No mês de setembro, segundo a Braztoa, mais de um terço das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica, que é de 75% ou mais. E, na comparação com agosto deste ano, 80% das operadoras mantiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro, demonstrando um processo de consolidação sustentável.
Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor, com 61,4% dos embarques nacionais sendo de novas vendas em setembro. A Braztoa reúne cerca de 70 operadoras de turismo responsáveis por cerca de 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções, parceira da Braztoa na consolidação do boletim mensal, destaca a relevância das viagens de natureza e familiar. “Os destinos mais vendidos, corroboram com os dados de big data analisados pela UP Soluções, em que as viagens de praia e natureza correspondem a 20% das menções na mídia, seguida pelas viagens em família com 17%. Ainda, identificamos que os feriados e finais de semana equivalem a 37,5% das viagens. Portanto, um terço do turismo brasileiro está concentrado nas viagens de natureza e familiar e, nos feriados e finais de semana”, aponta.
VIAGENS NACIONAIS – A tendência de maior procura pelo turismo doméstico também é corroborada por uma pesquisa recente do Instituto for Businnes Value (IBV) da IBM. Realizada em 9 países, incluindo o Brasil, a pesquisa ouviu mais de 13 mil adultos. Aqui, o estudo apontou que 56% dos entrevistados planejam viajar dentro do país na próxima temporada de férias. Ao todo, 37% pretendem viajar para ver família e amigos durante as festas de final de ano – número maior do que o registrado no ano passado (25%).
Ainda segundo esta pesquisa, as viagens ganharam mais espaço no orçamento de férias, passando de 6,2% em 2020 para 8,3% neste ano, acima da média geral dos países consultados (Canadá, França, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e EUA, além do Brasil). Já em relação a passeios e atividades locais, que também movimentam a cadeia do turismo, a expectativa é de aumento, passando de 7,1% para 8,4% neste ano. Entre estas atividades estão, por exemplo, jantar fora e ter experiências como ir a um museu.
Fonte: Ministério do Turismo