HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

O que esperar de 2020? Quais as principais tendências?

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Artigo de Milton Filho, arquiteto e urbanista da MFDC Arquitetura & Design

Estamos na virada da década, encerrando um ciclo, iniciando outro. Na arquitetura, os trabalhos têm sido marcados em referência à década a qual foi projetado, por exemplo, quando olhamos um modelo de arquitetura, já sabemos se foi da década de 60, 70, 80 (a qual foi bem extravagante), etc.
Como estamos aqui conversando sobre multipropriedade que é um produto imobiliário com caráter hoteleiro, queremos discutir duas grandes tendências para a nova década:

Design
Esse já é o grande diferencial para qualquer produto, porém para a multipropriedade, onde o cliente compra um sonho, as férias, isso terá um peso maior na próxima década. Será um dos fatores de decisão para fechar o negócio. Uma vez que um número maior de clientes tem viajado ao exterior, com uma oferta de hotéis ou Airbnb com um design moderno, com personalidade e estilo próprio, isso tem deixado o cliente mais crítico neste quesito.

E mesmo no mercado interno, com bandeiras hoteleiras lançando concurso de design a nível internacional para despadronizar seus hotéis, imprimindo neles um design com estilo único, valorizando a cultura local, elevando o nível de experiências dos hóspedes a um outro patamar.

Essa é a primeira grande tendência na arquitetura hoteleira e de multipropriedade, gerar experiências através do desgin, uma vez que tudo precisa ser instagramável, e o design é a principal ferramenta para transformar os ambientes comuns em instagramáveis.

Sustentabilidade responsável
A sustentabilidade responsável nos negócios está muito ligada ao DNA da empresa, qual o propósito dessa marca? Como são tratados todos os envolvidos durante o processo?

Temos visto um crescente número de documentários sobre como determinadas empresas operam em seus mercados, desde a compra certificada da madeira, a indenização em caso de acidentes, o tratamento das águas utilizada no processo de produção, etc.

Isso demonstra como está crescente a preocupação da sociedade em relação a essas questões.

Na próxima década, o mercado de hotelaria, multipropriedades e imobiliário, terá um cliente preocupado e analisando esses pontos nas empresas com quem irá fazer negócios.

Como foi o licenciamento ambiental dessa área? O que foi feito para compensar? Como é tratada a comunidade próxima ao empreendimento? Qual a responsabilidade com o uso da água, energia elétrica? Quais fonte limpas de energia são utilizadas no negócio?

Esse impacto será sentido na sala de vendas, sentado na mesa de negociação com os clientes, e quem se adaptar com maior velocidade, terá melhores resultados.

Algumas redes hoteleiras internacionais já iniciaram esse processo no final da atual década, para poder iniciar 2020 a frente do mercado, que estará mais competitivo e com um cliente mais exigente.

  • Milton Filho é arquiteto e urbanista, sócio da MFDC Arquitetura & Design, com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura e Construção Civil, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, no segmento de turismo e hotelaria atuou por seis anos na Aviva Algar FLC, como coordenador de projetos, gerenciando todo o Portfólio da área de Projetos e Implantação.

Instagram – @miltonfilho.arquiteto ou @mfdc.arq.design

E-mail – milton.arquitetura@gmail.com

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000