pelo Brasil, reforçando assim a chance de uma retomada mais rápida do setor de turismo. “O hotel consegue manter as finanças em equilíbrio, usando a sua estrutura de forma sustentável. Outras vantagens também são percebidas, uma vez que ao viajar, o turista contribui com o movimento econômico de todo o setor ao utilizar serviços aéreos, traslado, alimentação, áreas de lazer, entre outros”, reforça Marco.
WAM Clean & Safe
Para quem vai viajar, o momento é de reforçar a pesquisa na hora de escolher o destino. Afinal, é importante confirmar se o ambiente de fato será seguro para a família. Nesse sentido, a WAM Group também saiu na frente desde o início da pandemia ao aplicar em todos os empreendimentos, o Protocolo de Segurança WAM Clean & Safe contra a Covid-19. Toda a equipe, desde a recepção até os monitores são treinados para darem orientação correta aos hóspedes e seguirem todos os protocolos. Entre as medidas adotadas estão a orientação por meio de cartilhas explicativas em versão de comunicação adaptada para adultos e crianças, manuais de conduta para colaboradores, intensificação da higienização, álcool 70% nos ambientes comuns e EPI’s para colaboradores, controle de acesso, marcação de lugares em filas e nos ambientes, como áreas de alimentação. E é claro que o uso da máscara de proteção facial é obrigatório para todos durante a circulação nas áreas comuns do hotel.
Todos os objetos e principais pontos de contato como balcão da recepção, dos bares, banheiros, cartão de consumo, carrinhos de bagagem etc. são cuidadosa e regularmente higienizados. Foram instaladas coberturas plásticas sobre os painéis de botões e implantada a higienização regular a cada 2h, alternando o funcionamento dos elevadores e com indicação de uso de uma família apenas por vez.
Em adicional, algumas áreas como restaurantes, bares, escritórios, parque aquático, brinquedoteca e academia, após o fechamento ou antes do horário de funcionamento, recebem cuidado especial através da pulverização de produto químico eficaz contra Covid-19, devidamente autorizado pela ANVISA.
O protocolo de sanitização dos apartamentos também é diferenciado e conta com três etapas. Na primeira, o colaborador retira tudo que foi usado e aquilo que deverá ser trocado ou higienizado; em seguida, outro colaborador higieniza todo o apartamento; e por último, outro colaborador finaliza a sanitização, nebulizando, com produto recomendado pela OMS e ANVISA, todas as áreas internas. Ele também lacra o apartamento, que será ocupado novamente após 24h de sanitização.