Ler e interpretar os dados são fundamentais para tomadas de decisões e definições estratégicas
Indicadores de desempenho são fundamentais no processo de planejamento e gestão de qualquer negócio. Além disso, são eles que devem guiar a tomada de decisões e os rumos de qualquer empresa. Através deles é possível corrigir as rotas, mudar as estratégias, redirecionar recursos e gerenciar de forma mais assertiva todas as unidades do negócio.
Pioneira em produtos de timeshare e multipropriedade, a TC Brasil possui um time de inteligência voltado à confecção e análise de indicadores, permitindo à empresa acompanhamento apurado de toda operação e um planejamento adequado para o desenvolvimento de novos negócios.
“Atualmente nossa equipe de inteligência conta com dois profissionais dedicados exclusivamente à produção e acompanhamento de indicadores. Em uma empresa não podemos melhorar aquilo que não é medido, e é exatamente para auxiliar nisso que os indicadores de desempenho existem e precisam ser acompanhados de perto”, explica o diretor de projetos Fabiano Polyceno, responsável por esta área na empresa, e colaborador da TC Brasil há quase 14 anos.
“Os sistemas que atendem hoje as operações, tanto de timeshare como de multipropriedade, possibilitam uma infinidade de dados que podem fornecer um Raio X completo de toda operação. Podemos verificar no detalhe e identificar tudo o que cada gestor precisa melhorar e desenvolver. O papel do nosso time é, além de colher esta informação, poder apresentar um diagnóstico do que precisa ser feito, e como, a partir destes dados, além de acompanhar os planos de ação e resultados dos mesmos”, salienta o diretor da TC Brasil.
Time de inteligência de dados
Hoje, a equipe responsável pela inteligência de dados da TC Brasil conta com a experiência do coordenador de projetos Rodrigo Botelho, profissional que atua há seis anos na indústria, possui experiência na área de TI, seu conhecimento permite que ele extraia dos sistemas através de querys (consulta de informação via banco de dados) os dados importantes para a gestão do negócio.
Para Rodrigo Botelho, é possível através dos indicadores visualizar se determinada sala de vendas está cumprindo seu planejamento, e a que custo. Se é viável da forma como está, se vale a pena a expansão da operação ou não. Enfim, é possível definir todo a sustentabilidade e planejamento, somente avaliando os indicadores corretos. Este mesmo padrão se repete para captação de clientes, cobrança, retenção e pós-vendas.
“É muito desgastante e caro a tomada de decisão errada em um negócio. Portanto, nosso foco é poder avaliar o que pode ser melhor e direcionar ao nosso time da consultoria que acompanha a rotina das operações o que precisa ser feito. Os indicadores nos permitem criar novos produtos, novas frentes de vendas, otimizar os custos, é inacreditável o poder de uma análise feita de forma apurada e cuidadosa para guiar o desenvolvimento do negócio”, explica o profissional da TC Brasil.
Além de Botelho, hoje a empresa conta com o suporte de Bruna Oliveira. A profissional que ingressou na empresa há seis meses é responsável pelos procedimentos, indicadores, book gerencial e suporte operacional de cada projeto. O departamento atua também na capacitação dos gestores e conscientização das equipes sobre a importância destas métricas.
Para ela, quando toda equipe se envolve na avaliação dos dados, fica muito mais fácil engajar a todos em qualquer plano de ação. “É muito bom observar a melhoria em um processo, ou mesmo a conquista de um melhor resultado, que se deu a partir de um diagnóstico da nossa equipe, isso faz com que a gente saiba que está no caminho certo! Ser e fazer o melhor para nossos clientes”, finaliza Bruna Oliveira.