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7 comportamentos que todo vendedor deveria ter

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Ricard Massó, fundador da IMG International

* Artigo de Ricard Massó, fundador da IMG International, sobre comportamentos fundamentais para toda pessoa do setor de timeshare, seja da área de marketing, vendas, ou relacionamento

No mundo do timeshare, existem alguns comportamentos positivos que te ajudam a ir de encontro aos resultados que você tanto almeja durante a sua trajetória profissional.

Pensando nisso, eu vou listar neste artigo 7 comportamentos que eu acredito que toda pessoa do setor de timeshare, seja da área de marketing, vendas, ou relacionamento, deve ter como comportamento habitual. 

Vamos lá?

O primeiro comportamento é Ser Otimista:

Para buscar o otimismo, é preciso que o seu comportamento esteja alinhado com o AMPS, que significa 

Atitude 

Mental 

Positiva 

Sempre.

Algumas pessoas tentam e desistem antes de ter resultado porque se cansam de tentar. 

Isso acontece porque elas tratam os seus objetivos como uma espécie de Plano B:

“Eu vou tentar. Se der certo bem, se não der eu desisto.” 

Ao encarar o seu objetivo como um Plano B, você já pressupõe que não vai dar certo.

Então eu recomendo para você que está no timeshare que elimine o Plano B e no lugar disso, siga a lógica de queimar pontes.

Essa lógica é fruto da seguinte história:

Um general japonês invadia ilhas ao redor do Japão.

Ao realizar a invasão com o seu exército, ele queimava a ponte para encarar a situação seguindo a lógica do: Matar ou morrer.

Ou matamos todo mundo e invadimos de fato, ou morremos tentando. 

Não existe a ideia de querer voltar atrás.

Não tem como recuar.

Para mim o timeshare é assim: Elimine outras opções.  

Elimine a chance de pensar que não vai dar certo, elimine o plano B, deixe só uma possibilidade: Dar certo.

Foque só nessa visão.

Ser otimista não é fácil, mas, dá para controlar.

Isso está muito atrelado com a Programação Neurolinguística (PNL).

Nós somos seres humanos, e vamos ter um dia melhor e outros nem tanto, mas, é possível ficar bem ereto, olhar para cima, fechar o punho, vibrar e se sentir um pouco mais otimista na vida. 

Se tem um dia que eu estou menos otimista, eu me programo, para mudar o meu comportamento.

Tem pessoas que só ficam de mau-humor e não sabem o porquê, e aquelas que refletem sobre porque não estão se sentindo bem, dizem para si mesmas “vou mudar meu estado mental”, e ficam otimistas.

Conheço um jogo metafórico que nos ajuda nesse sentido:

Pense numa mochila onde você carrega seus problemas. 

Ao começar o seu trabalho, tira a mochila, joga para o lado, e fica aqui concentrado. 

(Isso não significa que você está evitando os problemas. Em algum momento você vai ter que resolvê-los.)

Depois de um dia de trabalho, vendendo ou não, pegue a mochila, bote nas costas, e resolva os seus problemas.

Faça isso para não misturar as coisas.

Experimentar jogos metafóricos mentais como esse te condiciona a melhorar seu estado de otimismo.

Existem pessoas que simplesmente se deixam levar pela correnteza. 

Quando você se deixa levar pela correnteza, tendencialmente você vai ter resultados não procurados. 

Quando você domina o seu estado de ânimo, você pode ter resultados que você condiciona.

O segundo comportamento é ter objetivos.

Não existe estabilidade: ou você está melhorando, ou está piorando.

Compartilho essa crença com muitas pessoas. Aprendi no livro Geração de Valor, escrito por Flávio Augusto.

Se você pensa que está estável, não se engane. Tudo está correndo, e você está ficando para trás, piorando.

Você só tem um rumo na vida, que é estar melhorando. 

O timeshare é para indivíduos que definitivamente querem ir para o próximo nível, querem dar o próximo passo, querem melhorar, e estão precisando melhorar.

Na minha visão, pior do que não ter objetivo claro é se perder no objetivo.

Esse é o pior indivíduo.

Se você tem um objetivo e se perde no caminho do seu objetivo, eu não gosto de você. Quero que saiba disso. Eu não gosto de quem se perde no objetivo, porque você se distrai com asneira durante a sua vida.

E você faz isso porque não está sendo responsável com você mesmo.

O terceiro comportamento é ter foco.

O foco tem um inimigo importantíssimo que é a falta de disciplina.

