HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

Auditoria hoteleira – por que fazer?

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

A auditoria em empreendimentos hoteleiros é importante para a segurança do negócio, transparência das operações, bem como a correta tomada de decisões estratégicas

Maior segurança para hotéis e pool hoteleiros. Essa é a principal proposta de uma auditoria contábil e financeira. Normalmente, é comum que o próprio regimento interno contemple a obrigatoriedade de realização de pelo menos uma auditoria ao ano, para verificação de controles internos e movimentação financeira. Entretanto, como funciona esse serviço? Para responder essa questão e explicar a importância da auditoria hoteleira, o sócio-diretor do Grupo Mapah, Manoel Estevam, apresenta as soluções da empresa para hotéis e multipropriedades, objetivando não sofrerem riscos na prestação de contas da gestão junto aos proprietários e investidores.

Manoel, que possui mais de 20 anos de experiência na área de auditoria, explica que empreendimentos hoteleiros são regidos por regras e procedimentos que normalmente já contemplam a obrigatoriedade de realização de uma auditoria: “Isso oferece mais comodidade para os sócios, investidores e condôminos, bem como para o próprio administrador, já que isso é uma das formas de prestação de contas da gestão”, diz o auditor. Além disso, Manoel esclarece que neste modelo de empreendimentos as auditorias são realizadas normalmente anualmente ou em períodos específicos, duas vezes ao semestre para garantir maior conformidade.

Manoel Esteves

É comum que a auditoria hoteleira concentre-se na parte financeira do negócio, mas atuando junto aos departamentos administrativos, financeiro, contábeis, fiscais e recursos humanos. O tempo de duração de uma auditoria vai depender do projeto, tamanho da empresa, natureza do trabalho, período a ser auditado e vários outros fatores.

O sócio do Grupo Mapah aponta os principais problemas já encontrados pela empresa nas auditorias de empreendimentos hoteleiros: “Não é incomum que encontremos problemas tributários, com pagamento a maior ou a menor, bem como de controles internos, que se mostram ineficientes e oferecem um risco para a operação especificamente no tocante a movimentação financeira”.

Especialista no atendimento a hotéis, Manoel explica que o Grupo Mapah não somente levanta os problemas, mas também fornece um mapa de riscos: “Assim, o empresário pode tomar a melhor decisão baseada nos riscos que pode sofrer. Algumas soluções envolvem custos, outras não”, conclui.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000