Reabertura das salas de vendas seguem protocolos de segurança das autoridades de saúde
Com operações comerciais em Olímpia/SP, Barretos/SP, Gramado/RS, Maceió/AL e Natal/RN, a GR VACATION iniciou a reabertura de suas salas de vendas, seguindo protocolos de saúde e segurança das autoridades de saúde municipais, estaduais e federais.
Comercializando os produtos Wyndham Olímpia Royal Hotels, Barretos Country Suítes Resort e Wyndham Club Brasil (WCB), a GR VACATION manteve suas salas de vendas paralisadas desde março até meados de setembro.
“Tivemos um início de 2020 extremamente positivo, com superação de metas em todas as salas na temporada de janeiro. Nosso plano de expansão abarcava diversos lançamentos em todos os segmentos de atuação, com novas incorporações, abertura de salas de tempo compartilhado e participações societárias. Com a chegada da pandemia, foi necessário adiar parte destes projetos, mas mantivemos o de reestruturação interna, trazendo novos especialistas para o back office’’, conta o CEO da GR VACATION, Rodolfo Rezende.
Durante esse período de lockdown, as vendas pela internet foram uma forma de manter as carteiras de recebíveis ativas e se mostraram uma opção com resultados efetivos. Agora, a GR VACATION possui duas formas de comercialização de seus produtos: presencial e online.
“Agora, com este momento de retomada, visamos acelerar o desenvolvimento dos novos projetos para entregar experiências únicas a dezenas de milhares de novas famílias e traçar horizontes para complementar ainda mais a indústria do turismo e do tempo compartilhado, com novidades e parcerias que irão revolucionar o mercado de férias’’, ressalta Rodolfo Rezende.
Reabertura seguindo orientações das autoridades de saúde
A pandemia trouxe a necessidade da GR VACATION adaptar suas operações comerciais aos novos protocolos de segurança, com investimentos em todos os setores envolvidos na venda: prospecção, parcerias comerciais, salas de vendas, veículos, prestadores de serviço, central de atendimento ao cliente, escritórios, etc.
Das oito salas de vendas da GR VACATION, cinco já estão em pleno funcionamento, todas com os protocolos de segurança solicitados pelos governos municipais, estaduais, OMS e empreendimentos hoteleiros nas quais estão localizadas, respeitando o distanciamento social, uso de máscaras e assepsia periódica dos ambientes, além de estarem operando com capacidade de atendimento reduzida. “A segurança de nossos profissionais e clientes é prioridade para quem se propõe a fazer pessoas felizes e criar momentos especiais de férias completas’’, afirma o CEO da GR VACATION.
A GR VACATION retornou no mês de setembro com as salas de vendas da multipropriedade: no Barretos Country Thermas Park (Barretos), no Wyndham Olímpia Royal Hotels e Parque Vale dos Dinossauros, ambos em Olímpia.
Já as operações do Wyndham Club Brasil, no modelo de timeshare, estão voltando de forma gradual: em setembro, foi reaberta a sala de vendas no Laghetto Allegro Pedras Altas (Gramado); no início de outubro, foi a vez do Pratagy Beach All Inclusive Resort Maceió (Maceió); e em novembro, a sala no Wyndham e-Suites (Natal/) retorna às atividades.
“Decidimos fasear as reaberturas para termos uma melhor programação de todo o planejamento inerente a cada projeto, mitigando as perdas e maximizando os resultados de cada equipe e, consequentemente, de cada projeto’’, explica o gerente geral de vendas da WCB, Allysson Teixeira.
Treinamento e engajamento das equipes
Além da falta de vendas com a paralisação das operações, a GR VACATION teve que criar programas para manter suas equipes engajadas e unidas. “No início da pandemia, já identificamos que passaríamos por uma grande turbulência no nosso ramo e que mudanças e inovações seriam necessárias’’, relata o Gerente Geral de vendas da GR VACATION – Olímpia, Augusto Alves.
A compreensão dos colaboradores sobre o momento que a empresa e o mundo estavam passando também foi fundamental para manter o espírito de equipe. “Percebemos neste momento que temos uma equipe ainda mais forte e preocupada, não só com o próprio trabalho, mas com toda essa situação. Desde o início, tivemos um planejamento totalmente 2.0, participativo e, principalmente, compreensivo por parte de todo o quadro. Somos porque fazemos acontecer juntos’’, afirma o gerente de vendas da Wyndham Club Brasil.
Nos primeiros meses de pandemia, a GR VACATION contou com a criação de um processo de vendas online para manter parte da equipe ativa. “Depois de 6 meses de salas físicas paradas, começamos a enxergar o fim desta crise e um novo gás com as flexibilizações da quarentena. Já começamos a nos movimentar com treinamento de equipes e recontratações logo no começo de agosto’’, conta o gerente de vendas de Olímpia.
Vendas e ocupação estão em patamares satisfatórios
Rodolfo Rezende salienta que os retornos graduais das atividades turísticas dos destinos da GR, que estão em estágios diferentes de reabertura, irão impulsionar as vendas dos produtos da GR VACATION. “Todo o nosso grupo vem trabalhando para recuperar progressivamente os padrões pré-pandemia’’.
Neste mês de outubro, os três parques de Olímpia voltaram a operar, aumentando a ocupação do Wyndham Olímpia Royal Hotels, que, desde a reabertura, já vinha obtendo bom desempenho.
“O ‘nosso gigante’ preparou uma verdadeira operação de guerra, que foi, inclusive, destaque nos maiores veículos de imprensa do país, pois hospedar com segurança mais de 3 mil hóspedes que o Wyndham Olímpia Royal Hotels tem capacidade demanda muito investimento em pessoas e processos. E o resultado não poderia ser melhor, o feriado de 7 de setembro foi um grande sucesso de vendas na hospedagem e também nas salas de vendas. E agora, com a reabertura dos parques, nossa expectativa é de atingir taxas altas de ocupação e, consequentemente, realizar o sonho da 2ª residência para milhares de famílias que visitam o destino’’, afirma o CEO da GR VACATION.
Já o Barretos Country, por possuir um parque próprio que reabriu exclusivamente para os hóspedes, conseguiu se recuperar em uma velocidade maior, com uma alta taxa de ocupação. “Atualmente, temos disponibilizado 100% do inventário. A média ocupacional no mês de agosto e setembro fechou acima de 80%, e já temos garantido uma ocupação acima de 60% das hospedagens até o final do ano’’, declara o CEO Rodolfo.
As vendas neste período também surpreenderam, apesar da ocupação menor e protocolos de segurança. A pandemia “obrigou’’ a GR VACATION a inovar nos treinamentos e novas formas de abordagem. “Conseguimos nos reinventar para atingir a comunicação com o nosso target e, consequentemente, na criação de leads. Esta pandemia nos fez enxergar que as possibilidades são imensamente maiores do que as tradicionais formas que se arrastavam por décadas, mas que nos eram “confortáveis”, explica Alysson Teixeira.
“Com a retomada, percebemos uma grande aceitação por parte dos nossos clientes, o que nos surpreendeu inicialmente, já que esperávamos um público mais receoso e desconfiado. A pandemia deixou as pessoas abertas e dispostas a ouvir e conversar, o que facilitou muito o trabalho dos promotores de marketing, que foram intensamente treinados para todos os tipos de público nesta retomada, como todo o restante da equipe, para proporcionar férias completas e honrar com o nosso compromisso de ser especialista em gente feliz!’’, diz Augusto Alves.