HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

A nova Tendência no mercado de timeshare e multipropriedade

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
  • Entrevista com Joaquim Brandão Neto, sócio-diretor da Tendência Consultoria Multipropriedade

    Quando um empreendedor, incorporador ou hoteleiro descobre o setor de timeshare ou multipropriedade fica intrigado com os números apresentados com as vendas e a rápida expansão do mercado, apesar da crise econômica dos últimos anos, e, consequentemente, surge o interesse em investir no segmento e lançar um projeto. Para isso há as consultorias para gestão e comercialização de negócios em turismo compartilhado, que apresentam estudos, planejamento, metas reais e realizam a gestão das vendas, para que o projeto seja um sucesso.

Nesta entrevista para a Revista Turismo Compartihado, o sócio-diretor da Tendência Consultoria Multipropriedade, Joaquim Brandão Neto, explica a importância de ter uma consultoria séria, transparente, com bastante credibilidade e muita expertise para o negócio de tempo compartilhado. Ele também fala sobre sua vasta experiência de mais de 15 anos no segmento e como houve um amadurecimento do mercado.

Atualmente, Joaquim Brandão Neto comanda a Tendência Consultoria, que conta com duas operações de vendas: Campo Belo Resort, em Campo Belo/SP e Náutico Clube Fronteira, em Fronteira/MG

Ele iniciou sua carreira no tempo compartilhado no Rio Quente Vacation Club (atualmente Aviva Vacation Club), em Goiás, atuando em vários cargos: consultor de vendas, fechador, líder de vendas, supervisor de vendas Centro-Oeste, supervisor de vendas in house e gerente nacional de vendas. Também foi diretor de marketing e vendas do Grupo RMEX e já participou de mais de dez benchmarking e cursos de vendas em timeshare no México e Estados Unidos, foi palestrante em cursos de nível superior e de eventos da indústria de turismo compartilhado, como ADIT Share, Top Seller e Meeting Geral.


Quais evoluções do mercado desde que iniciou na profissão?
A maior evolução em meus 16 anos de negócio foi o profissionalismo que a indústria vem acometendo. Recentemente, por exemplo, que a Lei da Multipropriedade foi a sancionada, grandes redes estão nos procurando para entender melhor sobre nossa indústria. Os vendedores e consultorias estão evoluindo através de cursos no Brasil e exterior, há o surgimento de faculdades e mestrados específicos para o mercado de fractional e timeshare. O Secovi tem sido cada vez mais presente e regulador das boas práticas e solidificação de bons produtos. Além de muitas securitizadoras e, mais recentemente, os bancos privados de maior relevância do país também demonstram interesse em nosso mercado, nos dando assim a possiblidade de taxas mais acessíveis, impulsionando vendas e entrega garantida do produto. Acredito que no Brasil não tenha uma indústria que tem crescido dessa forma, com grande velocidade e tamanha transparência e solidez.
Quando decidiu se tornar empreendedor e lançar a própria empresa no mercado?
Por ter trabalhado durante muitos anos em um grupo de extrema força de vendas e credibilidade, acompanhei o crescimento da indústria e o interesse cada vez maior de grandes investidores em atuar no mercado. Por estar diretamente ligado e vivenciado todos os setores do negócio, desde a implantação à gestão, percebi a necessidade de suprir a carência de profissionalismo e transparência em uma administração de excelência e confiança. Meu crescimento foi fundamentado em humanização dos processos. Entender, valorizar e reconhecer pessoas sempre me foi nato. Portanto a Tendência destaca-se desde a sua concepção, pois já é e sempre será um lugar onde terá “gente que ama gente”.
Quais os desafios de ter uma empresa própria no mercado de timeshare e multipropriedade?
Acredito que o maior desafio seja se reinventar, para buscar novos clientes e entregar bons produtos.
O que os empresários devem saber antes de investir em timeshare ou multipropriedade?
Essa é a pergunta. É indispensável haver um acompanhamento profissional de uma empresa especializada no ramo, dessa forma, será realizado um estudo de viabilidade de vendas e econômica completa. Dentre várias equações, antes de qualquer coisa, é importante saber se a região e produto que o empreendedor quer lançar tem aceitação do mercado. Com a elaboração da viabilidade, tem-se a respostas de todas as perguntas, tais como; “quanto tempo de vendas, quais produtos, valor do produto, inadimplência, cancelamento, fluxo de caixa (exposição, caixa para construção da obra, investimento, quanto, em qual tempo), margem, retorno a partir de quando, dentre vários outros KPI’s’’
Como deve ser o relacionamento entre consultorias especializadas e as incorporadoras ou resorts?
Deve ser recheado de confiabilidade e ética entre ambas as partes, tem que haver um canal direto entre seus interlocutores, minimamente mensal, para interação dos resultados do período e expectativa dos próximos meses, bem como, a liberdade para qualquer momento revisitar as estratégias em execução.
O processo de vendas e captação de clientes de tempo compartilhado ainda incomodam incorporadores e hoteleiros. Como mostrar para eles que esses processos são necessários e não são danosos para a imagem das empresas?
A sinergia entre proteção da marca e sucesso comercial é imprescindível. Obviamente que isso é possível sim. Senão, grandes marcas como Sheraton, Disney, Beach Park, Melia, Aviva, Hilton, dentre tantas, não investiriam em tempo compartilhado. Existe um conjunto de pequenas e grandes medidas que devem ser discutidas, processos simples e contínuos para manutenção da boa imagem da marca.
Nos últimos anos houve um crescimento do mercado de multipropriedade, com incorporadoras e até redes hoteleiras investindo no negócio, mas o modelo de vacation club também é importante para resorts. Como mostrar para hoteleiros que vacation clubs podem ser importantes para os negócios?
Sobre esse tema, importante sabermos do porquê nasceu o timeshare, que na verdade foi para cobrir a ociosidade da baixa temporada, que nesse caso, torna-se importantíssimo o sistema. Com o tempo, grandes redes, principalmente no Caribe e EUA, construíram hotéis para serem 100% comercializados dentro do sistema de timeshare, no Brasil não é diferente, o maior exemplo é o Hotel Cristal, no Rio Quente Resorts, que é o hotel premium do resort e todo voltado para o timeshare.
Todo e qualquer produto precisa de uma visão holística para otimizar todas suas oportunidades, não é simplesmente, nesse caso, somente criar um produto de pontos, deve-se entender qual o melhor produto, em forma de temporadas, inteligência de precificação, tempo de uso, benefícios e etc. Se o projeto for bem assessorado, com certeza lhe será apresentado a solução não somente para uma ociosidade, mas também a oportunidade de negócios com infinitos canais de receita.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000