Para líderes, a comunicação para mostrar que os destinos contavam com protocolos e eram seguros foi fundamental
- Fábio Mendonça
Para discutir estratégias e medidas para reativação de destinos após a crise causada pela pandemia, o LASOS 2021, principal evento da indústria de propriedade compartilhada na América Latina, organizado pela RCI, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, em formato 100% online, realizou o painel “Reativando o Turismo”, com participação de Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo; Rodrigo Esponda, diretor geral da FITURCA, de Los Cabos, no México; Dario Flota, diretor do Conselho de Promoção Turística de Quintana Roo, no México; Marc Murphy, diretor geral da Associação de Hotéis e Motéis da Bahía de Banderas. Fundo de Promoção Turística – Área da Bahía de Banderas, em Puerto Vallarta, no México; e Fabiana Leite, líder de desenvolvimento de negócios da RCI América do Sul, como moderadora.
A líder da RCI América do Sul, Fabiana Leite, iniciou o painel falando que a ideia era que os líderes dos destinos compartilhassem suas experiências e ações para reativação de destinos turísticos neste momento.
O secretário de turismo de São Paulo contou que apesar das políticas restritivas, a economia do estado de São Paulo cresceu 0,5% em 2020. De acordo com ele, a maior parte das viagens para o estado são destinadas para negócios e as viagens de avião em São Paulo tiveram uma queda de 16 milhões de voos.
Para Vinicius Lummertz, a reativação de destinos turísticos no estado de São Paulo passa pela aprovação da lei de Distrito Turístico no Estado, que irá impulsionar o turismo de lazer. “Nós queremos desenvolver aqui esse esforço para os distritos”.
Reativação do Destino Cancún
Com quase 90% das atividades econômicas ligados ao turismo, a região de Cancún, no México, sentiu muito a pandemia. “Fechar o turismo e hotéis era quase o fim da economia”, afirmou Dario Flota. Ele contou que eles aproveitaram o período de fechamento para tirar fotos e gravar vídeos aéreos de atrações que estavam sempre cheias de pessoas e naquele momento estavam vazias.
Depois, a partir de primeiro de junho, com o Governo Mexicano colocando o turismo como atividade essencial no país, as atividades turísticas voltaram a funcionar, e iniciou-se a campanha de reativação do destino Cancun.
“Preparamos uma reativação para todas as empresas, certificações de protocolos sanitários. Perdemos em 2020 mais de 6 milhões de visitantes, isso é a metade do que tivemos em 2019, a partir de junho tivemos um crescimento gradual”, disse o diretor do Conselho de Promoção Turística de Quintana Roo
De acordo com o Dario Flota, o mais importante foi a comunicação com os visitantes, empresas e governos, de que não havia riscos de contágio ao visitar o destino, e assim, as linhas aéreas reativaram seus voos. “Com o processo de vacinação a recuperação vai continuar nesse processo natural, mas vai demorar para chegar aos números de 2019”.
Reativação de Puerto Vallarta
Marc Murphy salientou também que a comunicação foi muito importante para mostrar aos visitantes que viajar para Puerto Vallarta era seguro. Segundo ele, a primeira estratégia de reativação foi definir os protocolos de segurança. “Houve muita confusão em relação aos protocolos, e depois criamos o nossos próprios protocolos, um manual e certificação como destino”.
Definidos os protocolos, com as fronteiras fechadas para o turismo internacional, Puerto Vallarta focou no turismo doméstico do México. “Buscamos as estratégias de convencer nosso mercado doméstico a viajar, e depois reestabelecer o equilíbrio entre o nacional e internacional”, disse o líder do turismo, que lembrou que antes da pandemia as viagens para Vallarta eram 50% do mercado doméstico e 50% internacional, desses viajantes do exterior, 70% eram dos EUA e 30% do Canadá.
Reativação do destino turístico Los Cabos
Rodrigo Esponda contou que Los Cabos estabeleceu três prioridades para a reativação do turismo no destino:
– Fazer um plano de reabertura do destino. “Considerando todos fatores externos e internos”, disse o diretor geral da FITURCA.
– Cuidar da comunidade de Los Cabos. “Para ter todo a serviço médico, o número de casos de covid no destino foi muito controlado. A comunidade privada também participou de forma atuante”, contou Rodrigo.
– Definir protocolos e certificações internacionais. “Tivemos um controle com todos os serviços turísticos e isso nos permitiu ter uma reativação muito importante. Nós fizemos uma campanha, nesse mês de maio tivemos mais fluxo de visitantes internacionais do que em maio de 2019”, concluiu o executivo de Los Cabos.