Evento quer aproximação com o trade local e inclui semana de visitas técnicas
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) realizou na manhã de hoje o Sindepat RoadShow Serra Gaúcha, em Gramado (RS). No café da manhã promovido pela associação, o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal, destacou a necessidade de revisitar os destinos turísticos da Serra Gaúcha, considerando o forte desenvolvimento de atrações na região.
“Mesmo diante da crise desencadeada pela pandemia, o setor de parques e atrações turísticas continuou sua expansão no Brasil, com destaque para esta região”, disse Pascoal, lembrando importantes aberturas, como o parque aquático Acquamotion, em Gramado, a atração SkyGlass, em Canela, e a previsão de abertura de um novo Parque da Mônica na região, no próximo ano.
Em companhia da diretora-executiva do Sindepat, Carolina Negri, e do conselheiro e CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes, os dirigentes apresentaram a associação para os mais de 60 participantes do encontro, entre autoridades de Turismo e representantes dos parques e atrações.
“O Sindepat tem como eixo principal de atuação seu pilar de Relações Governamentais, junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Desde o início da pandemia, nossa presença no Congresso Nacional foi intensa, em parceria com outras associações do trade, numa batalha diária por pautas emergenciais, que permitissem a sobrevivência das empresas em meio à crise, como medidas trabalhistas e de crédito”, disse.
“Não deixamos de lado outros assuntos de extrema relevância para nosso setor, como a reforma tributária, a própria Lei Geral do Turismo, que ficou esquecida, e diversas proposituras de regulamentação do setor ”, exemplificou Carolina, lembrando da realização de seminário on-line, na semana passada, sobre as medidas que deverão ser tomadas por parques diante da lei que obriga a capacitação para atendimento a pessoas com autismo. “Nesse seminário, tivemos a parceria da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG), que nos apoiou na realização do evento de hoje, também”, completou.
“A crise decorrente da pandemia, aqui na nossa região, mostrou a importância do setor de parques e atrações turísticas na movimentação da cidade”, disse a presidente da Associação de Parques e Atrações Turísticas da Serra Gaúcha (APASG), Manoela Costa. “Só quando os atrativos foram autorizados a voltar a operar é que pudemos ver a retomada da movimentação na região”, completou. “Mais de 80% da economia de nossa cidade vem do turismo”, disse a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, que acompanhou o evento, assim como o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Angelo Sanches Thurler.
Visitas técnicas do Sindepat na Serra Gaúcha
Além do evento realizado na manhã de hoje, a equipe do Sindepat participa nesta semana de visitas técnicas aos empreendimentos da Serra Gaúcha. Os associados Snowland, em Gramado, e Alpen Park, em Canela, serão visitados, junto a mais de dez parques e atrações turísticas até quinta-feira. “Há muito tempo a Serra Gaúcha deixou de ser um destino tradicional de inverno do brasileiro. Hoje a região tem atrativos que a colocam como destino de férias completo para famílias, em qualquer época do ano”, destacou Pascoal.
“Esse desenvolvimento é tão evidente que viemos aqui, nesta semana, para identificar oportunidades para realizar na região o Sindepat Summit, nosso evento anual”, antecipou. Realizado pela última vez em 2019, em Brasília, o Sindepat Summit reúne os principais players do setor de parques e entretenimento em palestras e debates sobre o segmento. Por conta da pandemia, o evento foi adiado e deve ser retomado em 2022.
O Sindepat RoadShow Serra Gaúcha teve o patrocínio da Meka, fornecedor parceiro do Sindepat, e apoio da APASG, do Buona Vitta, da Mentone Investimentos & Negócios e do Dreams Entertainment Group.
Fonte: Sindepat