HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Conheças as iniciativas de preservação da biodiversidade em Rio Quente e Costa do Sauípe

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Projeto Tamar na Costa do Sauípe: uma das iniciativas de preservação da biodiversidade

Na celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, a Aviva apresenta seus trabalhos e ações para preservação da biodiversidade em seus destinos


No próximo sábado, dia 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data, criada pela ONU em 22 de maio de 1992, tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas. Para celebrar essa data, a Aviva apresenta as iniciativas promovidas pela marca para preservação da biodiversidade nos resorts Rio Quente e Costa do Sauípe, em Goiás e Bahia, respectivamente.


Costa do Sauípe

Em Costa do Sauípe, desde o ano 2000 há uma base do Projeto Tamar. Em todo esse período de parceria aproximadamente 9 mil desovas foram protegidas e mais de 500 mil filhotes das espécies Cabeçuda (Caretta caretta), Oliva (Lepidochelys olivacea), de Pente (Eretmochelys imbricata) e Verde (Cheloniamydas) foram devolvidos ao mar.

Vale destacar que na praia da Costa do Sauípe, os filhotes das tartarugas marinhas fazem a caminhada da areia ao mar durante a soltura e que podem ser acompanhadas de perto pelos turistas, seguindo as regras do projeto.

“Quando fizemos a aquisição do complexo renovamos o nosso compromisso com o Projeto Tamar para preservarmos no destino a desova das tartarugas marinhas. Inclusive existe a proibição de luzes na orla da praia, pois elas interferem nos hábitos noturnos, de desova e também de nascimento”, conta Flávio Monteiro, Diretor de Operação da Aviva.

O projeto Tamar possui na base de Costa do Sauípe seis tartarugueiros e pesquisadores identificam desovas, instalam estacas de marcação de ninhos e telas para tentar reduzir a predação de ovos por raposas, tatus, entre outros animais. Realiza também um trabalho permanente de sensibilização dos visitantes e moradores para a importância da permanência das estacas de marcação dos ninhos nas praias, além de atividades que estimulam o descarte e reaproveitamento adequados de materiais para que o público reflita sobre a responsabilidade de cada um na conservação da natureza.

Além disso, a Vila Nova da Praia tem uma loja para venda de produtos do Tamar para geração de renda ao projeto. E para os interessados em conhecer ainda mais o trabalho feito por eles há opções de passeios até a base localizada na Praia do Forte.

Rio Quente

Área de reflorestamento em Rio Quente

Já em Rio Quente, desde 2009, a Aviva investe na recuperação das suas áreas que fazem divisa com o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. O foco deste trabalho é restaurar regiões que já foram devastadas pelo agronegócio e que não têm condições de abrigar biodiversidade. Nesse período já foram reflorestados 9,63 hectares de áreas de preservação permanentes e plantados mais de 13 mil árvores nativas do cerrado, como ipê, jacarandá mimoso, pequi, aroeira entre outras.

Também está em desenvolvimento um corredor ecológico que ligará o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) com as áreas preservadas do complexo de Rio Quente. “Hoje já observamos 88,9% das espécies de animais que vivem no PESCaN em nossas áreas de preservação. Nossa meta é observar 95% dessa fauna”, diz Neide Tavares, Gerente de Meio Ambiente na Aviva.

Em Rio Quente ainda há o Birdland, um viveiro com área de 2.000 m² projetado para que os animais se sintam em seu habitat. As aves e outros animais como veados, jabutis, cobras e macacos foram enviados pelo IBAMA para se recuperarem de maus tratos ou tráfico. Durante o período em que permanecem no viveiro, os animais são cuidados e alimentados. Além disso, são acompanhados regularmente por biólogos, possuindo toda estrutura adequada, para que convivam em harmonia com outros animais de diferentes espécies. O Birdland foi berço de reprodução de macacos e veados, o que reforça a existência de um recinto adequado para a convivência destes animais.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000