Ministério do Turismo iniciou visita técnica com o objetivo de atrair investidores e parcerias para o desenvolvimento dos atrativos turísticos da região
O grupo planeja traçar ações que tragam investidores e parcerias da iniciativa privada para o desenvolvimento e estruturação do destino turístico, que atrai anualmente milhares de visitantes.
Além de Alter do Chão, a equipe visitará outros atrativos da cidade de Santarém, tais como a Floresta Encantada e a Orla do Rio Tapajós. O município de Belterra também será destino dos técnicos, incluindo no roteiro a ida ao primeiro Museu de Ciências da Amazônia (MuCA) e a Floresta Nacional do Tapajós. A equipe ainda se reunirá com representantes do trade, do município e demais entidades ligadas aos segmentos que compõem o setor na região.
Ministro explica investimentos para desenvolver o turismo no Baixo Tapajós
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o desenvolvimento turístico dos atrativos do país é uma das prioridades de sua gestão, e a região do Tapajós não podia ficar de fora. “O Brasil é um dos principais países, quando falamos em atrativos naturais. Então, temos que desenvolver este segmento para que possamos fazer a retomada que tanto queremos. E esta região do Tapajós é especial, pois conta com uma combinação única de sol, praia, ecologia, gastronomia, cultura, esporte e bioeconomia, ponto forte para a atração de investidores, e claro, de turistas estrangeiros e nacionais”, disse.
Entre as propostas para o desenvolvimento da região, está a estruturação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, para que possa receber voos internacionais; verificar a possibilidade de instalação de um terminal de cruzeiros marítimos; e melhorar os acessos entre os atrativos e a conexão com a internet. Além disso, a Pasta intenciona realizar o mapeamento do mercado turístico, fomentar o desenvolvimento da Vila Americana e buscar investidores para a região.
Além do Turismo e Cultura (Iphan e Ibram), a visita técnica conta com representantes de outros órgãos federais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Economia (SPU) e o BNDES. Ao todo, o estado do Pará atrai cerca de 1 milhão de turistas por ano, que movimentam cerca de R$ 720 milhões no estado, gerando emprego e renda à população.
Fonte: Ministério do Turismo