A Sandoverbio observa as necessidades e realidades de cada empreendimento para estipular as medidas de combate a disseminação da Covid-19

Visando a viabilidade econômica/financeira e protocolos sanitários e de segurança exigidos para evitar a contaminação da Covid-19 para a reabertura dos hotéis, a Sandoverbio, empresa especializada em consultoria ambiental e gestão de resíduos sólidos, lança um planejamento estratégico completo para todo o setor de hotelaria.

‘’Formulamos planos de manejo sanitário com objetivo de proporcionar o retorno das atividades empresariais de forma mais segura possível, obedecendo as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério de Saúde e OMS’’, declara a sócia da Sandoverbio, Priscilla Magno, bióloga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com Graduação Sanduíche pelo renomado Sligo Institute of Technology, Irlanda, com ênfase em genética humana e replicação de DNA. A bióloga já residiu por quase dois anos no Oeste Europeu e percorreu uma gama de países na Europa, África e América do Sul, adquirindo experiência linguística, cultural e inovações e, atualmente, busca trazer esse conhecimento estabelecimentos brasileiros. 

Priscilla explica que mediante o cenário mundial de infecção do novo coronavírus as organizações mundiais de saúde e governamentais estabeleceram diretrizes rígidas de distanciamento/isolamento social, para combater a propagação do vírus, mas essas medidas também geraram impactos políticos, econômicos e sociais, e por isso é muito importante criar estratégias sanitárias para permitir o fluxo de colaboradores e clientes nos estabelecimentos.

O outro sócio da Sandoverbio é Bruno William, biólogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com experiência em genética, biodiversidade e pré-melhoramento vegetal.  O profissional atua no mercado de turismo compartilhado há mais de 2 anos, prestando serviços para o conceituado Ilhéus North Hotel, ao sul da Bahia, além de ser o responsável pela elaboração de projetos de licenciamento ambiental para a empresa especialista em tempo compartilhado W. Gobbo, assessorando seus clientes nas áreas de meio ambiente e segurança do trabalho. 

Bruno enfatiza que o planejamento estratégico da Sandoverbio é personalizado e observa as necessidades de sobrevivência de cada comércio, empresa, indústria e, inclusive, das salas de venda de multipropriedade e timeshare, um dos setores mais afetados pela pandemia.

 ‘’A Sandoverbio tem como objetivo direcionar e auxiliar as empresas na retomada de suas atividades de forma segura e prezando pela perpetuação da saúde mundial, bem como na recuperação do mecanismo econômico, que existe de forma fundamental para a sobrevivência humana, gerando empregos e sustentando famílias no mundo inteiro. Garantir um retorno de forma não apenas segura, mas também inovadora traz benefícios não apenas para o consumidor, mas principalmente para os empresários que investem em melhorias em seus empreendimentos’’, afirma o biólogo.

Planejamento de reabertura do Ilhéus North Hotel

Biológa Priscilla Magno

A Sandoverbio está colocando em prática o seu planejamento estratégico para a reabertura do Ilhéus North Hotel, na Bahia, com previsão de volta às atividades em julho, com a readaptação e treinamentos das equipes.

No plano da Sandoverbio consta cuidados e medidas para esterilizar e higienizar os ambientes do hotel de forma adequada, garantindo a segurança dos clientes e funcionários, além dos procedimentos de limpeza em cada um dos setores de forma diferenciada a depender de cada especificidade e criar de forma criativa novos ambientes com uso de equipamentos de segurança para lazer

‘’Permanecer com antigos hábitos de limpeza pode trazer riscos de maneira geral. Um exemplo é varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Adotar técnicas específicas para essas atividades rotineiras é fundamental para o retorno em segurança das atividades hoteleiras’’, explica o sócio da Sandoverbio. 

Treinamento e capacitação dos funcionários

Segundo o planejamento da Sandoverbio, para garantir a eficiência de todo plano de manejo é essencial ter uma equipe alinhada e bem treinada para seguir de forma rigorosa as medidas adotadas, A própria empresa de consultoria ambiental, para garantir a fidelidade dos resultados, fornece o treinamento e monitoramento integral de toda a equipe.

Gestão e tratamento de resíduos

Biólogo Bruno William

A Sandoverbio recomenda muitos cuidados sanitários na cozinha, não apenas na preparação de alimentos e na utilização de máscaras e luvas pelos funcionários, mas também com a gestão dos resíduos alimentares.

‘’Este setor é considerado de grande risco, pois os resíduos alimentares, em sua maioria, passaram por contato direto com os microrganismos do hóspede. Se um deles estiver contaminado, pode transmitir a doença para os funcionários que realizam o manejo destes resíduos. Por isso, este setor deve ser monitorado de forma rigorosa e devem ser adotados as medidas corretas de funcionamento, rotina e descarte desses resíduos’’, salienta Priscilla, que completa que a mesma classificação de risco deve ser dada aos banheiros do hotel.

‘’A última coisa que uma empresa precisa neste momento é enfrentar um processo trabalhista, por isso, ela deve garantir a segurança e orientação total de seus funcionários’’, afirma a bióloga.

Restrições nas piscinas, áreas e atividades de lazer

As áreas de lazer, em sua maioria, são ambientes de maior aglomeração de pessoas. É essencial que sejam criadas medidas que mantenham as famílias seguras sem restringir a sua diversão. Os biólogos afirmam que é sim possível o uso das áreas de lazer de forma segura, mas para isso, várias medidas devem ser adotas pela empresa para garantir a segurança.

“Outro fato importante é que a maioria das famílias está entediada por ter ficado tanto tempo em quarentena. Reabrir o hotel e adotar apenas medidas de restrição e segurança pode trazer insatisfação e proporcionar ao hóspede um tédio ainda maior” afirma o biólogo Bruno.

Ele explica que o objetivo da consultoria da Sandoverbio é justamente adotar técnicas de segurança, mas ao mesmo tempo, aconselhar a empresa com grandes formas de entretenimento e de como devem ser realizadas para assegurar a saúde das famílias, ao mesmo tempo proporcionando uma grande experiência de hospedagem e diversão.

Para a sócia da Sandoverbio, o entretenimento precisa ser assegurado na hotelaria. ‘’Estudos indicam aumento na taxa de famílias que querem reformar os planos de viagem pós-pandemia, já que depois de um longo tempo em casa almejam estar em contato com a natureza e/ou aproveitar as riquezas da nossa cultura. Ainda terão grupos de clientes que preferirão viajar sozinhos para vários destinos, pois depois de um longo período de pressão emocional e psicológica, a mente também vai precisar descansar de tantas informações’’, diz Priscilla. ‘’A rede hoteleira precisa estar preparada para receber uma variedade de hóspedes com atividades divertidas e ao mesmo tempo estar preparada caso o empreendimento possua um contato assintomático da Covid-19, pois é algo que ninguém verá, mas pode estar presente e devemos estar altamente preparados caso isso aconteça’’, finaliza.