O objetivo deste projeto é incentivar o turismo internacional para as regiões turísticas
O governo mexicano anunciou um plano para fornecer vacinas contra Covid-19 a toda a população adulta de cinco destinos turísticos populares do país, para incentivar turistas estrangeiros, principalmente dos EUA, a visitarem o México durante o período de viagens de verão.
De acordo com o Mexico News Daily, os cinco destinos que receberão as vacinas ainda não foram definidos. Em entrevista ao veículo de comunicação, a ministra da economia do México Tatiana Clouthier explicou que os destinos serão escolhidos com base na dependência da economia local da indústria do turismo e sua capacidade de facilitar o fluxo de chegadas internacionais. Alguns dos locais que atendem às qualificações incluem Los Cabos, Puerto Vallarta e Cancún.
O projeto de retomada do turismo do Governo do México irá se concentrar mais no ecoturismo durante o relançamento, já que mais pessoas buscam férias voltadas para a natureza devido à pandemia.
O Governo do México também está defendendo um aumento nos voos diretos para os destinos turísticos, para que os viajantes não tenham que realizar conexões e transitar por outras cidades para chegar ao seu destino final. As viagens aéreas dos Estados Unidos para o México devem se recuperar fortemente neste verão, já que muitos cidadãos dos EUA já foram vacinados contra a Covid-19 e estão ansiosos para sair de férias. O número de voos programados entre os dois países para este verão já aumentou 6% em relação a 2019.
Porém, o ritmo de vacinação do México ainda está muito lento, uma proporção de 12 para 100, com aproximadamente 15 milhões de doses de vacinas aplicadas.