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25 anos de férias compartilhadas no Brasil – por Maria Carolina Pinheiro – diretora geral da RCI Brasil

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Inicio este artigo fazendo um convite à reflexão: o que aconteceu em sua vida ao longo dos últimos 25 anos? Talvez você tenha se casado, mudado de emprego, tido filhos, empreendido, experimentado uma nova carreira, vivido no exterior. Afinal, é bastante tempo, eu sei!
 
E, assim como em nossa vida pessoal, uma empresa que atinge esta marca acumula uma série de experiências que compõem sua história.
 
Presente no mercado nacional desde 1992, a RCI se orgulha em comemorar 25 anos e dizer que sua história se mistura e se integra com a das férias compartilhadas no Brasil. Foi nesta década que, com a afiliação de empreendimentos hoteleiros nas várias regiões do País, o segmento passou a ganhar relevância dentro da importante indústria do turismo, que movimenta outros mais de 50 setores econômicos.
 
Quando desembarcamos no Brasil, sabíamos do potencial turístico que o vasto mercado local apresentava. Sabíamos, também, que seriam muitos os desafios que teríamos pela frente. E nada disso foi capaz de frear nossas intenções. Pelo contrário! O excelente trabalho realizado pela equipe resultou na afiliação dos primeiros empreendimentos. Desse modo, o time de colaboradores RCI continuou crescendo, identificando novas oportunidades, estreitando relacionamentos e difundindo, de forma dedicada e competente, as peculiaridades do setor a todos os envolvidos.
 
É fato: a propriedade compartilhada se aperfeiçoa cada vez mais no mercado nacional. E, assim como o mercado, a RCI também evolui, confirmando que, além da visão para empreender e desenvolver um novo segmento é preciso investir constantemente em capacitação e na criação de novos serviços (inovar) e ter foco para manter a “engrenagem” em funcionamento para superar os momentos de adversidade (resiliência). E quando falamos em cultura de inovação, destacamos, ainda, os incentivos diretos aos principais eventos da Indústria, além da organização do Top Seller Event, que reúne os principais vendedores do setor. A entrega de reconhecimentos aos empreendimentos e colaboradores que se destacam, são práticas constantes que contribuem para a valorização e manutenção do comprometimento da RCI com a Indústria.
 
Desde que chegamos ao Brasil, além de acompanhar de perto das mudanças do setor, trabalhamos para contribuir com a consolidação deste novo modelo de negócio. Trabalhamos com rigor, atentos às oportunidades e fazendo, todos os dias, nossa lição de casa, integrando todos os recursos disponíveis. Neste ambiente, não podemos deixar de falar da tecnologia: é ela que permite, online, reunir informações completas das nossas mais de quatro mil empreendimentos afiliadas em quase 100 países, dando autonomia ao viajante de forma nunca antes experimentada.
 
Mais uma vez, ao lado do setor, a RCI colhe frutos do esforço empreendido ao longo destes 25 anos. Somente em 2016, enquanto algumas organizações reviram suas estratégias e cancelaram projetos, a RCI Brasil manteve seus planos e comemorou o crescimento de 12%, somando 20 novos empreendimentos afiliados no País, o que permite manter a expectativa de crescimento na casa de dois dígitos também em 2017.
 
No entanto, movidos pelo desafio do “mais e melhor”, sabemos que ainda há muito a ser feito. Queremos consolidar a indústria propriedade compartilhada uma opção de férias desejada pelos brasileiros, independente do destino, do estilo, da ocasião e do recurso financeiro disponível.
 
Sabemos que para atingir este objetivo e garantir que a indústria continue crescendo, é preciso superar desafios, inclusive no âmbito legal: se aprovado, o anteprojeto de Lei sobre multipropriedades, que está em tramitação no Congresso Nacional, será acrescido à Lei Federal 4.591/64 (a Lei das Incorporações), que regula todo o setor da multipropriedade, oferecendo ainda mais segurança jurídica para a indústria da propriedade compartilhada.
 
Conhecer profundamente o mercado, as preferências dos viajantes, os benefícios para quem oferece e quem usufrui da propriedade compartilhada e saber usar todos os recursos disponíveis para que estes fatores sejam condicionantes na oferta e tomada de decisão, garantindo que as viagens se confirmem experiências de sucesso. Essa é nossa premissa para garantir experiências de sucesso que, para nós, é o futuro para os próximos 25 anos.

Maria Carolina Pinheiro

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