HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

ADIT Share 2020 debateu o que o Brasil pode aprender com o turismo sustentável de Cancun

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Caio Calfat e Daniel Caporale - Foto: Feijão

Especialistas falaram sobre turismo seletivo e importância do fortalecimento da cultura local

  • Francyelle Nunes

Nunca se falou tanto da urgência na reestruturação do turismo de massa quanto agora. Isso porque o planejamento e a gestão desta importante atividade econômica devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais. Para fomentar esse debate, em seu primeiro dia, o ADIT Share 2020 juntou líderes dos segmentos imobiliário e turístico, que atuam a partir desta filosofia, para compartilharem suas experiências.

A abertura e mediação do painel “Sustentabilidade: como os destinos brasileiros devem se preparar para atender às demandas provocadas pelo excesso de oferta? Quais as lições de Cancun?”, ficou por conta do Presidente e fundador da ADIT Brasil, Caio Calfat, e ainda teve a participação do  sócio-diretor da SG Urbanismo Inteligente, Daniel Caporale; a diretora de Marketing & Business Development do Grupo Xcaret, do México, Eliana Jones; e o SR Director Business Development South America da RCI. Esteban Arce.

Organizado pela ADIT Brasil, o ADIT Share 2020, é o principal seminário para negócio em multipropriedade e timeshare, e que acontece de forma híbrida (presencial e on-line), nos dias nos dias 26, 27, e 28 de novembro no Wish Serrano, em Gramado/RS.

“Nós não queremos brecar crescimento. De forma alguma! O que nós queremos é o equilíbrio, a sustentabilidade do destino. Um destino destruído destrói não só o destino, mas o modelo de negócio”, mencionou Calfat, antes de passar à palavra aos convidados.

O sócio-diretor da SG Urbanismo Inteligente, Daniel Caporale, abordou a desvantagem que o processo de globalização trouxe para o setor do turismo em termos de apagamento das identidades locais. Segundo ele, em Gramado, assim como em outras tantas cidades onde conseguiram implementar boas mudanças, o que fez a diferença foi reconhecer e trabalhar a vocação de território, fortalecendo a cultura local.

Para Caporale, o setor do turístico passará por uma reformulação mundial. “O turismo massivo está chegando ao seu fim. Está começando um turismo de outra qualidade, de valor seletivo. Então, as cidades e os empreendimentos têm que estar à altura das circunstâncias. Temos que construir uma nova ética”, afirmou.

Eliana Jones e Esteban Arce falam por vídeo conferência – Foto: Feijão

A diretora de Marketing & Business Development do Grupo  Xcaret, Eliana Jones, apresentou  as estratégias utilizadas pela empresa para consolidação de um turismo mais acolhedor para turistas e moradores. “Um dos pilares é a sustentabilidade, amparada pelos aspectos de equilíbrio: pessoas, planeta e prosperidade”, relatou.

De acordo com Eliana, 98% dos colaboradores do Xcaret são moradores locais. “Temos escolas que ensinam atividades próprias do setor turístico. A experiência se baseia em elevar os turistas a um nível de hospitalidade maior, onde o intuito é apresentá-los a história local, aproximá-los da cultura e das pessoas”, compartilhou ela.

Esteban Arce mencionou características que fazem de Cancun um forte destino turístico mundial. “Cancun tem uma experiência para cada mercado e também para segmentos especiais. Tem experiência de turismo histórico, mergulhos, baladas, golf. Eles diversificaram muito as viagens para este destino”, expôs.

Arce também comentou que há uma tendência seguida pelas empresas da região de investirem na capacitação dos colaboradores de forma geral, sejam equipes de atendimento ou de atividades operacionais. E mesmo com toda essa diversificação que o destino tem a oferecer, “cada vez mais eles trabalham as experiências memoráveis”, finalizou.

Acompanhe a cobertura fotográfica do ADIT Share em nosso Instagram.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000