Se você tem um objetivo claro e já está focado nele, você tem que ter disciplina para cumprir. O sujeito pode ter foco, e estar errando para alcançar os resultados. Mas, enquanto manter a disciplina, está tentando, uma hora vai acertar e vai dar certo.

As pessoas muitas vezes tem um estilo de vida que não favorece o foco, por exemplo:

Dá para viver no timeshare ganhando razoavelmente bem, saindo dia sim, dia não para tomar cerveja, dormindo e acordando tarde, e com esse estilo de vida não disciplinado, ter algum resultado e seguir vivendo.

Acontece que, nessa situação, você é uma gota de água na correnteza de um rio.

Se você sai desse rio, e para de dormir e acordar tarde todo dia, sai dessa rotina e inverte a situação, faz uns exercícios, executa as tarefas com antecedência, chega no horário, e estuda todo dia, essa disciplina te deixa focado.

A disciplina requer uma autodeterminação. 

Requer respeito por cada palavra que você diz.

Na minha vida toda, o que me deu mais força e autoconfiança para ser determinado foi parar de fumar.

Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida.

O quarto comportamento é ter conhecimento.

Os nossos consumidores estão se atualizando a cada dia.

Olha o tanto que a nossa vida mudou no último ano…

Temos que estar muito ágeis e muito atentos para nos adaptar aos novos comportamentos dos consumidores. 

Não adianta ter um monte de conhecimento, se você não está aplicando.

O primeiro desafio é estudar, e o segundo é aplicar.

Na internet existem centenas de cursos e treinamentos, de todos os tipos.

O grande desafio dos cursos online não é vender. A dificuldade deles é ter comprometimento das pessoas em participar de verdade, fazer o curso, e virar prova de sucesso do seu produto.

Nós estamos na era da informação, temos acesso a tudo, e os indivíduos precisam estar dispostos sempre a estudar, e estar constantemente aplicando o conhecimento.

A maioria não estuda. E dentre aqueles que estudam, a maioria não aplica.

O nosso quinto comportamento essencial é ter persistência.

Vou falar sobre mim. 

Eu não me considero muito bom em quase nada, não acho que tenho um talento especial, mas eu tenho uma persistência que já bate no limite com a teimosia.

Ser persistente é uma atitude de pessoas com autoconfiança.

 E autoconfiança é uma coisa que você constrói em você mesmo.

Não vi muitos setores no Brasil transformar vidas do jeito que o timeshare transforma. Eu tenho visto por uma década, a cada semana, a cada dia, pessoas entrarem no setor morando de favor, e alguns anos depois ter um apartamento de alta qualidade, uma carro 4×4, e ter a sua vida totalmente transformada.

E também tenho visto pessoas se perderem por não encontrar o limite entre a persistência e a teimosia.

Ser persistente é sinônimo de ter autoconfiança, e autoconfiança é conhecimento

Você não é todos os dias autoconfiante, mas pode se condicionar a estar autoconfiante.

O próximo comportamento é: Ter entusiasmo.

Olhe para você mesmo e diga: Eu sou o Rambo do Timeshare.

Se condicione, se coloque em ordem mentalmente, a ir para a ação empolgado, entusiasmado.

Sinta-se como um guerreiro, feche o punho, aperte, vibre.

Existem estudos científicos que comprovam que, tendencialmente, as pessoas que cantam no chuveiro, são mais felizes. 

Nada é por acaso, o entusiasmo não é por acaso, não estamos sempre entusiasmados, mas podemos nos condicionar.

Para encerrar, o último comportamento é ter humildade.

A falta de humildade te deixa estagnado, e como não acredito em estabilidade, isso significa que você começa a decair. 

Eu já vi vários casos como esse na vida, e acho que já passei por ele também. 

Dentre os maiores erros que eu cometi na vida profissional, no timeshare, acho que um deles foi essa falta de humildade, de cuidar das equipes,e de ver a relevância e a importância disso. 

Algo para aprender sobre humildade: Acredito que ninguém deveria estar satisfeito do quão humilde está. Se não estiver satisfeito, já é um sinal de humildade.

Agora eu quero saber de você, caro leitor: Quais desses comportamentos você já aplica no seu cotidiano? Quais deles são mais desafiadores para você? 

Fala nos comentários.

Essa foi a minha reflexão de hoje. Convido você a seguir a página do instagram @umdiariodetimeshare, para acompanhar insights diários sobre o mercado.

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