O período está sendo aproveitado para o aprendizado e a transmissão de conhecimentos sobre o mercado
* Maria Laura Saraiva
Desde o início da pandemia do novo coronavírus o mundo se viu obrigado a mudar alguns hábitos e experimentar uma nova realidade. No segmento de tempo compartilhado não foi diferente. Como um dos setores da economia mais afetados pela pandemia, as empresas e profissionais do timeshare e multipropriedade tiveram que se reinventar para continuarem para garantir tanto suas sobrevivências profissionais e também do segmento.
Entre as várias estratégias encontradas, uma é a criação de conteúdos nas redes sociais: com posts no Instagram, realizando lives em que conversam com especialistas convidados, ou pelo o Youtube; sempre compartilhando suas histórias e aprendizados de anos de carreira, com assuntos sobre turismo, timeshare, multipropriedade, vendas, captação, pós-vendas, liderança, gestão, inteligência emocional, marketing, relacionamento com clientes, entre outros temas.
Nessa mudança brusca para um “novo normal” algumas empresas utilizam as redes sociais para transmitir seus conhecimentos de mercado e dar dicas, através de seus diretores e gestores, como a TC Brasil, a UniWAM, a ASC Consultoria e a Verta Academy.
Mas não apenas empresas estão ativas no Instagram, falando mais abertamente sobre negócios e mercado, profissionais e especialistas criam conteúdos e lives em seus perfis na rede social, como o sócio-diretor da #CASE Raphael Almeida; o gerente de marketing do My Mabu Welerson Mota; o coordenador de marketing do Vacation Ownership da Aviva Erenilson Rodrigues; e o profissional de vendas de alto impacto Igor Oliveira, que também conta com o blog Animo Brasil. Por falar em blog, os profissionais Vinny Sander e Dado Dardinelhes lançaram o Trip Timeshare, com dicas de viagens e destinos.
Com vídeos respondendo algumas dúvidas que correm no mercado com a quarentena, além de trazer dicas para a retomada dos negócios e muita motivação, outros profissionais criam conteúdos para o Youtube. O especialista em vendas de alto impacto Marco Vargas é o pioneiro nesta plataforma e continua com seu canal ativo na geração de vídeos sobre turismo compartilhado. Nesta pandemia outros profissionais também se aventuraram pelo audiovisual, como gestor de marketing Junior Souza, no canal “Captou?”; e o gestor de vendas do Vacation Ownership da Aviva Edinaldo Jack, com o canal “Tempo Compartilhado na Veia”.
Enquanto algumas perguntas não são respondidas – quando e como será a retomada da economia e turismo – os profissionais do turismo compartilhado podem usar o tempo livre para aprender com o conteúdo disponibilizado pelos especialistas.