Viajar também envolve conhecer comidas típicas dos destinos. Com a pandemia e o turismo proibido temporariamente, o melhor é aprender algumas receitas e experimentar os sabores dos destinos

A gastronomia é uma das atrações do destino. Cada região possui seus pratos típicos e é praticamente ‘’obrigatório’’ experimentar esses alimentos nas viagens. Mas a impossibilidade de realizar viagens nesse momento por conta das medidas de isolamento social, para combater a disseminação do Covid-19, não é motivo para não ter essas experiências gastronômicas.

Aproveite o momento em casa para aprender alguns pratos típicos e tenham experiências gastronômicas. A Turismo Compartilhado listou seis receitas típicas regionais e fez uma jornada pelos sabores do Brasil:

Comida baiana

Vamos começar nosso tour gastronômico pela Bahia. Basicamente, toda receita baiana tem um ingrediente: azeite de dendê, além de muitos outros temperos que deixam os pratos picantes, coloridos e aromáticos. Vamos destacar neste texto o mais famoso prato baiano: o acarajé.

Gastronomia nordestina

Vamos continuar nossa viagem pelo Nordeste, uma região riquíssima em gastronomia, no litoral terá pratos com frutos do mar, já no interior, os famosos pratos do Sertão Nordestino, como paçoca de carne seca, tapioca, cuscuz, entre outros. De tão saborosos, muitos se tornaram tradicionais em outras partes do país. Vamos destacar aqui o Baião de Dois, que também recebeu esse nome por causa da música típica nordestina, o Forró.

Culinária Paraense

Continuando com nosso tour, chegamos a Região Norte! Vamos destacar a gastronomia paraense. Com muita influência indígena, os pratos típicos do estado possuem ingredientes como: açaí, camarão, caranguejo, peixes, além de especiarias tradicionais paraenses como tucupi e jambu. Confira a receita de um famoso prato paraense, o tacacá.

Pamonha goiana

Muito comum no Brasil inteiro, a pamonha é tradicional em Goiás. A receita goiana também é diferente do resto do país, que na maioria das vezes é doce. Em Goiás, há pamonha salgada e pode-se rechear com queijo, linguiça, jiló e pimenta. Confira uma receita de pamonha salgada abaixo.

Gastronomia mineira

Chegamos a um estado famoso por sua gastronomia, Minas Gerais, com feijão tropeiro, queijo minas, pão de queijo, entre outros saborosos pratos. Vamos destacar aqui o tutu de feijão.

Região Sul

E por fim, vamos visitar a gastronomia da Região Sul! A culinária sulista carrega muitas influências dos imigrantes alemães e italianos. Como ainda não indicamos nenhuma sobremesa, vamos sugerir aqui o Sagu.

Chegamos ao fim de nossa viagem gastronômica sem sair de casa! Logo iremos também realizar um tour gastronômico mundial. Não percam!