24.5 C
Caldas Novas
terça-feira, 24 novembro, 2020

ADIT Invest 2019: Projeções para o mercado imobiliário marcam abertura do seminário


Segundo Secovi/SP, a previsão é de retomada e crescimento para 2019


A ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – deu o ponta pé inicial para a 14ª edição do ADIT Invest, que acontece em 06/08, em São Paulo/SP. Com o objetivo de conectar empresários e empresas desses setores ao mercado financeiro, na abertura do evento o presidente do Secovi/SP (Sindicato da Habitação), Basílio Jafet, palestrou sobre projeções para o mercado imobiliário brasileiro.
O ADIT Invest é um seminário sobre Investimentos Imobiliários e Turísticos direcionado aos executivos de construtoras, incorporadoras, loteadoras, fundos de investimentos e private equity, instituições financeiras, redes hoteleiras, proprietários de terrenos, consultorias, escritórios de arquitetura, buscando geração de negócios, networking e troca de conhecimento entre esses players.
Nesta edição, o seminário teve 286 participantes inscritos. E com duas novidades: um evento mais enxuto, em apenas um dia; e com o objetivo de gerar mais negócios, foi a criada a Sala Vip, que é um espaço onde empresários podem ter meetings mais privativos
Na abertura do evento, o gerente executivo da ADIT Brasil, Martín Diaz, explicou melhor sobre o trabalho da ADIT Brasil, que é um entidade fundada em 2006, contando atualmente com 264 associados em 20 estados, e tem grande ênfase na educação e capacitação, com cursos, publicações e visitas técnicas, e também geração de negócios ‘’’Dizemos que os eventos da ADIT são para públicos qualificados e os tomadores de decisão’’.

Martin Diaz

Para o presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat, é um evento especial, pois é o primeiro seminário da ADIT que ele comanda como presidente, ele foi empossado em junho deste ano, por estar sendo realizado no Secovi/SP, que é a casa do mercado imobiliário. ‘’Onde desenvolvemos o núcleo para desenvolvimento turístico imobiliário há 10 anos’’.
‘’Também é um momento importante, pois o Brasil começa a dar sinais de recuperação, ainda lentos. Esse sinal são os eventos da ADIT – no ADIT Juris, 350 inscritos, no ADIT Share, 450 inscritos e no ADIT Invest, com 286 inscrições – Isso mostra que os empresários estão começando a olhar novamente para o mercado imobiliário’’, disse Caio Calfat.
Caio Calfat

Mercado Imobiliário
‘’Aqui é o Brasil que funciona, que gera negócios, que gera empregos, que cresce o PIB’’, iniciou sua palestra o presidente do Secovi/SP, Basílio Jafet, que defendeu que todas as entidades ligadas ao mercado imobiliário e construção civil participem do processo político. ‘’Somos entidades apartidárias, mas políticas. Fazemos parte dos processos políticos, defendemos nossas ideias e valores. No primeiro semestre estivemos focados na Reforma da Previdência e neste segundo semestre daremos ênfase a Reforma Tributária. Qual a melhor reforma que atende o mercado imobiliário e construção. Nenhuma das cinco reformas que estão no Congresso atualmente nos atende, mas estamos conversando’’.
De acordo com ele, o otimismo para este ano é muito grande, por conta dos resultados do primeiro semestre de 2019. ‘’Graças a Lei do Distrato e confiança dos investidores e consumidores’’.
Basílio Jafet listou algumas projeções da economia brasileira: o PIB do Brasil para 2019 será de 0,8% de crescimento. Já PIB da construção civil está mais alto, cerca de 1,5% de crescimento. ‘’Quando a economia está bem, a construção civil cresce mais’’.
A Taxa Selic deverá ficar em cerca de 5% ao ano. A Inflação também está se mantendo estável, abaixo do nível de 4%. Índices de confiança estão altos. A Taxa de Desemprego também está melhorando. O número de novos trabalhadores formais no primeiro semestre de 2019 atingiu 400 mil. ‘’Vemos que saímos do fundo do poço’’, brincou o presidente do Secovi/SP.
Sobre o mercado imobiliário, o presidente da entidade falou sobre os lançamentos e vendas. De acordo com ele, as vendas cresceram 10% em relação ao primeiro semestre de 2018. ‘’No primeiro trimestre 2019, o número de unidades vendidas foi maior que de unidades lançadas, ou seja, os estoques estão diminuindo’’.
Em relação ao financiamento imobiliário os números também são animadores – quase R$ 34 bilhões este ano, comparado com cerca de R$ 25 bilhões no primeiro semestre do ano passado.
São Paulo
Segundo Basílio Jafet, o mercado imobiliário em São Paulo tem uma média de pelo menos 30 mil unidades lançadas por ano. ‘’No ano passado tivemos 37 mil lançamentos. Esse ano vamos melhorar, queremos chegar a 40 mil’’, disse o presidente do Secovi/SP. ‘’No ano passado houve 30 mil unidades vendidas.  É uma recuperação maior que a economia brasileira’’.
Outro dado destacado pelo presidente da entidade foi a taxa de distratos. Até o ano passado, 1 em cada 4 contratos vendidos eram rescindidos. Esse ano está taxa de distratos está em 6% dos contratos. De acordo com ele, a melhora se deve muito a Lei do Distrato.

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Invest 2019 a convite da ADIT Brasil

Curtiu? Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Desemprego no Brasil??? Falta mão de obra para segmento de propriedade compartilhada

Empresas deste mercado continuam gerando empregos mesmo durante crise da pandemia Fábio Mendonça Na contramão da economia do país, a propriedade compartilhada, segmento do turismo...

RCI confirma realização do Top Seller Event 2020

Totalmente online, pela primeira vez, evento será realizado em agenda integrada com o LASOS 2020 Dois eventos importantes da América Latina para a Indústria...

#CASE inicia fase de comercialização do Modevie Boutique Hotel

Além de iniciar vendas das multipropriedades, a empresa anuncia vagas de empregos para Gramado A partir da segunda quinzena de novembro, o Modevie Boutique Hotel,...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

×