14ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas atende mais de 13,5 mil pessoas

Complexos turísticos de mais de 10 estados brasileiros participaram da ação

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
DNPD nas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu

Mais de 30 parques e atrações turísticas em pelo menos 11 Estados brasileiros participaram na semana passada do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, o DNPD. Trata-se de uma ação de inclusão, idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), que convida seus associados a receberem gratuitamente pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais na primeira semana de dezembro, em celebração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Foram mais de 13,5 mil pessoas beneficiadas pela ação que, nesta semana, ainda será realizada em alguns parques e atrações. “Neste ano, convidamos os associados a participarem da 14ª edição do DNPD entre 2 e 6 de dezembro, mas respeitamos as agendas de cada empreendimento nas adaptações necessárias, por isso teremos alguns parques participando ainda nesta semana. O importante é abraçar a inclusão”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. O DNPD conta ainda com o apoio da Adibra e da Apasg, associações parceiras do SINDEPAT no movimento, ampliando o número de pessoas beneficiadas.

Convidados a escolherem uma data para realizar o DNPD, muitos parques participam da ação durante vários dias, aumentando o número de pessoas atendidas. É o caso do Grupo Oceanic, que realizou o DNDP no Aventura Jurássica e no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, de 4 a 6 de dezembro. O mesmo ocorreu nos empreendimentos do Grupo Cataratas, que iniciou a celebração em 1º de dezembro e concluiu somente ontem, dia 8.

Para ampliar a visibilidade dos projetos e ações que atendem pessoas com deficiência, algumas atrações do Grupo Cataratas, como o BioParque do Rio e o Paineiras Corcovado, receberam apresentações artísticas de grupos formados por pessoas com deficiência, como o Dancing Down e o Sirius Inclusão, ambos de dança. No AquaRio, também no Rio de Janeiro, foram realizadas sessões especiais da “Sessão Azul”, quando o aquário é aberto exclusivamente para pessoas com autismo e distúrbios sensoriais.

Entidades e ONGs

DNPD no Snowland, em Gramado

O DNPD é realizado anualmente com o apoio de entidades e organizações não-governamentais que apoiam pessoas com deficiências. Os parques e atrações turísticas convidam os participantes por meio dessas associações, trabalhando conjuntamente pela inclusão.  Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a Itaipu Parquetec recebeu alunos da Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD). Em Balneário Camboriú (SC), a FG Big Wheel atendeu crianças e adultos encaminhados pela APAE local e pela Amor pra Down, entre outras entidades.

Para a coordenadora da Associação Voluntária Amados do Pai, Thaise Rudnik Barboza, que participou da ação na roda gigante de Balneário Camboriú, o movimento pode transformar vidas. “A generosidade e o compromisso demonstrados não apenas fortaleceram nossa missão, mas também trouxeram um impacto transformador à vida dos nossos pequenos. Parcerias como essas nos inspiram a continuar trabalhando por um futuro mais justo e solidário.”

Sobre o DNPD

Realizado anualmente desde 2010, o DNPD ocorria inicialmente em apenas um dia, próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para que mais parques e atrações pudessem participar da ação, ela foi ampliada de um dia para uma semana de realização. Cada parque ou atração escolhe a melhor data para participar, dentro da semana estabelecida. O movimento de inclusão tem em sua logomarca o personagem Luca, cadeirante que integra a Turma da Mônica, doado pelo cartunista Mauricio de Sousa para o DNPD.  

DNPD no Hot Park, no Rio Quente

Sobre o SINDEPAT

Fundado em 2003, o SINDEPAT é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil, representando e defendendo os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para o contínuo crescimento dos negócios, reforçando a importância dos parques e atrações para o turismo nacional. Os associados SINDEPAT são, em muitos destinos, âncoras do desenvolvimento econômico e social. O setor responde por mais de 180 mil empregos (diretos e indiretos) e tem estimativa de movimentar 128 milhões de visitantes anuais (2o Panorama Setorial de Parques, Atrações e Entretenimento – Sindepat/Adibra/Noctua).

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000