HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Sabores do Brasil: confira 5 destinos para explorar o turismo gastronômico

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pato no Tucupi, prato típico do Pará

Plataforma de viagens lista cinco pratos típicos da culinária nacional

Existem muitas formas de se conhecer um destino, e uma das mais deliciosas é por meio da culinária local. Em algumas cidades, prevalecem os pratos secos, em outras, o caldinho. Enquanto isso, há as que gostam do doce mais doce e aquelas que não vivem sem a pimenta mais picante. A carne preferida, os legumes cultivados e as especiarias típicas da região se misturam de um jeito único em cada lugar, e o sabor final se transforma nas palavras que revelam a cultura daquele povo.

Em um país grande e cheio de diversidade como o Brasil, o paladar tem muitos territórios para explorar. Para ajudar os turistas a descobrirem o sabor dos cinco cantos do país, quando for seguro viajar novamente, a Booking.com listou um prato e um destino em cada região, onde os viajantes podem experimentar as delícias brasileiras.

Belém, Pará – Pato no tucupi

A culinária do Pará tem na cultura indígena a sua maior influência e isso se reflete muito bem na capital, Belém, que tem o mercado Ver-o-Peso como uma de suas principais atrações. Fundado em 1901 e tombado pelo IPHAN em 1977, o complexo engloba a Praça do Pescador, o Mercado de Ferro, área de Artesanato e diversas estações dedicadas a infusões e quiosques de alimentação, entre outros atrativos. Nessa famosa receita, o pato é cortado em pedaços individuais e mergulhado no caldo de tucupi – extraído da mandioca – com jambu, uma erva local que causa leve sensação de dormência na boca.

Salvador, Bahia – Acarajé

Típico da Bahia, o acarajé é um bolinho de massa de feijão fradinho frito em azeite de dendê. Costuma ser recheado com vatapá – preparado com farinha de rosca – ou com caruru – um cozido de quiabo. Inclusive, o acarajé é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Em Salvador, turistas e moradores locais encontram o quitute nas conhecidas praças no bairro do Rio Vermelho e em Itapuã, onde estão as famosas baianas de acarajé.

Bonito, Mato Grosso do Sul – Caldo de piranha

Marcada pelo ecoturismo e águas de um azul cristalino, a cidade mato-grossense utiliza em seu prato típico um peixe presente em grande quantidade nas águas de seu pantanal: a piranha. Seu caldo é geralmente preparado com cebola e pimentão, e pode levar, ainda, folhas de louro e pimenta. Muitos restaurantes locais servem o caldo de piranha, mas não é incomum que seja vendido também em bares ou como comida de rua. Na região, acredita-se que o peixe pode ser afrodisíaco.

Vitória, Espírito Santo – Moqueca Capixaba

Orgulho espírito-santense, como dizem os locais: “Moqueca, só capixaba. O resto é peixada.” Na receita de peixe cozido com frutos do mar e vegetais, o que não pode faltar é a panela de barro. A moqueca capixaba é complementada com azeite de oliva e urucum e, diferentemente da moqueca baiana, não leva dendê, nem leite de coco. Em Vitória, as panelas de barro são produzidas por artesãs locais, conhecidas como Paneleiras de Goiabeiras, e tingidas naturalmente com plantas retiradas do manguezal. Essa atividade é, inclusive, reconhecida pelo governo estadual como um dos destaques da cultura popular de Vitória.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Tainha na taquara

Carinhosamente apelidada de “Poa” pelos gaúchos, Porto Alegre é procurada pelos turistas principalmente por conta dos parques abertos, bons restaurantes e o famoso Mercado Municipal. Nesse prato típico do estado, o bambu de taquara serve como uma espécie de espeto para levar a tainha à brasa – peixe tipicamente brasileiro –, temperada com pimenta dedo-de-moça e limão. É tradicionalmente servida aos domingos na Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada. Para chegar ao local, é necessário pegar um barco no Atracadouro do Gasômetro e navegar pelo Lago Guaíba.

Fonte: Booking.com

 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000